O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, publica hoje a oitava rodada de resultados do ano de 2025 com cinco estrelas para o recém-lançado Volkswagen Novo Tiguan, cinco estrelas para o Kia EV4 e duas decepcionantes estrelas para o Toyota Yaris Cross e para o Toyota Yaris Sedan/Hatchback.
O Volkswagen Novo Tiguan, produzido no México, obteve cinco estrelas. O Novo Tiguan, que oferece 6 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS de série, ganhou 85,79% em Ocupante Adulto, 80,96% em Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 92,15% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS), Sistema de Assistência à Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). As tecnologias AEB, LSS e BSD são oferecidas como equipamento de série em todas as versões e em todos os mercados.
O Novo Tiguan apresentou uma estrutura instável combinada com uma área dos pés instável, o que explica a baixa pontuação em proteção para adultos no teste frontal, que é compensada pelo bom desempenho dos sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags. Os cenários de impacto lateral e impacto lateral de poste obtiveram pontuações completas, bem como bom desempenho no teste de chicotada cervical. A pontuação do ocupante infantil foi quase completa, afetada negativamente apenas pela perda de pontos devido ao risco potencial resultante da interação do airbag de cortina com crianças que viajam no banco traseiro voltadas para trás. A proteção de pedestres apresentou um desempenho robusto por meio de uma boa combinação de segurança passiva e ativa. A segurança ativa apresentou boa pontuação, explicada pelo desempenho sólido e pela padronização do AEB e do BSD. O desempenho estrutural e o acionamento do airbag de cortina devem ser melhorados para eliminar qualquer risco potencial. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante.
O Kia EV4, produzido na Coreia do Sul, obteve cinco estrelas. O Kia EV4 elétrico, que oferece seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS de série, ganhou 82,86% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 69,23% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 98,26% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias, AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS), Sistema de Assistência à Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). O AEB e o LSS são oferecidos como equipamento de série em todas as versões e em todos os mercados.
O EV4 apresentou estrutura estável combinada com área dos pés instável na colisão frontal. A proteção oferecida no impacto lateral foi completa para adultos, enquanto no cenário de impacto lateral de poste apresentou proteção fraca no peito do passageiro. A proteção contra chicotada cervical foi boa. Os ocupantes infantis apresentaram proteção completa em impactos frontais e laterais e pontuação completa na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A proteção de pedestres apresentou proteção marginal, fraca e deficiente na cabeça e na parte superior das pernas em direção às bordas do veículo. A proteção foi boa na parte superior da perna no centro do veículo e na parte inferior da perna. Em combinação com um sólido desempenho do AEB VRU, a proteção para pedestres e VRU alcançou os pontos necessários para um resultado de cinco estrelas. A segurança ativa apresentou uma boa pontuação, explicada pelo bom desempenho e pela padronização do AEB e do LSS, e pelo BSD quase padrão. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante.
O Toyota Yaris Cross, produzido na Indonésia e no Brasil, obteve duas estrelas. O Yaris Cross, que oferece 6 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, ganhou 77,01% em Ocupante Adulto, 69,29% em Ocupante Infantil, 55,60% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 58,14% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC.
No impacto frontal, o Yaris Cross mostrou estrutura estável combinada com área dos pés estável. O peito do motorista mostrou proteção marginal nos testes de impacto frontal e lateral de poste. Os ocupantes infantis mostraram proteção completa ao serem instalados voltados para trás com ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais. A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro e a falta de sinalização de aviso em conformidade com os requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação em Proteção de Ocupantes Infantis. A proteção de pedestres apresentou um desempenho entre regular e baixo devido à falta de pontos VRU do AEB. A falta de Assistência de Velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam as duas estrelas.
O Toyota Yaris Sedan/Hatchback, produzido na Tailândia e no Brasil, obteve duas estrelas. O Yaris Sedan e Hatchback, que oferecem pelo menos 6 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, obtiveram 65,79% em Ocupante Adulto, 63,85% em Ocupante Infantil, 53,59% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 58,14% em Assistência à Segurança. Os modelos foram avaliados em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. O Latin NCAP avaliou a versão sedan do Yaris, que é um veículo mais atualizado projetado pela Daihatsu, e a versão hatchback, que é uma evolução não tão recente.
No impacto frontal, o Yaris Sedan/Hatchback apresentou estrutura e área para os pés instáveis e o peito do motorista mostrou proteção marginal. Os ocupantes infantis apresentaram proteção completa ao serem instalados voltados para trás com ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais e utilizando um sistema de retenção infantil (SRI) de alto desempenho. No entanto, a falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro explica a baixa pontuação em proteção infantil. A segurança dos pedestres apresentou um desempenho médio, devido à falta de pontos VRU do AEB. A falta de Assistência de Velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam as duas estrelas. O resultado também é válido para a versão comercializada na Colômbia, importada da França. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva dos modelos desde 2010 e recomenda aos consumidores a aquisição de versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“O resultado do Novo Tiguan da Volkswagen mostra um SUV com boas vendas que renova suas cinco estrelas, embora devam ser feitas melhorias no desempenho estrutural e na ativação dos airbags. É muito importante que a Volkswagen tenha decidido oferecer o AEB de série em todos os mercados da região. O terceiro resultado de cinco estrelas da Kia em dois anos demonstra o firme compromisso do fabricante com veículos mais seguros e torna-se o segundo veículo elétrico a bateria (BEV) a alcançar cinco estrelas no Latin NCAP.
Contudo, a Toyota surpreendeu com um desempenho muito deficiente em muitos aspectos, tanto nos modelos Yaris quanto no Yaris Cross. Ao contrário de seus concorrentes, como a Renault com o Kardian e a Volkswagen com o Tera, a Toyota não parece priorizar a segurança na América Latina e no Caribe como era esperado. É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas. O Latin NCAP insta a Toyota a retomar o bom desempenho em segurança e oferecer a máxima segurança aos consumidores da América Latina e do Caribe. Esses resultados confirmam a necessidade de uma rotulagem de segurança que inclua a classificação por estrelas do Latin NCAP”.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Parabenizamos a Volkswagen e a Kia por esses resultados cinco estrelas, que mostram que, quando a indústria automotiva assume um compromisso real com a proteção da vida, os avanços chegam rapidamente ao mercado e geram benefícios diretos para todos os consumidores da região. Esses desempenhos são um sinal claro do mercado: a segurança veicular é hoje um fator decisivo e as marcas que apostam em altos padrões obtêm reconhecimento e confiança.
Infelizmente, os resultados obtidos pela Toyota nesta rodada confirmam uma tendência preocupante. Nos últimos anos, o Latin NCAP tem demonstrado desempenhos abaixo do esperado para a marca, com baixos níveis de proteção para ocupantes adultos e crianças e a ausência de tecnologias-chave de segurança ativa em modelos populares de alta demanda. As classificações de duas estrelas para o Yaris Cross e o Yaris Sedan/Hatchback aprofundam essa deterioração e evidenciam que a Toyota não está respondendo às necessidades de proteção exigidas pela região e que seus concorrentes já estão atendendo. O Latin NCAP exige da Toyota uma correção imediata de rumo. Os consumidores da América Latina e do Caribe merecem veículos que protejam efetivamente suas vidas, não produtos que comprometam a integridade das famílias por decisões comerciais ou tecnológicas desalinhadas com os padrões internacionais atuais. A Toyota tem a capacidade técnica e os recursos para liderar em segurança; é hora de agir em conformidade. A região não pode esperar mais.”
Fonte: Latin NCAP


