O “Dia do Motociclista” é comemorado no Brasil todo em 27 de julho e em cada cidade a data serve de estímulo para a realização de passeios em duas rodas, palestras e eventos de moto-clubes. Para a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a ocasião é propícia para uma série de ações educativas visando a pilotagem defensiva e a segurança no trânsito.
Atualmente, o Brasil figura entre os seis maiores produtores mundiais de motocicletas. Segundo a edição de 2015 do Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas, tendo por base os dados de 2014, entre as 23.027.875 motocicletas da frota nacional, 38,5% se encontram na Região Sudeste (8.873.235 unidades) e 27% na Nordeste (6.211.226 unidades), considerando-se as maiores concentrações regionais. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 15,3% (3.524.907 unidades), Centro-Oeste, com 10,2% (2.354.211 unidades), e Norte, com 9% (2.064.296 unidades).
Com base nos licenciamentos do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam, pertencente ao Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, o estado de São Paulo possui a maior frota de motocicletas do País, com 5.019.766 unidades, seguida por Minas Gerais, com 2.529.365, Paraná, com 1.334.785, Ceará, com 1.310.221, e Bahia, com 1.283.897 unidades.
Pela base oficial de dados de 2014, do total de 62.847.293 de brasileiros habilitados para conduzir todo tipo de veículo, 42,64% podem legalmente pilotar motocicletas, ou seja, 26.799.931 habilitados encontram-se classificados na categoria A. No Brasil, há 21.181.481 homens e 5.618.450 mulheres com habilitação para pilotar as motos.
Ente os homens habilitados para a condução de motociclistas, a maior faixa etária, com 30,35% do total, está entre 31 a 40 anos, seguida pela faixa de 41 a 50 anos, com 20,18%. A faixa mais jovem, de 18 a 21 anos, representa apenas 6% do total. No caso das mulheres, também predomina a faixa etária de 31 a 40 anos (33,63%), seguida por 26 a 30 anos (22,53%) e 22 a 25 anos (15,3%). A faixa mais jovem, de 18 a 21 anos, atinge 7,79%. As mulheres também já correspondem a 22% dos compradores do veículo no País.
A maior parte dos compradores de motocicletas no Brasil está na faixa de 21 a 35 anos de idade (49%). Em seguida, estão os brasileiros acima de 40 anos, correspondendo a 29% do total. Apenas 5% dos compradores têm até 20 anos.
A flexibilidade de locomoção permite que a motocicleta seja utilizada em múltiplas atividades simultaneamente, como locomoção (97,6%), lazer (93,5%) e trabalho e geração de renda (27%).
“O País conta com frota superior a 23 milhões de unidades, o que equivale à média de uma moto para cada grupo de 9 habitantes. Em outros países, como Espanha e Itália, essa relação é de 9/1 e 7/1, respectivamente. Entre os países asiáticos, a relação chega a 3/1. Estes números evidenciam que o Brasil ainda possui amplo potencial para o crescimento do mercado de motocicletas”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
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