Renault Kardian 1.0 TCe Iconic Auto 2026

Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria

Lembra quando conversamos sobre o Fiat Pulse híbrido? Hoje, estamos com a chave de algo diferente, que também está agitando o segmento de SUVs compactos. Diretamente do Rio de Janeiro, trago minhas impressões sobre o Renault Kardian Iconic 2025/2026. Após testá-lo na estrada rumo ao Salão do Automóvel 2025 em São Paulo e no uso urbano, confesso: fui positivamente surpreendido. Este carro tem presença, mas será que ele vale o investimento de cerca de R$ 150 mil? Vamos aos detalhes.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/bSu7Jxuuc7o?si=8_0Gd2Wl-0gaYHdn

Especificações Técnicas: O Coração do Kardian

Debaixo do capô, o Kardian traz um conjunto mecânico que conversa muito bem entre si. Estamos falando de um motor 1.0 Turbo de 125 cavalos, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. E é aqui que o carro brilha: a transmissão é ágil, sem aquela sensação de patinação ou lentidão típica de automáticos convencionais ou CVTs. As trocas são rápidas e deixam o carro esperto.

No quesito consumo, os números agradam. Com gasolina, consegui médias de 11 km/l na cidade e surpreendentes 16 km/l na estrada. Embora não tenha testado com etanol, o Inmetro indica cerca de 9 km/l (cidade/estrada) e 13 km/l na estrada.

Sobre a segurança e assistência à condução, há uma nuance importante que vale explicar. O Kardian Iconic conta com Piloto Automático Adaptativo (ACC), que ajusta a velocidade conforme o tráfego à frente. No entanto, ele não possui a função Stop & Go. Isso significa que o sistema é muito útil na estrada, mas ao reduzir a velocidade para a faixa de 35-40 km/h, ele desativa automaticamente e exige que o motorista assuma o controle total dos pedais. Além disso, o pacote inclui seis airbags, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego — este último, no meu teste, mostrou um funcionamento um tanto intermitente.

Design: Personalidade que Marca Presença

O visual é, sem dúvidas, um dos pontos fortes. A dianteira é imponente, com faróis 100% em LED que garantem que você seja notado na estrada – é aquele tipo de carro que pede passagem. A pintura azul combinada com o teto preto (bi-tone) e as rodas de 17 polegadas diamantadas conferem um ar sofisticado e moderno.

Na traseira, a assinatura luminosa em formato de “meia-lua” (ou um “C”) traz uma identidade única à noite. Um detalhe polêmico, mas funcional: os freios traseiros são a tambor. Antes de torcer o nariz, saiba que eles dão conta do recado perfeitamente, parando o carro com segurança, já que a maior força de frenagem fica no eixo dianteiro.

O interior na versão Iconic agrada com bancos em couro com detalhes em marrom. O acabamento mistura black piano e faixas de LED nas portas dianteiras, criando um ambiente acolhedor, embora as portas traseiras recebam um acabamento em plástico rígido mais simples.

Desempenho: Ágil e Conectado ao Motorista

Dirigir o Kardian é uma experiência prazerosa. O casamento do motor turbo com o câmbio de dupla embreagem resulta em respostas diretas. O 0 a 100 km/h fica na casa dos 9,9 segundos (segundo a Renault), o que é bem satisfatório para a categoria. Você pisa e o carro responde, ideal para ultrapassagens e retomadas.

A suspensão lida bem com a nossa realidade de asfalto lunar; o carro não raspa em lombadas e os pneus de perfil 55 ajudam no conforto. É um carro com “chão”, que passa segurança em curvas e estabilidade em velocidades de cruzeiro.

Tecnologia e Conforto: Diferenciais da Versão Iconic

A tecnologia a bordo merece um capítulo à parte e é onde a versão Iconic justifica seu preço. O destaque central é a multimídia flutuante de 10,1 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay — embora, no meu teste, o Android Auto tenha apresentado instabilidade.

Logo à frente do motorista, temos um painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas. Ele é visualmente moderno, mas tem peculiaridades: o conta-giros é apenas um círculo sem marcações progressivas, exibindo a rotação numericamente, o que é pouco intuitivo. Por outro lado, o painel é útil ao exibir a distância em segundos para o carro da frente (via ACC) e projetar orientações de navegação passo a passo (embora não mostre o mapa completo).

Outros diferenciais exclusivos desta versão incluem:

  • Chave-Cartão “Hands-Free”: O sistema da Renault é um dos melhores e mais práticos do mercado. O carro se destranca sozinho assim que detecta sua aproximação e, o melhor, tranca automaticamente quando você se afasta. É uma comodidade de uso diário que poucos modelos oferecem e que ainda conta com a partida remota para climatizar a cabine.
  • Sistema Multi-Sense: Permite alternar entre modos de condução (Eco, Sport e My Sense) e personaliza a iluminação ambiente (Ambient Lighting) nas portas, criando uma atmosfera noturna muito bacana.
  • Console Elevado e Freio Eletrônico: Diferente das versões básicas, o Iconic traz um console central alto e imponente, com freio de estacionamento eletrônico e uma alavanca de câmbio tipo joystick (e-shifter), elevando o requinte da cabine.
  • Carregador por Indução Refrigerado: O melhor que já vi, com uma saída de ar-condicionado dedicada para evitar o superaquecimento do celular.

O espaço interno é adequado para quatro adultos. Eu, com 1,80m, viajo bem atrás de mim mesmo. O porta-malas de 358 litros (VDA) é honesto e acomoda bem a bagagem de uma família pequena.

Kardian vs. Concorrência: A Briga é Boa?

Para entender se o Kardian vale os R$ 150 mil, precisamos colocá-lo lado a lado com quem domina as ruas. Seus rivais diretos são o Volkswagen Nivus Highline e o Fiat Pulse Impetus.

Característica Renault Kardian Iconic VW Nivus Highline Fiat Pulse Impetus (Hybrid)
Motor 1.0 Turbo (125 cv) 1.0 TSI (128 cv) 1.0 Turbo (130 cv)
Câmbio Dupla Embreagem (6m) Automático (6m) CVT (Simula 7m)
Porta-malas (VDA) 358 Litros 415 Litros 320 Litros
Destaque Câmbio ágil e Design Porta-malas e ACC Potência e Sistema Híbrido Leve
Ponto Fraco Multimídia instável Preço elevado Acabamento interno

Kardian vs. VW Nivus:

O Nivus é um carro maior (quase um cupê médio) e leva vantagem clara no porta-malas, sendo a melhor opção para famílias que viajam carregadas. No entanto, o Kardian contra-ataca com uma dirigibilidade mais esportiva, graças ao câmbio de dupla embreagem, enquanto o automático do Nivus preza mais pelo conforto. Em equipamentos, ambos se equivalem no topo, oferecendo ACC (com limitações) e painéis digitais modernos, mas o design fresco do Renault atrai quem cansou da sobriedade alemã.

Kardian vs. Fiat Pulse:

Aqui a briga é por tamanho e proposta. O Pulse Impetus (agora com sistema híbrido leve em 2025) tenta ganhar no consumo urbano e na potência bruta (130 cv). Porém, quando equalizamos a medição do porta-malas para o padrão técnico VDA, vemos que o Pulse oferece cerca de 320 litros, sendo menor que o do Kardian. Ao volante, o câmbio CVT do Fiat tira um pouco da emoção da pilotagem, algo que sobra no Renault. O acabamento do francês também se mostra superior ao do Fiat, que abusa mais de plásticos simples. Se você gosta de dirigir, o Kardian vence; se busca rede de concessionárias gigante, o Pulse continua sendo um rival forte.

Veredito: Vale a Pena?

O Renault Kardian Iconic é um produto maduro, bonito e mecanicamente muito bem acertado. Ele entrega prazer ao dirigir superior a muitos concorrentes com câmbio CVT e enfrenta o líder Nivus com dignidade.

Prós:

  • Design moderno e imponente.
  • Conjunto mecânico (motor + câmbio) excelente.
  • Bons números de consumo.
  • Diferenciais tecnológicos (Chave presencial inteligente, Multi-Sense, Console Elevado). 

Contras:

  • Preço elevado da versão Iconic (aprox. R$ 150.000).
  • Instabilidade na conexão multimídia (no teste).
  • ACC desliga em baixas velocidades (sem Stop & Go).
  • Acabamento traseiro simplificado.

Recomendação:

Se você busca um carro com dirigibilidade afiada e estilo, o Kardian é uma ótima pedida e supera o Pulse em refinamento de condução e porta-malas real (VDA). Porém, com o preço na casa dos R$ 150 mil, ele encosta no valor do Nivus Highline, que oferece mais espaço de bagagem. Se espaço não for sua prioridade máxima, o Kardian vai te colocar um sorriso no rosto a cada aceleração.

*FICHA TÉCNICA:

Motorização

Motor 1.0

Câmbio Automático

dupla embreagem man.sequ.com modo auto de 6 marchas

Combustível Álcool e Gasolina

Direção elétrica

Performance

Potência (cv) Álcool: 125

Gasolina: 120

Tempo 0-100km/h (segundos) Álcool: N/D

Gasolina: N/D

Torque (kgf.m) Álcool: 22.4

Gasolina: 20.4

Consumo cidade (km/l) Álcool: 8.8

Gasolina: 12.8

Velocidade max. (km/h) Álcool: 180

Gasolina: N/D

Consumo estrada (km/l) Álcool: 9.7

Gasolina: 13.9

Dimensões

Altura (mm) 1596

Tanque (L) 50

Largura (mm) 1773

Porta-malas (L) 410

Comprimento (mm) 4119

Entre-eixos (mm) 2604

Peso (kg) 1186

Ocupantes 5

Freios e Suspensão

Suspensão dianteira

Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensao traseira

Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

*Dados do fabricante

Deixe um comentário