Com a presença Excelentíssimo Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, do Governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, do Chief Growth Officer do Renault Group e CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive, do vice-presidente senior Geely Holding Group, Victor Yang e do presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil, Ariel Montenegro, em cerimônia que ocorreu no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR) foram anunciados investimentos de R$ 3.8 bilhões para:
- Produção de uma nova Plataforma Geely (GEA) com a tecnologia de zero e baixas emissões, que dará origem a dois modelos que serão produzidos no segundo semestre de 2026
- Renovação de um produto Renault que será lançado no segundo semestre de 2026
- Produção de uma nova Plataforma, com tecnologia de zero emissões, que dará origem a um novo modelo Renault que será lançado em 2027
O Grupo Renault e a Geely Holding já têm um histórico de parcerias, com a joint venture na Coreia do Sul e a Horse, líder mundial no fornecimento de soluções inovadoras de motores a combustão interna e híbridos.
Este anúncio ocorre após a conclusão da parceria entre a Geely Holding Group e a Geely Automobile Holdings [1] (abaixo denominadas coletivamente “Geely”) assinaram acordos por meio dos quais a Geely assumiu 26,4% da participação na Renault do Brasil.
Ao combinar suas forças industriais, tecnológicas e comerciais, os dois grupos acelerarão o desenvolvimento das marcas Renault e Geely no Brasil e se posicionarão na vanguarda da transição da indústria para a mobilidade com emissões zero e baixas emissões, com os mais altos padrões tecnológicos, tornando-se marcas de destaque no mercado brasileiro.
[1] Geely Auto, código na Bolsa de Valores de Hong Kong (SEHK): 0175.
[2] O Renault Group e a Geely também são parceiros na Coreia do Sul, por meio da Renault Korea, bem como por meio da Horse Powertrain Limited para motorizações híbridas de baixo carbono e motores de combustão interna.
[3] No escapamento
Fabrice Cambolive, Chief Growth Officer do Renault Group e CEO da marca Renault, destaca:
Hoje celebramos a próxima era da parceria entre o Geely Holding Group e o Renault Group no Brasil. Esta não é apenas uma joint venture tradicional – é uma cooperação estratégica focada em um mercado de alto potencial.
Ao combinar nosso know-how industrial, fortes redes comerciais e plataformas eletrificadas avançadas, criaremos uma linha de produtos moderna e competitiva, que acelera o crescimento das vendas e amplia a presença global da Renault e da Geely.
Vice-presidente senior Geely Holding Group, Victor Yang, afirma:
Acreditamos que esse novo tipo de parceria trará nova vitalidade à indústria automotiva brasileira, ao ecossistema de emissão zero e baixa emissão e ao desenvolvimento econômico regional, tornando-se um modelo para a indústria automotiva global em sua caminhada rumo a um futuro verde e inteligente.
Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil, afirma:
Renault e Geely acreditam no Brasil e estamos fazendo uma parceria de longo prazo e inédita, investindo para trazer desenvolvimento econômico e social para o país, com soluções inovadoras de mobilidade e contribuindo para a competitividade da indústria automotiva brasileira.
Sobre o Zhejiang Geely Holding Group
O Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) é um grupo automotivo global que tem investimentos em várias marcas automotivas internacionais reconhecidas, com operações que cobrem toda a cadeia de valor da indústria automotiva, desde pesquisa e desenvolvimento até design, produção, vendas e pós-venda.
Fundada em 1986 por Eric Li, Presidente da empresa, na cidade de Taizhou, na província chinesa de Zhejiang, a Geely Holding iniciou seu negócio automotivo em 1997 e, atualmente, tem sua matriz localizada na cidade de Hangzhou, na China. Hoje, a Geely Holding tem holdings em uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, Zeekr, Volvo Cars, Polestar, Lotus, Radar, smart, London Electric Vehicle Company e Farizon Auto.
A Geely Holding vendeu mais de 3,33 milhões de veículos em 2024. As vendas de Volvo Cars atingiram 763.389 unidades em todo o mundo e o Geely Auto Group (que é cotado na bolsa de valores de Hong Kong) registrou vendas da ordem de 2.176.567 unidades.
Nos primeiros nove meses de 2025, a Geely Holding Brands Sales cresceu 29% (em comparação com o ano anterior), chegando a 2,95 milhões de unidades em todo o mundo.
A Geely Holding emprega mais de 140 mil pessoas no mundo, tendo sido listada no ranking Fortune Global 500 nos últimos 13 anos.
Saiba mais sobre o Zhejiang Geely Holding Group no site oficial www.zgh.com.
Fonte: Sala de Imprensa | Renault do Brasil

