A cidade austríaca de Salzburg é conhecida por sua cidade antiga, pelo festival, pelos Mozartkugeln — e por um design de corrida muito especial: em 1970, Hans Herrmann e Richard Attwood conquistaram a primeira vitória geral da Porsche em Le Mans com o chamativo 917 de cauda curta, em vermelho e branco, com o número de largada 23. Os fãs de automobilismo reconhecem de imediato o visual marcante desse protótipo do Campeonato Mundial de Carros Esporte, conhecido como “Salzburg Design”.
A concessionária Porsche Alpenstraße, localizada ao sul da cidade, preparou dois 917 para a prova de resistência em Sarthe — incluindo o carro vencedor.
Um projeto exclusivo de “Factory Re-Commission” dá continuidade à pintura nas cores Salzburg — vermelho e branco. O entusiasta da marca Victor Gómez teve seu Carrera GT, ano-modelo 2005, totalmente redesenhado como parte do programa Sonderwunsch. O veículo foi inteiramente desmontado, componentes técnicos — como o motor V10 — foram revisados desde a base, e as peças de carbono receberam novo revestimento.
Na etapa seguinte, o youngtimer, originalmente prateado, recebeu o famoso “Salzburg Design”, a pedido do cliente. Um desafio complexo: a geometria, as dimensões e os vãos do Carrera GT são completamente diferentes dos do 917. Por isso, o design teve de ser cuidadosamente adaptado às proporções e à forma do modelo.
Primeiro, foram criados esboços, seguidos por renderizações. Para verificar o fluxo dinâmico das linhas, o designer Grant Larson e sua equipe aplicaram fitas diretamente na carroceria do Carrera GT antes de finalmente produzirem os moldes para a pintura.
O acabamento pintado à mão em Indian Red e branco — incluindo o famoso número 23 — recebeu proteção adicional com uma película transparente, já que Victor Gómez pretende dirigir o Carrera GT pelas estradas de sua terra natal, Porto Rico. O empresário, que dirige uma grande companhia do setor automotivo, esteve diversas vezes na Porsche, na Alemanha, para acompanhar o projeto de perto.
O visual individualizado também inclui fibra de carbono fosca, que cria um contraste marcante com a pintura em vermelho e branco. O material é utilizado, entre outros elementos, nas metades do teto, nos pilares A e B, nas capas dos retrovisores externos, no duto de ar da seção dianteira e no diffusor traseiro.
As grades da tampa do motor são anodizadas em preto fosco. As rodas de liga leve, pintadas de preto e com o design original de cinco raios, trazem o brasão Porsche colorido no centro.
Alcântara vermelha e fibra de carbono fosca no interior
O interior do Carrera GT também traz a assinatura de Gómez: a pedido dele, o departamento de estofamento da Porsche revestiu diversas superfícies com Alcântara Indian Red. Isso inclui partes do painel, dos revestimentos de porta, a borda do volante e a console central. Até mesmo o revestimento do compartimento de bagagens dianteiro e o jogo de malas receberam esse material suave ao toque, semelhante ao camurça, no marcante tom Indian Red.
Assim como no exterior, a fibra de carbono fosca também é utilizada no interior, criando um contraste visual marcante. Esse material aparece, por exemplo, nas conchas dos bancos, na capa das saídas de ar do painel e no revestimento do conjunto de instrumentos.
Para os painéis centrais, laterais e encostos de cabeça dos bancos, os especialistas de interior utilizaram o tecido têxtil preto homologado pela FIA, proveniente do 918 Spyder — um material de competição resistente a chamas. Por sinal, o modelo de referência do design, o 917, já possuía dois assentos — algo obrigatório para os carros de endurance da época.
About “Factory Re-Commission”
O chamado “Factory Re-Commission” é uma oferta exclusiva da Porsche dentro do programa Sonderwunsch. A pedido dos clientes, os especialistas da fabricante de carros esportivos executam revisões técnicas completas em veículos já pertencentes ao proprietário — incluindo modelos clássicos.
Durante essa revisão realizada diretamente na fábrica, o veículo é praticamente colocado em “condição de zero quilômetro”, algo que também é documentado de forma apropriada. Além disso, o conceito de cores do exterior e do interior pode ser totalmente redesenhado. Há ainda a possibilidade de equipar o Porsche com opções individuais de cores e materiais, retrofitadas conforme o desejo do cliente.
Em estreita colaboração com os designers e desenvolvedores da Porsche, o cliente pode transformar seus desejos especiais em realidade. Os especialistas analisam as ideias do cliente quanto à viabilidade e desenvolvem os detalhes em conjunto com ele até que recebam aprovação técnica. Isso garante que o resultado atenda aos padrões de qualidade da Porsche em cada detalhe.
Os dados atualizados do veículo são transmitidos ao arquivo histórico da empresa, de modo que todas as modificações possam ser rastreadas com total transparência.
Sobre o Porsche Carrera GT
Quando o Carrera GT chegou ao mercado, em 2003, era um dos veículos de produção mais rápidos do mundo, com velocidade máxima de 330 km/h. O chassi em fibra de carbono e o motor posicionado ao centro têm origem direta na tecnologia de competição. A Porsche havia desenvolvido o motor V10 naturalmente aspirado originalmente para uso nas 24 Horas de Le Mans.
No Carrera GT, a cilindrada é de 5,7 litros. Sua potência de 450 kW (612 ps) está combinada a um peso em ordem de marcha de apenas 1.380 quilos.
Fonte: Porsche Brasil




