A Toyota Hilux 2016 alcançou o mais elevado patamar no quesito segurança e estabeleceu novos parâmetros no segmento de picapes médias ao conquistar cinco estrelas para passageiros dos bancos dianteiros e cinco estrelas para passageiros do assento traseiro, nos testes independentes de segurança do Latin NCAP. A nova Hilux, produzida na planta de Zárate, na Argentina, é a primeira em seu segmento, no mercado brasileiro, a ser avaliada pela entidade.
A nota máxima para proteção de todos os passageiros da picape também comprova o alto padrão de segurança da nova Hilux. O modelo traz, de série, três airbags (dois frontais e um de joelho para motorista) nas versões de entrada até a versão SRV, e sete airbags para a top de linha SRX (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, um de joelho para o motorista e duas bolsas do tipo cortina).
Todas as versões possuem sistemas de freios ABS (sistema de freio antiblocante) e EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas. As versões SRV e SRX ainda contam com BAS (sistema de assistência em frenagem de emergência), A-TRC (controle de tração ativo), TSC (assistente de reboque) e VSC (controle de estabilidade).
Outro item fundamental que garantiu o fantástico desempenho da nova Hilux nos testes do Latin NCAP é seu chassi, que foi enrijecido em 20% e usa materiais de alta resistência. Em algumas partes específicas teve, ainda, incremento de 3 mm em sua espessura, reforçados pela solda.
Não é só o chassi que ficou mais rígido. Os pontos de solda aumentaram em 44% e foi utilizado aço de alta resistência com propriedades anticorrosão de excelente qualidade, reforçando a rigidez, durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
De acordo com o relatório do Latin NCAP, a nova Hilux atingiu a nota máxima nos testes, pois “a estrutura do veículo é forte e os três airbags como equipamento básico, junto com os cintos de segurança, oferecem boa proteção no impacto frontal. O carro também proporciona boa proteção no impacto lateral”. Além disso, as cinco estrelas obtidas para o ocupante infantil, de acordo com o Latin NCAP, “se deve aos cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ancoragens ISOFIX, possibilidade de desconexão do airbag do acompanhante, e boa sinalização para os consumidores”.
Além dos itens de segurança para os passageiros do veículo, a carroceria da nova Hilux também foi pensada para oferecer mais segurança aos pedestres. Estruturas de absorção de impactos foram usadas em peças, como o capô e para-choque dianteiro, com o intuito de diminuir a força do impacto na cabeça e pernas dos pedestres em caso de colisão.
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação