Há 25 anos, precisamente em abril de 1993, o Brasil e o mundo passavam a contar com uma marca de ônibus totalmente nova: nascia o Volkswagen 16.180 CO, primeiro chassi com a logomarca VW. Era o início da família Volksbus, hoje composta por nada menos de 17 chassis, que chegava para acelerar e fazer história no transporte de passageiros.
Este ano a marca Volksbus celebra ainda o marco de 150 mil unidades produzidas, que rodam no Brasil e em mais de 30 países para os quais a MAN Latin America exporta robustez e performance sob medida para as mais severas aplicações. Mais de 30 mil Volksbus já foram vendidos aos mercados internacionais.
Junto com o lançamento do primeiro ônibus Volkswagen chegou ao mercado um conceito totalmente novo e fundamental à excelência no transporte de passageiros, muito antes de conceitos como o de TCO (Total Cost of Ownership) chegarem às garagens: a função dos monitores de pós-vendas, profissionais especializados que acompanham de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas e treinamento dos motoristas.
Além de atender às principais demandas do dia a dia, o monitor de ônibus acompanha todo o ciclo de vida dos chassis, desde a manutenção periódica até o treinamento para que o cliente tenha a melhor experiência com o veículo. O monitor representa os olhos da montadora no cliente, acompanhando sua rotina, e os olhos do cliente na montadora, levando sugestões de aprimoramento constante.
“Hoje rompemos barreiras no transporte de passageiros, a família Volksbus alcança os mais distantes destinos. Porém tudo começou com um relacionamento bastante próximo entre a fábrica e o cliente, graças ao pioneirismo da criação da função de monitores de ônibus”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.
São 80 profissionais atendendo cerca de 22 mil veículos por ano, o que soma mais de 550 mil Volksbus monitorados ao longo dessa história. A rede de concessionárias também é destaque: são 80 pontos de atendimento dedicado ao cliente de ônibus, o que representa a maior capilaridade do Brasil.
“A Volkswagen Ônibus nasceu com o conceito de solução para o transporte de passageiros, envolvendo a produção de chassis robustos, acompanhamento presencial da operação dos clientes e aperfeiçoamento constante para a evolução na performance dos chassis”, destaca Carrer.
Fonte: MAN Latin America – Comunicação