Latin NCAP: Teste de colisão entre veículos demonstra o duplo padrão de segurança “zero estrela”

No recente teste de colisão carro a carro do Latin NCAP e do Global NCAP, o Peugeot Partner Patagônica, comprado anonimamente na Argentina, e o Peugeot Rifter, comprado anonimamente no Chile, foram colocados à prova. Ambos os carros são vendidos como novos e estão em conformidade com as regulamentações locais, mas o modelo Partner Patagônica, de 25 anos, não possui muitos recursos básicos de segurança que salvam vidas. O teste demonstra o alarmante duplo padrão “zero estrela” adotado na região da América Latina e do Caribe por alguns fabricantes de veículos, neste caso em dois mercados vizinhos.

O Peugeot Partner Patagônica é fabricado na Argentina com apenas dois airbags frontais e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. O modelo foi desenvolvido e produzido pela primeira vez no final da década de 1990. O Peugeot Rifter, que pretende substituir o Peugeot Partner, é produzido na Europa e oferece seis airbags e ESC de série.

A proteção oferecida pelo Rifter ao dummy de motorista adulto médio durante o teste de colisão foi boa na cabeça e no pescoço e adequada no tórax, mostrando uma estrutura estável, enquanto o motorista do Partner Patagônica apresentou proteção ruim no tórax e no pescoço e marginal na cabeça e uma estrutura instável. O dummy do motorista do Partner Patagônica, que apresentava lesões com risco de vida, impediu que a estrutura se deformasse ainda mais. A proteção do dummy feminino pequeno que o acompanhava no Partner Patagônica mostrou uma proteção marginal do tórax e uma proteção preocupantemente fraca do pescoço, enquanto o Rifter mostrou uma proteção marginal do tórax para o dummy feminino pequeno que o acompanhava.

Os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) no Partner Patagônica foram instalados usando os cintos de segurança, apresentando proteção fraca para o dummy de três anos e proteção fraca e marginal do pescoço e do peito, respectivamente, para o dummy de um ano e médio. O Rifter apresentou proteção total para o dummy de um ano e médio e boa proteção para o dummy de três anos com o SRI instalado usando ancoragens ISOFIX e virado para trás.

O Partner Patagônica teria obtido zero estrela nas avaliações do Latin NCAP e do Global NCAP.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP e do Global NCAP, disse:
“Este resultado alarmante, para um veículo desenvolvido há mais de 25 anos e ainda vendido como novo na Argentina, põe em dúvida a liderança global da Peugeot em segurança veicular. Em um momento em que os padrões corporativos globais visam investir em empresas onde os direitos humanos são respeitados, é hora de os parceiros da Stellantis considerarem um cenário semelhante, pois os direitos humanos em termos de segurança veicular não estão sendo respeitados. Esperamos que esse teste seja um alerta para os consumidores, autoridades e fabricantes de veículos. Todos os consumidores, independentemente de onde moram ou de quanto pagam, têm direito ao mesmo padrão de segurança veicular. Essa lacuna de segurança não deveria mais existir. Pedimos à Stellantis e a outros fabricantes que parem de usar estratégias de duplo padrão em todo o mundo”.

David Ward, Presidente da Towards Zero Foundation, disse:
“Apresentar um projeto de décadas atrás, com baixos padrões de segurança, como se fosse um modelo novo é totalmente inaceitável. Expor esse duplo padrão ajudará os consumidores a enxergar além do marketing e colocará o foco na liderança da Peugeot e da Stellantis na abordagem dessa chocante discrepância de segurança. O jogo irresponsável da segurança veicular nos mercados da América Latina e do Caribe precisa acabar”.

Fonte: www.latinncap.com

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