Antes tarde do que nunca, a versão duas portas voltou a ser oferecida no VW Gol. Símbolo do modelo em suas versões “caixote” e “bolinha”, as duas portas a menos foram bem raras de achar na Geração 3, enquanto na Geração 4 apenas os modelos mais básicos usaram esse tipo de carroceria. A nova geração (G5) tinha a opção de duas portas prometida desde o seu lançamento, mas a VW aguardou um longo tempo até finalmente recompensar quem aprecia esse tipo de carroceria.
Com o corte do novo vidro lateral traseiro similar a seus primos ricos Audi A1 e A3, o design do Gol foi feito no estúdio de design da marca em Wolfsburg e ficou harmonioso com essa opção de duas portas, sendo que as portas dianteiras vieram emprestadas da Saveiro. Com a possibilidade de ser montado em conjunto aos motores 1.0 e 1.6, com o mesmo nível de equipamentos da versão 4 portas (inclusive o câmbio I-motion), o Gol é o único compacto nacional a oferecer duas ou quatro portas em todas as configurações (a Fiat tirou do mercado a Uno Sporting 2p e Way 2p).