A Marcopolo, uma das líderes mundiais em soluções para o transporte coletivo e mobilidade, participa da FetransRio 2014 e destaca inovação e tecnologia, com a apresentação de diversos modelos de ônibus para atender às demandas brasileiras e internacionais por modelos urbanos e rodoviários. Entre os principais destaques estão o Viale BRS Low Entry e o NovoTorino, desenvolvidos para os modernos sistemas de transporte coletivo, e o Paradiso 1800 Double Decker 8×2, o modelo rodoviário mais sofisticado da marca e do mercado brasileiro.
Como forma de comemorar os seus 65 anos de fundação e reconhecer e valorizar a trajetória da empresa e das pessoas que fizeram e fazem parte da construção de sua história, a Marcopolo promove em seu estande na FetransRio, a Exposição 65 anos Marcopolo. A ação tem como objetivo apresentar fatos importantes da história da fabricante caxiense de uma maneira inédita e diferente.
A exposição tem como mote “Nas idas e vindas da vida, conte sempre com nossa energia” e conta com painéis com registros de alguns dos principais momentos e fatos históricos da companhia. O objetivo é torná-los conhecidos do público mais jovem que não vivenciou a trajetória da empresa ao longo dos últimos 65 anos.
Em estande com mais de 1.000 metros quadrados, localizado em área privilegiada na entrada do Pavilhão do RioCentro, a Marcopolo expõe alguns modelos de sua linha de rodoviários e urbanos, com destaque para o Viale BRS Low Entry e a milésima unidade do urbano Novo Torino, produzida na unidade da Marcopolo Rio, além do Paradiso 1800 DD, entre diversos outros veículos.
O ônibus urbano Viale BRS Low Entry, assim como os Viale BRT articulado e biarticulado, fornecidos recentemente para os modernos sistemas de transporte coletivo de cidades como o Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas, entre outras, representam soluções para a mobilidade urbana nas grandes cidades.
Segundo Walter Cruz, gerente de Estratégia e Marketing da Marcopolo, como a maior fabricante de ônibus da América Latina, a empresa tem o compromisso de marcar a sua participação de maneira diferenciada e apresentar soluções para os seus clientes e para a evolução da mobilidade nas cidades brasileiras. “Temos investido continua e maciçamente em inovação e no desenvolvimento de novos modelos de veículos, inclusive com combustíveis de fontes renováveis. E estamos atentos às necessidades e demandas dos mercados brasileiro e internacional”, salienta o executivo.
Viale BRS Low Entry
Um dos modelos de maior destaque da Marcopolo na FetransRio 2014 é o urbano Viale BRS Low Entry. O ônibus tem 13.400 mm de comprimento, capacidade para 40 passageiros e atende todos os requisitos de acessibilidade. Para oferecer mais conforto e segurança, conta ainda com sistemas de ar-condicionado e monitoramento interno com quatro câmeras e gravador de imagens.
Produção de 1.000 unidades do Novo Torino
Outra novidade da FetransRio 2014 é o Novo Torino, modelo urbano de maior sucesso da marca e que foi remodelado este ano. Com mais de 30 anos de história, o Torino já superou as 100 mil unidades produzidas, das quais cerca de 20 mil foram exportadas.
A Marcopolo comemora a produção de 1.000 unidades do Novo Torino. A milésima unidade foi produzida na Marcopolo Rio, centro exclusivo de produção de ônibus destinado ao transporte de passageiros em centros urbanos da Marcopolo.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a produção de mais de 1.000 unidades do novo modelo reforça o grande sucesso alcançado pelo Torino em seus mais de 30 anos de fabricação. “O Torino é o modelo urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria de ônibus brasileira. Suas características de conforto, segurança e robustez sempre foram marca do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar esta expressiva marca”, explica o executivo.
O Novo Torino foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o modelo conta com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, sistema de ar-condicionado opcional, novos conjuntos óticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.
Paradiso 1800 Double Decker
A Marcopolo expõe também o seu ônibus rodoviário mais sofisticado, o Paradiso 1800 Double Decker 8×2. O modelo foi desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão de qualidade disponível no mercado nacional e internacional. Com conforto e comodidades comparáveis às da primeira classe de voos internacionais para proporcionar uma viagem ainda mais agradável e prazerosa, o veículo tem capacidade para transportar 44 passageiros no piso superior, em poltronas semileito, e 12 no piso inferior. As poltronas revestidas em couro utilizam espumas especiais (visco elástico) na região da cabeça e do pescoço, além de apoios de braço mais largos e macios.
O modelo conta com camarote para o motorista auxiliar, bar com geladeira e cafeteira, sistemas de áudio e vídeo com cinco monitores, ar-condicionado e sanitário. A iluminação do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com amplificadores de áudio individuais e integrados.