A Volvo Cars vai apresentar o sucessor do XC60 – utilitário esporte médio mais vendido da Europa, com mais de 1 milhão de unidades em oito anos – no Salão do Automóvel de Genebra, que ficará aberto ao público de 9 a 19 de março.
Com o novo modelo, a fabricante sueca consolida sua liderança no segmento ao desenvolver o SUV sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos veículos da série 90. Sua grande versatilidade garante ao modelo, por exemplo, apresentar três novos recursos avançados para auxiliar o motorista e mantê-lo longe do perigo.
Esses novos equipamentos de segurança oferecem ao condutor assistência automática em manobras – quando exigida – para evitar possíveis colisões. Isso deve fazer com que o novo XC60 seja referência no assunto e um dos automóveis mais seguros do mundo.
O City Safety foi atualizado no XC60 para incluir o suporte à direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos, pedestres e animais de grande porte.
O Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) opcional da Volvo Cars, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego, também foi atualizado. Agora, o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.O XC60 apresentará os sistemas de segurança de última geração, assim como os modelos da série 90, incluindo Detecção de Animais Grandes (Large Animal Detection), Mitigação de Saída de Estrada (Run-off Road Mitigation) e recurso de direção semiautônoma (Pilot Assist) como opcionais.