O piloto Fábio Coelho Amaral da Equipe Yamaha O2BH de Enduro tem todos os motivos para comemorar. Isso porque Fábio, que faturou em 2017 o Enduro da Independência, foi o grande vencedor da etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, realizada neste fim de semana na cidade paranaense de Almirante Tamandaré. Com este resultado, Fábio e sua Yamaha TT-R 230 se isolam na liderança da categoria Brasil.
Foram 300 quilômetros de muitas trilhas técnicas, sendo 166 no primeiro dia e 134 no segundo. E apesar do elevado nível técnico, Fábio Coelho Amaral superou os desafios das terras paranaenses com certa facilidade.
Com sua Yamaha TT-R 230, o piloto manteve a boa fase e venceu as quatro etapas da prova na Categoria Brasil, conseguindo ampliar ainda mais a vantagem na liderança do campeonato. “Gostei demais do enduro Lavailama, apesar de ser bem diferente do que estou acostumado a andar em Minas, por isso mesmo esperava ter mais dificuldades. O terreno foi diferente do Pampas, prova de abertura da temporada no Rio Grande do Sul, mas também teve trilhas bem escorregadias, bem lisas. Optei por usar o pneu Kenda Triple na roda traseira da minha TT-R 230 e tive uma tração incrível, não tive dificuldades com o terreno e a moto me ajudou bastante, com isso venci as quatro etapas do final de semana. Ainda estou me familiarizando com o Campeonato Brasileiro, são muitas diferenças, tanto de trilhas quanto de planilhas, mas estou curtindo demais as provas. O pessoal se preocupa demais com a segurança dos pilotos, colocam sempre neutros estratégicos em todas saídas de trilhas, para que ninguém tenha que acelerar em estradas, todos os locais são muito bem sinalizados, como atoleiros, locais com perigos, estou gostando demais das provas”, relatou Fábio Amaral.
Na Categoria Master, o capixaba Jomar Grecco encontrou dificuldades no primeiro dia, que teve trilhas bastante exigentes e alto grau de dificuldade. Ainda se recuperando de uma cirurgia, Grecco conseguiu se manter entre os primeiros colocados marcando importantes pontos no campeonato. Já no segundo dia, as trilhas eram mais abertas e a prova exigiu a atenção ao roteiro e a navegação. Jomar conseguiu dois segundos lugares e com o resultado, assume a viçe-liderança da competição.
“O primeiro dia foi mais pesado, com trilhas mais ‘tranqueiras’, alguns trechos dentro de rios e com muitas pedras, me lembrando as provas de hard enduro por causa das dificuldades, mas isso faz parte também. Custei a me adaptar e tive um resultado que acho que foi razoável pensando no decorrer do campeonato, fiz um segundo e um terceiro lugares. O segundo dia de prova foi um dia mais rápido, com trilhas mais soltas, sem muitos sufocos como no primeiro dia. Foi uma prova com médias de velocidade mais altas, mas com muita navegação, era preciso muita atenção na planilha. Neste segundo dia consegui melhorar e fiz dois segundos lugares, resultado muito bom. Melhorei na classificação e assumi agora a vice-liderança do campeonato, um resultado muito bom. A próxima prova é em Lavras/MG e a expectativa é muita boa, é uma prova com muitas trilhas, muitas pedras e que me sinto mais à vontade”, declarou Jomar Grecco, que disputou a prova com uma Yamaha WR 250F.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade será realizada nos dias 5 e 6 de maio, na cidade mineira de Lavras, com trilhas bem conhecidas de Fabio e Jomar, que esperam manter o bom ritmo da temporada. Fábio quer ampliar a diferença na liderança da Categoria Brasil e Jomar espera entrar de vez na briga pela liderança do Campeonato na Categoria Master.
Fonte: yamaha-motor

