A McLaren Automotive revelou o Projeto Chromology by MSO, uma expressão personalizada do McLaren 750S criada em estreita colaboração com o artista abstrato britânico Nat Bowen. Conhecida por suas obras de arte vibrantes feitas em resina e pelo estudo da cromologia (a psicologia das cores), a prática de Bowen forma a base criativa do projeto.
Trabalhando em conjunto com Bowen, a McLaren Special Operations (MSO), o braço de personalização da McLaren, desenvolveu uma técnica inovadora de pintura em camadas e a aplicou nas superfícies do 750S. O método traduz as características marcantes de sua prática: profundidade em camadas, translucidez e ressonância emocional, em um acabamento automotivo refinado, que ganha vida por meio da precisão técnica da MSO.
Nas superfícies esculpidas do 750S, os princípios cromáticos de Bowen são reimaginados por meio das capacidades de personalização da MSO, mostrando como a expressão artística pode ser colocada em movimento e expandindo o que é possível dentro da personalização da MSO.
No cerne do Projeto Chromology está a crença da MSO de que o design personalizado pode ser uma ferramenta poderosa para a expressão pessoal. Cada paleta é construída por meio de um processo controlado de camadas que produz um perfil emocional definido, expressando individualidade tanto pelo caráter visual quanto pela execução material da 750S.
Desenvolvido para esta colaboração, o novo acabamento MSO Chromatic Layered Finish constrói a cor por meio de múltiplas camadas translúcidas, permitindo que a luz revele profundidade variável e movimento tonal. O acabamento introduz uma textura sutil e elevada na superfície da tinta (uma novidade para a MSO) criando uma dimensionalidade tátil que pode ser vista e sentida, ecoando a fisicalidade das obras de arte em resina de Bowen e trazendo uma nova característica material para o trabalho de pintura da MSO.
Cada Project Chromology 750S será construído para um grupo seleto de clientes da MSO, apresentando uma paleta MSO exclusiva inspirada nos temas cromáticos de Bowen. Sua exploração de como a cor molda o humor e a identidade é reinterpretada em acabamentos vibrantes e reativos à luz. De tons calmos e contemplativos a tons ousados e energizantes.
Além disso, a MSO desenvolveu e introduziu, pela primeira vez, emblemas banhados a ouro 24 quilates com marca de autenticidade, exclusivamente para este projeto. Posicionados na frente, nas laterais e na traseira, cada emblema apresenta uma cor de fundo precisamente combinada com o tom central de sua paleta correspondente, garantindo que a história da cor seja transmitida em cada detalhe.
Cada encomenda é acompanhada por uma obra de arte original criada por Bowen, oferecendo aos proprietários uma interpretação física de sua paleta além do carro.
Fazendo sua estreia mundial durante a Semana de Arte de Miami, a união entre McLaren e Nat Bowen é revelada em uma das principais celebrações de arte contemporânea do mundo – um cenário perfeito para uma colaboração que une psicologia das cores, inovação em design e o artesanato personalizado da McLaren.
“Com o Projeto Chromology, traduzimos o processo de um artista em uma nova linguagem de superfície para a McLaren. O Acabamento Cromático em Camadas traz um novo nível de profundidade, tato e complexidade de materiais à nossa pintura e mostra até onde podemos levar a cor e a textura como ferramenta de design. Ele reflete a essência do que a MSO representa: expandir o que é possível em artesanato personalizado e ajudar os clientes a expressar sua identidade por meio da forma e do acabamento de seus McLarens”, diz Jonathan Simms, Diretor da McLaren Special Operations (MSO).
A artista Nat Bowen, por sua vez, explica: “Cor é emoção. É como expressamos quem somos e como nos conectamos com o mundo ao nosso redor. A colaboração com a McLaren permitiu que essa exploração fosse além da tela, transformando a psicologia das cores em uma experiência viva. Juntos, criamos algo que funde arte, psicologia e performance de uma forma que parece pessoal e poderosa”.
Fonte: UK Motors – McLaren São Paulo / Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação




