Com o Boreal, a Renault abre um novo capítulo para a marca. Após o lançamento dos modelos Kardian, Duster e Grand Koleos, o Renault Boreal é um pilar central do International Game Plan 2024-2027. Vale lembrar que a Renault vai investir nada menos que 3 bilhões de euros até 2027 para lançar oito novos veículos em mercados internacionais (fora da Europa). Cinco deles, nos segmentos C e D, vão posicionar a marca nos segmentos de maior geração de valor. Até 2027, a Renault tem o objetivo de dobrar as vendas unitárias por veículo vendido fora da Europa em comparação com 2019.
Como ferramenta de conquista, o Renault Boreal se insere plenamente no DNA dos novos produtos da marca e terá a missão de equilibrar o mix comercial nos mercados internacionais, sempre seguindo a estratégia de passar de volumes para o valor, iniciada pelo plano estratégico Renaulution. Ele se destina principalmente às regiões onde a Renault ainda não está presente no segmento C, que é extremamente estratégico. Na América Latina, este segmento está passando por um forte crescimento na demanda por SUVs para a família. Já na Turquia, Oriente Médio e na Bacia do Mediterrâneo, onde mais de um a cada dois veículos vendidos é um SUV, ele complementa a gama da marca com uma proposta competitiva.
Inaugurada no Renault Kardian, a grande flexibilidade da nova plataforma modular do Grupo Renault permite oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes aos clientes. Esta arquitetura permite uma grande economia nos prazos de desenvolvimento, bem como melhorar a competitividade e maximizar as sinergias nos mercados fora da Europa. Além disso, o Renault Boreal pode ser equipado com novas tecnologias adaptadas localmente a cada mercado.
A estratégia industrial construída em torno do Renault Boreal se baseia em um sistema implementado em dois continentes. Em Curitiba, no Brasil, ele será produzido para 17 países da América Latina. Ao mesmo tempo, a planta de Bursa na Turquia fornecerá sua produção equivalente para 54 outros mercados, incluindo a Europa Oriental, Oriente Médio e países do Mediterrâneo. Próximo de seus mercados de comercialização, esta planta industrial tem o objetivo de aumentar a agilidade da logística e otimizar os custos de produção.
O Renault Boreal começa a chegar no final de 2025 no Brasil, seguido pela Turquia, demais países da América Latina e outros mercados a partir de 2026.
O design externo do Renault Boreal se insere em uma clara visão de estilo: oferecer um veículo com amplo espaço interno, com um design moderno, escultural e diferenciador. O Renault Boreal cumpre a função de associar elegância e tecnologias visíveis.
Para isso, o modelo conta com a nova identidade de design da Renault. Por meio desta nova linguagem estilística, o projeto é baseado em elementos fluidos na carroceria, com curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, que expressam controle e dinamismo.
Com seus 4,56 m de comprimento (1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no coração do segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta conta com volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanço reduzido, o que confere espaço e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto traseiro do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria dá ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.
À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, uma grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo.
As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria pronunciada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo. As caixas de rodas são valorizadas por protetores de plástico com design elegante e sofisticado, que remetem à solidez e ao refinamento.
O Renault Boreal é equipado com rodas de liga de 19 polegadas e pneus que melhoram a condução tanto na cidade como na estrada, teto biton contrastante na cor preta, placas antiderrapantes de alumínio, teto panorâmico ou rack de teto.
Com seu design interno exclusivo, a cabine do Renault Boreal é disposta em torno de um painel de bordo que segue a pegada do Renault 5 E-Tech elétrico e do Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. Voltada para o motorista, a primeira tela é um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas, que exibe todas as informações relacionadas à condução. Já a tela multimídia central de 10 polegadas cria uma interface tecnológica e fluida, que valoriza as funções conectadas e reduz a carga cognitiva do motorista. As zonas de controle são distribuídas ergonomicamente, com um e-shifter compacto, o volante multifunções forrado com couro ecológico e botões metálicos retroiluminados.
O ambiente luminoso é totalmente personalizável graças à iluminação em LED de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi-Sense, para uma imersão sensorial total.
O painel tem um toque suave graças à forração da parte superior, aumentando a sensação de conforto e sofisticação. Algumas partes da cabine contam com adornos gravados a laser que brincam com os reflexos da iluminação ambiente. Conforme a versão de acabamento e o país de comercialização, o Renault Boreal oferece bancos forrados na cor azul (América Latina) ou Pure Cool Grey (Turquia).
O Renault Boreal privilegia o conforto, com bancos dianteiros elétricos com memória de posição e massagem para o motorista. O espaço de armazenagem inteligente é distribuído por toda a cabine, para satisfazer as necessidades diárias no uso em família: porta-objetos, console central fechado e refrigerado, 2 portas USB-C na frente, carregador por indução. Para ainda mais conforto, o Renault Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual-zone.
Na parte de trás, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e um sistema Easy Break, que agiliza a inclinação do banco. Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas de ar dedicadas e 2 portas USB-C.
O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (1.279 litros com os bancos inclinados). A altura da base do porta-malas é mais baixa, facilitando a utilização.
O Grupo Renault concebeu uma nova plataforma modular para os mercados fora da Europa, em linha com a estratégia vehicle on demand do grupo. Esta base técnica exclusiva permite conceber veículos com tamanhos, performances e tecnologias variadas, em perfeita harmonia com expectativas dos clientes de todo o mundo.
Inaugurada com o Renault Kardian, esta plataforma altamente versátil demonstra sua capacidade de adaptação. Ela permite passar de um modelo urbano como o Kardian (4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre eixos, 1,77 m de largura) para um veículo do segmento superior, como o Renault Boreal (4,56 m de comprimento, 2,70 m de entre eixos, 1,84 m de largura), sem comprometer as performances dinâmicas ou o conforto para todos os ocupantes.
Uma das principais vantagens desta plataforma é a arquitetura elétrica e eletrônica de ponta. Projetada para cumprir com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa.
No Brasil o Boreal é o primeiro veículo fabricado no país a possuir o Google Automotive Services.
Baseado nos serviços embarcados do Google, o sistema multimídia OpenR Link está no coração desta estratégia. Por meio de uma interface unificada, o sistema permite um acesso fácil e coerente com o uso das ferramentas digitais por parte dos clientes. O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas. Já o Google Assistente permite controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto. Mais de 100 aplicativos estão disponíveis na loja de aplicativos embarcada Google Play: plataformas musicais (Spotify, Deezer, Amazon Music, etc.), serviços de streaming (YouTube, Netflix, etc.), ferramentas de navegação alternativas (Waze), jogos e navegadores de internet.
O Renault Boreal oferece um sistema Harman Kardon Premium, fruto de uma estreita parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e realista, entregando uma verdadeira experiência sonora.
Cinco ambientes exclusivos − Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge − completam esta experiência. A atuação de Jean-Michel Jarre não se limitou a um simples apoio artístico: ele orientou o projeto acústico em sua totalidade, desde a disposição dos alto-falantes até a configuração do software, para oferecer uma experiência sonora de alta precisão, entregando o melhor do DNA tecnológico da Renault.
Graças à arquitetura elétrica e eletrônica da plataforma, o Renault Boreal integra até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista uma das propostas mais completas no segmento.
No quesito segurança, o Renault Boreal integra uma ampla gama de dispositivos de assistência ao motorista – alguns são novidade no segmento em mercados de comercialização específicos –, principalmente:
- Assistência de condução ativa: combina um regulador de velocidade adaptativo inteligente (ACC) ao sistema ativo de centralização na faixa de rodagem, permitindo que o veículo se mantenha na faixa em uma distância segurança, de forma contínua e suave, mesmo em engarrafamentos.
- Assistente de manutenção de faixa de emergência (e-LKA): Atua em situações críticas, como no caso de risco de sair da faixa, presença de um veículo vindo no sentido inverso ou detecção de ultrapassagem perigosa. O sistema alerta o motorista e mantém o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.
- Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE): Este sistema utiliza os radares laterais traseiros para detectar veículos se aproximando da traseira. Quando um veículo se aproxima, um alerta luminoso e sonoro alerta os ocupantes.
Estacionar fica mais fácil e mais seguro graças à gama completa de assistências. O Renault Boreal pode gerenciar as manobras de estacionamento graças à tecnologia Hands-Free Parking, complementada por 4 câmeras para uma visão panorâmica de 360°, bem como radares de ultrassons perimétricos na frente, traseira e laterais. O motorista pode estacionar sem tocar no volante, enquanto o veículo gerencia sozinho as manobras de baliza ou de ré.
Graças ao projeto modular, a plataforma desenvolvida pelo Grupo Renault é capaz de integrar uma ampla gama de motorizações, cuja versatilidade permite que ele se adapte às especificidades de cada mercado em função do uso, regulamentações locais e expectativas dos clientes.
A partir do lançamento na América Latina, o Renault Boreal é comercializado com um motor a combustão na ponta da tecnologia. O turbo de 1.3 litro TCe conta com injeção direta, disponível em versão a gasolina ou flex conforme o país, principalmente o Brasil.
Este motor de alta performance entrega até 163 cavalos na versão flex, 156 cavalos na versão a gasolina na América Latina e 138 cavalos na versão a gasolina na Turquia. O torque vai até 270 Nm na América Latina e 240 Nm na Turquia.
Econômico em termos de consumo de combustível em associação com o sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando real prazer de dirigir no dia a dia, com um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos.
Fora da América Latina, o Renault Boreal pode ser comercializado com outras associações de motor e transmissão, como complemento à gama inicial. Esta flexibilidade ilustra perfeitamente a ambição do Grupo de comercializar veículos adaptados a cada área geográfica, sem comprometer o desempenho, eficiência e prazer de dirigir.
Associado a este motor, o câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida com 6 marchas garante uma condução suave e reativa, com performances lineares e muito prazer no dia a dia. Vale lembrar que esta tecnologia de dupla embreagem úmida, lançada com o Renault Kardian, é uma importante vantagem competitiva nos países de América Latina, já que otimiza o resfriamento da embreagem e aumenta a durabilidade.
O Renault Boreal integra o sistema de regulagem Multi-Sense, que permite configurar o ambiente de condução em função das preferências e condições. São oferecidos quatro modos clássicos (Eco, Comfort, Sport, Personnel), além de um novo modo Smart.
O modo inteligente adapta automaticamente os parâmetros do veículo (direção, resposta do motor, iluminação, ruído ambiente) à situação de condução por meio de algoritmos inteligentes. Este sistema permite vivenciar uma experiência personalizada e fluida, tanto em meio urbano como na estrada. O sistema funciona em sinergia com a iluminação ambiente de 48 cores, reforçando a sensação de uma cabine que responde às emoções do motorista. O sistema de regulagem Multi-Sense permite que cada motorista personalize sua experiência de condução.




