Avaliação – Renault Symbol Privilège 1.6 16V 2009

O interior mantém as característica dos carros da marca. Ao entrar no Symbol nota-se o bonito painel de instrumentos em dois tons – mais claro na parte inferior – que tem luzes na cor âmbar. O volante revestido em couro, um pouco grande, atrapalha nas manobras mas oferece uma boa apunhadura no trânsito e na estrada. O conforto para o motorista e o passageiro são excelentes, o banco acomoda bem e não cansa em viagens longas. Com as opções de regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção fica fácil arranjar uma boa posição de dirigir. Para quem vai atrás fica o incômodo do teto baixo, que para uma pessoa de estatura alta pode esbarrar a cabeça no teto. Os plásticos possuem um visual moderno, mas são duros e não muito agradáveis ao toque. Nas laterais das portas, no modelo avaliado Privilège os botões dos vidros elétricos são de fácil manuseio, porém o botões para acionar os vidros traseiros para quem vai à frente fica um pouco complicado, pois tira-se um pouco da atenção ao ter que procurá-los entre os bancos. De resto o painel é de fácil visualização, os botões do pisca-alerta são fáceis de achar, assim como os do ar-condicionado digital de excelente qualidade. Só me incomodou o barulho parecido com um grilo que surge quando se acionam as setas indicadoras de direção.

Por dentro ainda é fácil encontrar outros itens funcionais como porta-copos, instalados logo à frente da alavanca de câmbio, e bolsas atrás do encosto dos bancos dianteiros. No porta-malas de 506 litros, tem espaço suficiente para acomodar a bagagem de cinco ocupantes, no caso de uma viagem mais longa. Na parte traseira destacam-se as lanternas integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. Ainda na tampa do porta-malas foi aplicado uma faixa cromada que tenta passar um ar mais luxuoso ao Symbol. No centro da tampa, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição “SYMBOL”, em letras estilizadas, na cor prata.

Para empurrar o Symbol Privilège a Renault optou pelo motor 1.6 16V Hi-Flex. O propulsor pode ser abastecido com gasolina pura (E0); gasolina (E22), que leva álcool em sua composição; e o próprio álcool (E100) e desenvolve 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,2 kgfm de torque máximo (3.750 rpm). Com álcool, são 115 cv (5.750 rpm) e 16 kgfm (3.750 rpm). Segundo dados da montadora, quando abastecido com gasolina, o Renault Symbol vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e em 9,9 segundos com álcool. A velocidade máxima é de, respectivamente, 186 km/h e 187 km/h. A potência é sentida tanto no trânsito pesado, como na estrada. Não falta disposição para o Symbol enfrentar uma longa viagem ou mesmo um trânsito pesado. O câmbio mecânico de cinco marchas possui engates precisos, mas duro e com trancos o que deixa o motorista um pouco incomodado nas trocas de marcha, mas com o tempo se acostuma. A suspensão é independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Faz conjunto com amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais e transmitem segurança nas curvas e em manobras mais bruscas. O sistema e bem macio e confortável nas ruas, não transmite insegurança e os buracos lunares de nossas ruas quase não são sentidos dentro da cabine. Para segurar o sedan foram instalados freios disco (ventilado) na dianteira e a tambor na traseira. Opcionalmente, todas as versões de acabamento do Renault Symbol podem vir equipadas com ABS que era o caso do modelo testado e que pude comprocar a sua eficiência várias vezes.

O Renault Symbol 1.6 16V possui duas versões de acabamento: Expression e Privilège, ambas recheadas de itens de série. Como por exemplo ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros e airbag duplo de série em todas as versões de acabamento. E também volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR – que garante o travamento automático das portas quando o carro atinge 6 km/h -, brake light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro. A versão testada Privilège conta ainda como itens de série como ar-condicionado digital, computador de bordo, retrovisor externo com regulagem elétrica e banco com revestimento em veludo. Também faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/55. A garantia é de 3 anos. No mercado nacional, seus principais concorrentes são Volkswagen Polo Sedan 1.6 litros (R$ 43.310), Peugeot 207 Passion (R$ 44.800) e as versões mais completas do Ford Fiesta Sedan (R$ 35.620), além do Fiat Siena 1.4 litros (R$ 37.206). Todos fazem parte da mesma faixa de preço do Renault Symbol Privilège (R$ 44.490) e possuem características parecidas com o modelo francês. Enquanto o Expression 1.6 16V Hi-Flex sai a R$ 41.190.

2 comments on “Avaliação – Renault Symbol Privilège 1.6 16V 2009

  1. Anderson

    Estou querendo comprar um durante esta semana, vc recomendaria?, porque segundo comentário de revendendores ele não é bom de mercado, o que dificultaria na numa eventual venda.

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