Com a presença de presidentes e diretores da McLaren São Paulo, da Fundação Lia Maria Aguiar e de Senna Brands, foi apresentada nesta terça-feira (18/02) na sede da McLaren São Paulo a única unidade do McLaren Senna GTR destinada ao mercado latino-americano. O superesportivo de 825 HP, feito unicamente para uso em pistas, teve somente 75 unidades comercializadas, destinadas apenas aos compradores de um dos 500 McLaren Senna homologados para uso em vias públicas.
A apresentação do McLaren Senna GTR foi antecedida pelos pronunciamentos de Henry Visconde, Presidente da McLaren São Paulo; Bruno Bonifacio, General Manager da McLaren São Paulo; sra. Lia Maria Aguiar, Presidente da Fundação que leva seu nome, e Luiz Goshima, Diretor; e Thiago Fernandes, Diretor de Senna Brands. Também estava presente a sra. Bianca Senna, CEO de Senna Brands. Em seguida, os jornalistas presentes assistiram uma apresentação dos jovens do coral da Fundação Lia Maria Aguiar. Eles entoaram o “Tema da Vitória”, a música que marcou as conquistas de Ayrton Senna nas transmissões de Fórmula 1 pela televisão brasileira. Coube a eles a honra de tirar a capa que cobria o McLaren Senna GTR.
O McLaren Senna GTR ficará aos cuidados da Fundação Lia Maria Aguiar. Seu diretor, Luiz Goshima, anunciou a construção de um museu de automóveis ligado à Fundação, com abertura prevista para 2021. Nele, os alunos da Fundação terão contato com automóveis de diversas épocas em atividades diversas. Até a inauguração do museu, o McLaren Senna GTR ficará abrigado em local não divulgado.
Apenas 75 McLaren Senna GTR serão construídos no Centro de Produção da McLaren em Woking, no Reino Unido, com as primeiras entregas sendo feitas em setembro de 2019. Com preço de £ 1,1 milhão mais impostos, todos os carros estavam reservados a seus proprietários apenas algumas semanas após a abertura da carteira de pedidos aberta após a estréia do McLaren Senna GTR Concept no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018.
O McLaren Senna GTR é equipado com a versão mais extrema do motor V8 biturbo de 4 litros da McLaren. A unidade M840TR, com turbocompressores twin-scroll controlados eletronicamente, produz 825 HP com torque de 800 Nm. Os 25 HP extras em relação ao motor do McLaren Senna foram alcançados pela recalibragem do controle do motor e pela remoção do catalisador secundário para reduzir a contrapressão. A remoção do catalisador também aumenta a experiência auditiva de dirigir o McLaren Senna GTR.
Fonte: LetraNova Comunicação