Latin NCAP: O Suzuki Baleno melhora, enquanto o Kia Sportage alcança a máxima segurança

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, publica hoje a nona e última rodada de resultados do ano 2025. Os resultados mostram Suzuki com uma grande reação após a seleção da versão com dois airbags do Baleno, classificada com uma estrela, padronizando a versão com seis airbags, obtendo duas estrelas. O renovado Kia Sportage obteve cinco estrelas. Estes são os últimos resultados antes da atualização do protocolo de avaliação do Latin NCAP onde serão implementadas importantes melhorias de segurança em 2026.

O Suzuki Baleno, produzido na Índia, obteve uma estrela. O Baleno, que oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão, alcançou 42,28% em Ocupante Adulto, 65,46% em Ocupante Infantil, 48,28% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 58,14% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC. O teste de impacto contra poste não foi realizado porque o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão.

No teste de colisão frontal, o Baleno apresentou uma estrutura estável combinada com uma área dos pés estável e proteção adequada para o peito do motorista e do passageiro. Apesar das assimetrias encontradas no modelo, o fabricante demonstrou um desempenho semelhante no lado do passageiro para um teste de colisão frontal nas mesmas condições de teste. O impacto lateral mostrou proteção fraca para o peito do adulto. Os ocupantes crianças mostraram proteção quase completa ao serem instaladas voltadas para trás usando ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais. Todas as instalações do Sistema de Retenção Infantil (SRI) na posição dianteira falharam. A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro explica a baixa pontuação para a proteção do ocupante infantil. A proteção passiva do pedestre mostrou proteção maioritariamente adequada a marginal para a cabeça e proteção fraca para a parte superior da perna, que deve ser melhorada. A pontuação geral em Proteção de Pedestres foi média, o que se explica pela falta de pontos da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU). A má proteção contra impactos laterais, a falta de Assistentes de Velocidade, somada à falta de tecnologias ADAS, explicam a baixa classificação em estrelas.

Após a seleção do Latin NCAP da versão com dois airbags do Baleno para ser avaliada, a Suzuki decidiu melhorar o equipamento básico do modelo de veículo de passageiros mais vendido no Chile, incorporando airbags laterais de corpo e de cortina de série para toda a região. O Suzuki Baleno atualizado, com seis airbags, foi avaliado e obteve duas estrelas. O modelo alcançou 79,38% em Ocupante Adulto, 65,46% em Ocupante Infantil, 48,28% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 58,14% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC. O resultado é válido para unidades a partir do VIN MBHWBA3S9TGA45406.

Graças aos airbags laterais de corpo e cortina padrão adicionais, a proteção da cabeça foi boa e o peito apresentou proteção adequada em ambos os cenários de impacto lateral. Os ocupantes infantis apresentaram proteção quase completa, uma vez que foram instalados virados para trás utilizando ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais. Todas as instalações de SRI na posição dianteira falharam. A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro explica a baixa pontuação para a proteção do ocupante infantil. A proteção passiva para pedestres mostrou proteção maioritariamente adequada a marginal para a cabeça e proteção fraca para a parte superior da perna, que deve ser melhorada. A pontuação geral em Proteção para Pedestres foi média, o que se explica pela falta de pontos AEB VRU. A falta de Assistência de velocidade e de tecnologias ADAS explica a classificação de duas estrelas. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante.

O Kia Sportage, produzido na Eslováquia, Coreia do Sul e Estados Unidos, alcançou cinco estrelas. O Sportage, que oferece seis airbags, ESC padrão e ADAS opcionais, obteve 89,81% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 70,93% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 98,22% em Assistência à Segurança. O Sportage foi avaliado pela primeira vez em 2021 com dois airbags frontais de série. O fabricante o atualizou para seis airbags de série e ESC, oferecendo voluntariamente o modelo  para o teste, e obteve três estrelas. Naquela época, o Sportage oferecia ADAS opcionais, mas o volume de disponibilidade não era suficiente para obter pontos. Em 2025, a Kia introduziu uma versão com design renovado, juntamente com atualizações de segurança, como aviso de cintos de segurança traseiros, ancoragens i-Size, desativação do airbag do passageiro e maior disponibilidade de tecnologias ADAS, cumprindo os requisitos do Latin NCAP. O Kia Sportage atualizado foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. O resultado é válido para todos os Kia Sportage vendidos na região com motor de combustão interna e híbrido elétrico apenas, e para unidades a partir do número de VIN KNAPU81DBT7419666 e data de produção de 17 de março de 2025.

O Sportage foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC em 2022. Em 2025, a proteção a pedestres foi reavaliada após a atualização, confirmando seu desempenho. Foi realizada uma análise adicional em uma versão híbrida e também foram avaliadas todas as tecnologias ADAS, como AEB VRU, AEB Cidade e Interurbano, Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). No teste frontal original em 2022, a estrutura apresentou desempenho estável e área dos pés instável. A pontuação de proteção de ocupantes infantis melhorou após a padronização do interruptor de desativação do airbag do passageiro e das ancoragens i-Size. A proteção aos pedestres também melhorou como resultado da incorporação do AEB VRU, que atingiu quase a pontuação máxima. A área de Assistência à Segurança melhorou sua pontuação depois que o sistema de aviso de cinto se tornou padrão em todos os bancos traseiros, somado à pontuação completa de LSS, RED e BSD, bem como o AEB Interurbano, que atingiu quase a pontuação máxima.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Parabéns à Kia por alcançar seu quarto modelo cinco estrelas em menos de dois anos. Esta é uma mudança notável na política da empresa, liderando a região com o mais alto padrão de segurança para os consumidores. A reação positiva da Suzuki ao padronizar os airbags laterais e de cortina reflete o compromisso global do fabricante com a melhoria da segurança. O Baleno poderia ter alcançado um resultado melhor se o limitador de velocidade fosse padrão e ajustado aos requisitos, e se as tecnologias ADAS estivessem disponíveis. O fabricante tem a capacidade de melhorar suas classificações de segurança na região e alcançar a classificação máxima, como tem feito em outras regiões.

O resultado do Baleno confirma a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular na região, incluindo as classificações por estrelas do Latin NCAP. Ao decidir avaliar apenas o Baleno, o fabricante melhorou voluntariamente o modelo para incluir airbags laterais e de cortina padrão em questão de semanas. Os países da região têm feito avanços muito limitados em relação à rotulagem de segurança veicular, sem tomar decisões cruciais que poderiam salvar muitas vidas ao longo dos anos. É hora de pararem de ignorar a realidade e, com todas as evidências que têm, agir”.

Alberto Escobar, diretor de Mobilidade do Automóvel Clube do Chile, disse:
“É profundamente desanimador constatar que ainda são comercializados no Chile veículos que não são capazes de proteger adequadamente a vida de seus ocupantes e, pior ainda, observar a inércia do Estado em enfrentar esse problema de saúde pública, que mantém o país com o triste recorde de ocupar o último lugar entre os países da OCDE em matéria de segurança viária, com cerca de dois mil mortos e mais de 70 mil feridos por ano por essa causa. É urgente restabelecer, em nível local, o trabalho de rotulagem de desempenho de segurança para veículos leves e médios comercializados no país, de modo que os consumidores tenham informações transparentes e imparciais sobre o nível de proteção que eles podem oferecer em caso de acidente de trânsito. Sua implementação não só permitiria atualizar a obsoleta rotulagem de segurança vigente — que data de mais de 20 anos e se limita a informações de caráter administrativo —, mas também contribuiria para fornecer informações técnicas confiáveis, apresentadas de forma simples, que ajudariam as pessoas a tomar decisões responsáveis na hora de escolher um veículo”.

Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Esses resultados finais de 2025 ilustram claramente os desafios e as oportunidades que a indústria automotiva enfrenta na América Latina e no Caribe. A classificação de cinco estrelas da Kia com o Sportage confirma que o compromisso sustentado, as melhorias contínuas e o alinhamento com os requisitos de cinco estrelas do Latin NCAP levam a um desempenho de segurança superior, mesmo em segmentos de alta demanda e competitivos. Essa conquista reforça o papel dos consumidores informados e dos programas de avaliação independentes para impulsionar a chegada ao mercado de veículos mais seguros. A reação da Suzuki também é significativa. A decisão de padronizar os airbags laterais e de cortina do Baleno em toda a região demonstra que avaliações de segurança transparentes têm o poder de impulsionar melhorias rápidas. No entanto, o resultado de duas estrelas do Baleno atualizado também destaca que melhorias parciais não são suficientes. Sem uma abordagem abrangente que inclua assistência de velocidade e tecnologias avançadas de segurança ativa, os veículos continuarão sem atingir os níveis de proteção que todos os usuários das vias merecem.

Enquanto o Latin NCAP se prepara para implementar seu protocolo de avaliação atualizado em 2026, esses resultados enviam uma mensagem clara: mudanças graduais não serão mais suficientes. A segurança veicular deve ser considerada uma prioridade de saúde pública, o que exige que os fabricantes avancem com determinação em direção a padrões mais elevados como base, e não como características opcionais. Esse nível de transparência em relação ao equipamento e ao desempenho de segurança evidencia a necessidade urgente de um sistema obrigatório de rotulagem de segurança veicular na região. Rotulagens de segurança claras e padronizadas, incluindo as classificações por estrelas do Latin NCAP, são essenciais para garantir que os consumidores possam tomar decisões informadas e acelerar a adoção de veículos mais seguros na América Latina e no Caribe”.

Fonte: Latin NCAP

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