Pelo 4º ano consecutivo, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil. Durante 2019, foram licenciados 29.950 modelos da marca, o que significa um crescimento de 42% sobre os 21.150 de 2018. Com isso, a Mercedes-Benz atinge um marco importante e supera em 3.200 unidades o segundo colocado. Esse resultado garantiu à Empresa a liderança com quase 30% de participação no mercado, cujo volume total no País foi de 101.330 caminhões (acima de 3,5 toneladas) e aumento de 33% em comparação a 2018.
“Nos últimos anos, temos aumentado a nossa liderança porque estamos fazendo a lição de casa. Continuamos ouvindo os clientes de todos os cantos do Brasil, buscando entender cada vez mais o que eles demandam em nossos veículos e serviços”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Isso ocorreu, por exemplo, com o transporte de grãos, cana-de-açúcar, mineração, bebidas e comércio eletrônico, atividades que puxaram as vendas em 2019”.
De acordo com o executivo, a expectativa no setor é que o ano de 2020 seja ainda melhor para as vendas de caminhões. “Acreditamos que as renovações de frota acontecerão numa velocidade maior e num tempo menor, o que manterá as vendas de caminhões aquecidas no País. Além dos segmentos citados, que continuarão em alta, notamos sinais de aquecimento na construção civil, obras de infraestrutura, cargas industriais, consumo das famílias e distribuição urbana”, destaca Philipp Schiemer. “É por isso que temos de acompanhar atentamente e entender o que está acontecendo no mercado. Como marca líder, temos de ter as soluções para as atuais e as novas demandas dos clientes”.
Crescimento nas vendas de Planos de Manutenção e ativações do Fleetboard
Leoncini informa também que as empresas de transporte estão olhando cada vez mais para as soluções completas que as marcas oferecem para suas necessidades e exigências. “Como resultado disso, aumentamos de forma expressiva as vendas de Planos de Manutenção e o número de ativações do sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard”.
Em 2019, a Mercedes-Benz praticamente dobrou as vendas de Planos de Manutenção. Foram 10.460 contratos assinados sobre os 5.370 planos do ano anterior. No balanço do ano, destaque ainda para a participação de 38% de Planos de Manutenção sobre o total de caminhões emplacados pela marca no Brasil.
Em 2019, as ativações do Fleetboard ficaram acima de 40% sobre o total de caminhões Mercedes-Benz emplacados. Foram mais de 5.560 ativações, 5% a mais sobre as 5.300 de 2018.
A solução completa oferecida pela marca inclui ainda o atendimento aos clientes cada vez mais próximo de suas operações de transporte. Nesse sentido, além das 180 unidades da Rede de Concessionários, a Mercedes-Benz tem hoje 85 oficinas dedicadas dentro das instalações dos clientes, o que eleva para 265 os pontos de atendimento, alcançando abrangência nacional junto às principais rotas de transporte e logística, aumentando a capacidade de atendimento aos clientes onde eles necessitam, assegurando mais disponibilidade de suas frotas para o trabalho.
Fonte: @mbdobrasil