Por Marcus Lauria – Fotos: Jefferson Felix/Marcus Lauria
Uma autêntica experiência Jeep, foi exatamente isso que eu e nosso fotógrafo Jefferson Felix pudemos experimentar num típico sábado de sol no Rio de Janeiro. O dia 26 de outubro com certeza ficará marcado com o dia que fiz a trilha mais radical da minha vida.
O evento é uma baita oportunidade para viver experiências únicas ao melhor estilo Jeep e de quebra, colocar à prova a capacidade dos modelos icônicos da marca desbravando a belíssima região de Grumari, na zona oeste da cidade maravilhosa.
Iniciamos nosso dia do Jeep Nature etapa Rio de Janeiro no Lajedo, em Vargem Pequena (Estrada Boca do Mato, 803), logo após um café da manhã reforçado oferecido pela marca para todos os participantes fomos para o briefing da trilha em uma área reservado do clube, no local foi revelado toda a trilha, que seria dividida em carros com tração nas duas rodas e com tração nas quatro rodas.
Após o briefing todas as famílias e convidados se dirigiram aos seus respectivos carros e todos saíram em comboio em grupos diferentes para iniciar a aventura. Cada grupo seguiu um percurso, os modelos 4×2 em um mais leve, os 4×4 em outro um pouco mais pesado e os Wranglers e Gladiators no mais radical.
Chegando em Grumari, em uma área que tem muita terra e lama já pudemos ver que os modelos avaliados passaram tranquilamente nos trajetos, dali só os Wranglers e Gladiators seguiram na trilha mais radical em direção ao Parque Estadual da Pedra Branca. Na descida houve a troca de motoristas e eu voltei no carona e pude registrar as imagens e vídeos captados pelo celular.
Antes de todos irem para o almoço regado a muito churrasco de qualidade demos uma paradinha rápida para fotos dos carros e do grupo no Mirante do Roncador, um local muito bom para fazer fotos perfeitas com muitas montanhas e o mar ao fundo e também ára admirar a paisagem das praias do Rio.
No total, segundo a organização foram 90 carros, sendo 37 na trilha 4×2 e 53 na 4×4 e mais de 218 convidados presentes. Esses números mostram o interesse de quem tem um Jeep colocar ele em seu habitat natural, não apenas nas cidades e shoppings, como a maioria dos proprietários desses carros acaba usando.
Sobre o veículo usado no evento
O veículo usado para a nossa experiência na trilha foi o Jeep Wrangler Rubicon 2024, mas existia a opção da picape Gladiator Rubicon, que custam R$ 499.990 em versão única no Brasil. Sua capacidade de vencer desafios impressiona qualquer amante de carros e de aventuras. Disponível para o Brasil na configuração Rubicon, chega com nova grade frontal que acomoda as tradicionais sete fendas texturizadas em preto, molduras metálicas em cinza neutro e contornos na cor da carroçaria, novo design das rodas e a autêntica opção do open air, para estar 100% conectado com as atividades ao ar livre.
Os modelos também contam com novas rodas de 17 polegadas com um design exclusivo e pneus de uso misto. As caixas de rodas e o teto na cor preta trazem o efeito bicolor aos carros, tornando o seu visual ainda mais esportivo e moderno.
Também são ofertadas novas cores, como Cinza Anvil, Azul Hydro e Azul Earl (disponível no Wrangler). Além disso, Preto, Branco Bright, Cinza Granite e Vermelho Firecrakcer completam as opções.
O interior requintado dos novos Wrangler e Gladiator está repleto de recursos e tecnologias de ponta, juntamente com a tradicional funcionalidade e versatilidade Jeep. O console central, de inspiração histórica, apresenta formas limpas e esculpidas. O painel de instrumentos envolvente apresenta novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras de realce em contraste. As novas configurações do suporte AMPS estão agora presentes na parte superior do painel de instrumentos.
Os novos modelos incluem, de série, o conjunto premium cabin, que possui vidros dianteiros acústicos e espuma adicional de isolamento acústico no para-brisas, na capota dianteira e nas colunas B, proporcionando uma condução ainda mais silenciosa.
Uma das grandes novidades é o interior totalmente renovado nos dois modelos, com novo sistema multimídia touchscreen de 12,3 polegadas – a maior e mais avançada tela já disponível no Wrangler e no Gladiator – integra o premiado sistema Uconnect 5 da quinta geração e está posicionado de forma proeminente no topo do console central, por cima da nova saída de ar interior retangular. As saídas de ar exteriores mantêm a sua forma circular caraterística.
Os novos Wrangler e Gladiator estão devidamente equipados para manter os ocupantes do veículo conectados em viagem. As funcionalidades foram melhoradas para os passageiros da fila da frente com entradas USB C duplas, de série, que permitem que os dispositivos sejam carregados até quatro vezes mais rápido. No total, até sete entradas USB A e C para ambas as filas de bancos. As tomadas de acessórios de 12 Volts, igualmente de série, estão localizadas em diversos pontos dos modelos. Para completar o conforto e comodidade, ambos os modelos receberam novos bancos elétricos para os passageiros dianteiros.
O sobrenome Rubicon, assim como o badge Trailrated, entregam automaticamente aos novos modelos as credenciais de veículo com potencial off-road extremo. E quem garante toda essa capacidade de transpor os mais desafiadores obstáculos não é apenas um equipamento, mas um conjunto de componentes e tecnologias que posicionam os modelos um patamar único no conceito off-road. São eles: Tração 4×4 Rock-Trac®, o máximo da capacidade 4×4; Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok; Desconexão eletrônica da barra estabilizadora; Sistema Off-road+; Câmera Off-Road; Rock Rails – preparado para pedras; Ganchos de reboque Off-Road; Off-Road Pages – aventura em tempo real; Protetores de uso Off-Road e Trailrated.
Além das já conhecidas Tração 4×4 (além da tração a picape e o SUV chegam com caixa de transferência com 5 posições, relação de reduzida de 4:1 e Crawl Ratio de 77:1); Capacidade de imersão (os modelos contem com entrada de ar alta e vedação de água especial para ajudar a atravessar rios e riachos em profundidades de até 76 centímetros a 8 km/h); Articulação (Eixos rígidos proporcionam um nível elevado de articulação mantendo sempre os quatro pneus no solo, proporcionando assim mais estabilidade e tração. Em obstáculos mais extremos, a desconexão da barra estabilizadora dianteira proporciona nível ainda maior de articulação); Altura do solo (ambos os modelos contem com 27 centímetros de distância do solo para assegurar a ultrapassagem de obstáculos com facilidade); Manobrabilidade (com direção precisa e distância entre eixos otimizada, veículo pode contornar vias estreitas e manobrar em torno de pedras, troncos, etc).
Sob o capô um motor que encara qualquer parada, está lá o Hurricane 2.0L a gasolina, capaz de gerar 272 cv de potência 400 Nm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas. Enquanto que o Jeep Gladiator possui um motor 3.6L V6 a gasolina, capaz de gerar 284 cv de potência 347 Nm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas.
*evento a convite da Jeep do Brasil