O desperdício é um inimigo de diversos setores da indústria. E isso não é diferente nas oficinas de funilaria e pintura, que podem ter a produtividade impactada por variáveis como o consumo exagerado de produtos em determinados processos, o tempo para desenvolvê-lo e o próprio retrabalho gerado por uma má execução.
Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, destaca cinco dicas para evitar o desperdício e melhorar a eficiência nos processos nas oficinas. Confira a seguir:
Organização é essencial: Um local de trabalho limpo e organizado colabora para a boa execução dos processos realizados. “Para isso, é necessário padronizar os espaços de acordo com o processo executado em cada um e ter disponível todo o ferramental e acessórios necessários para fazê-lo”, explica Vettorazzi. “Um ambiente nessas condições ajuda a evitar contaminações no serviço de repintura e, consequentemente, retrabalhos”.
Siga o sistema de pintura padrão indicado: Misturas de produtos de marcas diversas pode comprometer a qualidade final da repintura. “Qualquer problema gerado em uma situação como essa dificulta a identificação da causa e também da resolução do problema. Ou seja, investe-se tempo e esforço em uma situação improdutiva”, diz o gerente técnico de repintura da PPG. Segundo ele, é muito importante que o sistema adotado pela empresa esteja dentro dos padrões e especificações técnicas sugeridas.
Mantenha a equipe treinada: De nada adianta investir na compra de produtos e equipamentos de qualidade e alta tecnologia se a equipe técnica responsável pelo processo não tiver o conhecimento e treinamento necessários para utilizá-los de forma correta. “Além disso, é preciso ficar atento ao fornecedor dos produtos e analisar se ele disponibiliza o suporte necessário para qualificação da equipe de trabalho”, diz o especialista.
Atenção para a manutenção: A manutenção periódica da cabine de pintura é um ponto muito importante para a produtividade do processo de repintura. “A conservação dos filtros, com trocas regulares dentro do recomendado pelo fabricante, garante o tempo de secagem adequado dos produtos e a dispersão de névoa. Assim, é possível evitar problemas comuns como a perda de brilho”, destaca Vettorazzi.
Alta Tecnologia: Ao investir em sistemas de alta tecnologia, a empresa está assumindo um compromisso com a otimização no processo de pintura. “Os sistemas de alta tecnologia PPG para o mercado de repintura são sempre focados em produtividade para otimizar o processo de pintura, reduzir o consumo dos produtos, energia e, além disso, desenvolver soluções seguras para o profissional de repintura e para o meio ambiente”, afirma Vettorazzi.
Por fim, o gerente técnico da divisão de repintura da PPG ressalta que o acompanhamento e busca pela otimização no consumo de produtos deve ser um processo contínuo e fazer parte da cultura do negócio, tornando-se um compromisso diário, engajando todos os colaboradores, áreas e funções.
Fonte: PPG I Ketchum