PROTESTE luta por obrigatoriedade do controle de estabilidade nos carros

PROTESTE luta por obrigatoriedade do controle de estabilidade nos carros

Após realização de teste prático com dois veículos do mesmo modelo, um com o controle eletrônico de estabilidade e outro sem o sistema, a PROTESTE Associação de Consumidores comprovou a importância de esse item constar como obrigatório nos carros brasileiros para redução de acidentes. E está lançando campanha em: www.proteste.org.br/carrosobcontrole, que coletará assinaturas para pressionar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que todos os carros saiam de fábrica com esse sistema a partir do segundo semestre de 2017.

No primeiro teste, um piloto profissional fez um desvio de emergência a 70 quilômetros por hora e no veículo sem o controle eletrônico de estabilidade, ele teve dificuldade para controlá-lo e por no chão, após levantar a roda. Ou seja, se não fosse um profissional, teria capotado. Já o modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento da ocorrência dos movimentos de descontrole, evitando a derrapagem.

No segundo teste, um slalom, em que é provocada uma instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, o controle de estabilidade também se mostrou essencial. Ele perde somente para o cinto de segurança quanto a item mais importante de segurança.

O resultado do teste comprovou que é importante o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se sensibilizar, assim como aconteceu com o freio ABS e com o airbag e dar um prazo até o segundo semestre de 2017 para que todos os carros tenham este item de segurança como obrigatório e não atrelado a um pacote de conforto e de luxo, como ocorre hoje.

Nos Estados Unidos e na União Europeia, este item já é obrigatório, o que pode evitar mais de 50% dos acidentes fatais. E na Argentina, será item de série em 2018. “No Brasil, já avançamos na segurança veicular, mas centenas de pessoas ainda morrem todos os dias no trânsito, porque o Controle Eletrônico de Estabilidade só equipa carros de luxo”, destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. “Vamos juntos lutar por mais este direito do consumidor”, completa.

O Controle Eletrônico de Estabilidade recupera a trajetória do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência. Esse sistema passará a ser item obrigatório, a partir de janeiro, para que o veículo ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes feitos pelo Programa de Avaliação de Carros Novos (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira.

Fonte: PROTESTE – Associação de Consumidores

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