Lançamento – Honda Civic 2012

Todas as versões possuem controlador de velocidade automático (Cruise Control), que permite o ajuste e manutenção da velocidade constante. O comando é feito por meio dos controles localizados no lado direito do volante de direção. O ajuste, porém, somente é possível quando o veículo estiver em velocidades superiores a 40 km/h. O Honda Civic conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link. Na nova geração foi introduzida uma articulação ligando o amortecedor diretamente à barra estabilizadora, melhorando o comportamento dinâmico e assegurando maior rigidez quando há tendência de rolagem.

O sub-chassi teve alterado a geometria, o que possibilitou obter um conjunto mais leve e resistente. O sedan conta com o sistema EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica), que dispensa o circuito hidráulico para reduzir o esforço ao volante. A direção é elétrica e teve sua estrutura reduzida, em tamanho e peso. A versão EXS passa a ser produzida com airbags laterais e todas oferecem de série airbags frontais dual (SRS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes. O Civic possui a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, disponível na versão EXS, que também será produzido com o sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA, que pode ficar mais rígido caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade e câmera de ré.

Em todas as versões são de série traz freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution). Pensando na redução do consumo, reclamação constante dos donos de Civic da geração anterior, principalmente após o modelo virar flex, a Honda disponibiliza agora em todas as versões a função ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.

A Honda oferece três anos de garantia. São oferecidas as seguintes cores: além do novo cinza iridium metálico, será comercializada em branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado. Os preços não foram divulgados, mas segundo informações da assessoria de imprensa, pode-se ter um aumento de até 1% em cada versão, ou seja, é muito conteúdo por menos. O modelo chega em cinco versões: LXS e LXL (manual e automáica) e EXS (automática).

Foto: Divulgação

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Indaituba/SP – O primeiro contato com a 9ª geração do Civic foi muito positivo, o modelo ficou mais equipado e com itens que antes eram opcionais, se tornaram de série, deixando o sedan mais recheado de recursos. Ao entrar no modelo, é possível perceber de cara as mudanças em relação a geração anterior, os bancos ficaram mais envolventes e o acabamento melhorou. Por fora o modelo chama a atenção e atrai olhares, principalmente quando visto de traseira, com as novas lanternas, mais curtas e discretas. O interior está mais moderno e de acordo com o DNA da marca, está lá o painel duplo, com recursos digitais à vontade. Com tudo à mão, fica mais fácil utilizar as novidades, como o computador de bordo de série e o rádio, tudo no volante, que mudou e ficou menor e mais agradável de usar.

Ao volante, hora de ligar e carro, girei a chave no contato para dar quatro voltas no circuito travado da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. O novo Civic se comportou muito bem, a posição de dirigir e os bancos de couro confortáveis ajudam na hora de fazer as curvas mais fechadas, que tem ainda o auxílio da excelente suspensão. O motor de 140 cv com álcool continuam com todo o vigor da geração anterior, mantendo sempre o giro alto, em conjunto com o câmbio automático de cinco velocidades. Com a função ECON ligada, que preza pelo baixo consumo de combustível foi acionada em alguns momentos do teste e quase não foi possível notar a diferença no rendimento do carro. Enfim, o novo Civic manteve a mesma fórmula da geração anterior, só que com mais requinte e ajustes que vão ajudar no dia-a-dia o motorista.

 *Viagem a convite da Honda

3 comments on “Lançamento – Honda Civic 2012

  1. Rodrigo

    O que achei, os principais pontos:
    Positivos:
    – Computador de bordo
    – Mudanças no câmbio
    – Mudanças na suspensão
    – Teto solar
    – Modo econodrive.

    Negativos:
    – Design exterior
    – O Dvd player e o controle de Ar digital de péssimo acabamento. O conjunto é infinitamente inferior ao Ar digital original anterior, e o DVD after market.

  2. Bruno

    Pontos positivos:
    Central multimidia
    Computador de bordo
    mudanças no cambio
    modo econodrive
    teto solar
    suspensao
    o interior no geral ficou mais bonito.
    farois com projetor.

    Pontos negativos:
    Visual da dianteira ficou feio. Lembra muito o city.
    Ar condicionado digital horroroso e nada intuitivo, me lembra os controles do Tempra Ouro.
    Volante do anterior era bem mais bonito.
    Farois não serem de Xenon.
    Ausencia de GPS
    Rodas muito feias.

  3. reix

    Gostei do incremento de acessórios.

    Quanto ao visual estão tornando o visual próximo ao público.

Deixe um comentário