Eleito Carro do Ano na Europa em março, no Salão do Automóvel de Genebra – uma das premiações mais importantes do mundo –, o XC40 acaba de chegar ao mercado brasileiro já com números importantes comemorados pela Volvo Cars.
A fabricante sueca priorizou sua atual carteira de clientes, por intermédio da rede de concessionários, além de sua base de CRM, e desde 15 de janeiro até o momento, contabilizou 1.000 reservas do modelo. A ação também ofereceu 70 unidades da edição First Edition, esgotadas em 25 horas.
Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha), e é oferecido em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5 R-Design.
As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
As medidas do novo utilitário esportivo, que se destacam de seus concorrentes diretos. Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.
O XC40 segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.
O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina. Na traseira, a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria. O caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.
O interior do XC40 tem uma abordagem radicalmente nova para os porta-objetos. O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.
Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers tiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água. O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, uma grande área de armazenamento com uma caixa revestida de tecido e uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo.
No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens.
O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″. Outro destaque do Sensus é a qualidade do sistema de som, o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência. Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência. O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.
Em relação à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs compactos de luxo. O modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
O modelo acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h. Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia.
A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020. Por isso, em sua estrutura, o XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.
Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).
O XC40 já está sendo distribuído nas 31 concessionárias da rede nas versões T5 Momentum e T5 R-Design. Em julho chega a configuração T4.
Tabela de preços (modelo 2019):
XC40 T4 – R$ 169.950 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum – R$ 194.950
XC40 T5 R-Design – R$ 214.950
O novo XC40 também faz parte do programa Volvo For All, que oferece a pessoas com deficiência isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra do modelo. Além de todos os benefícios para aquisição dos veículos da marca, a fabricante sueca também disponibiliza em suas concessionárias equipes treinadas e preparadas para atender os interessados nas vantagens do programa.
abela de preços para vendas especiais (PCD):
XC40 T4 – R$ 145.950
XC40 T5 Momentum – R$ 169.950
XC40 T5 R-Design – R$ 189.950
Fonte: Llorente y Cuenca