Desde que abriu os portões no dia 22 de novembro, o Distrito Anhembi, onde foi realizado o Salão Internacional do Automóvel 2025, em São Paulo, até o dia 30, recebeu, de acordo com os organizadores, mais de meio milhão de visitantes. Não é nenhum exagero afirmar que boa parte desse público consumiu alguns minutos – ou muitos minutos – na frente do estande da Super Veloce. A repercussão da estreia do UNICO foi, de fato, muito acima das expectativas não só do público presente, quanto dos diretores da empresa. Passada o sucesso de revelação, o modelo entra, agora, em produção regular.
Com projeto 100% brasileiro, o aSuper Veloce UNICO foi fruto de uma parceria do designer Adhemar Cabral, figura reconhecida globalmente por produzir as réplicas de Fórmula 1 mais precisas já vistas, e do empresário Rafael Espindola, CEO da Super Veloce, ex-embaixador da Lamborghini no Brasil e responsável por transformar uma comunidade de apaixonados por supercarros italianos em uma marca que combina lifestyle, exclusividade, design e performance.
Além de um marco para o automobilismo brasileiro, o Super Veloce UNICO abre caminho para termos um supercarro que não deixa nada a dever, em acabamento e exclusividade, às marcas italianas mais almejadas e exclusivas do mundo.
“O Brasil já teve pilotos que fizeram história e deixaram sua marca e paixão pelo automobilismo. Mas, no mundo dos supercarros, deixamos a desejar. Ao contrário dos pilotos, os entusiastas automotivos brasileiros até hoje não têm uma marca que se orgulhem. É nesse contexto e com essa missão que concebemos o UNICO”, explica Espindola.
Um carro que não se repete
O UNICO não se propõe a ser mais um superesportivo. Ele busca protagonismo e algo fora da curva. Concebido nos últimos dois anos, o modelo apresentado no Salão do Automóvel já tem dono e outros pedidos já foram realizados. “A proposta é que cada exemplar seja totalmente customizado. Cada carro será, de fato, único”, ressalta Cabral.
O conceito é claro: um monoposto feito para entregar a experiência autêntica de pilotagem de um Fórmula, com um design inspirado em supermáquinas italianas, mas reinterpretado ao gosto do estilo brasileiro. Essa combinação resulta em algo inédito e totalmente autoral. Sua carroceria foi desenhada em túnel de vento é integralmente confeccionada em fibra de carbono, pesando apenas 40 kg. É engenharia e inovação pura, sem excessos. “Usamos o mesmo fornecedor da Pagani para a bobina de fibra de carbono”, revela o CEO da Super Veloce, Rafael Espindola, destacando a o nível de acabamento que o projeto entrega.
Forma que serve à função
A estética do UNICO pode até parecer escultural, mas cada detalhe existe por razões aerodinâmicas. Vincos, recortes, dutos e superfícies foram moldados para reduzir arrasto, otimizar captação de ar e maximizar downforce — especialmente em frenagens longas, onde a estabilidade direcional deixa de ser detalhe e passa a ser sobrevivência em pista. Falando em sobrevivência, a Super Veloce trouxe de forma inovadora para esse supercarro um item que já salvou muitas vidas nos Fórmulas, que é o “Halo”.
Arsenal de pista
Na traseira, montado transversalmente, vive o coração do UNICO: o 2.0 Turbo de 360 cv, que promete entregar 6.200 rpm e 42 kgfm a 3.400 rpm. A marca ainda promete upgrades opcionais para motores V6 aspirado ou biturbo, caso o cliente deseje ir além.
A transmissão Powershift sequencial com trocas por paddle-shift acompanha a proposta. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 s e ultrapassa os 270 km/h. Mas, como tudo aqui pode ser personalizado, há espaço para transmissões Hewland ou Sadev, ambas sequenciais de seis marchas.
A suspensão dianteira também replica o conjunto de braços triangulares “duplo A” usados na Fórmula 1, enquanto a traseira adota arquitetura multilink. Os freios Brembo utilizam pinças de quatro pistões e discos de 380 mm na dianteira e 280 mm na traseira. É um conjunto pensado para giro rápido, frenagem curta e retomadas contundentes.
Calçado com rodas Apex de 18 polegadas (tala 9 na frente e 10 atrás), o UNICO utiliza pneus Yokohama A052 semislick, nas medidas 235/40 R18 e 295/35 R18.
Eduardo Pincigher / [email protected]

