Shell Helix inova ao criar primeiro carro de gelo para campanha publicitária no Brasil

A Shell Lubrificantes acaba de lançar o filme “Carro vs. Sol”, que traz um carro de gelo, que foi posicionado na orla da praia de Santos (SP), chamando a atenção dos transeuntes. Criada pela agência Wunderman, a ideia da iniciativa foi mostrar que os automóveis aguentam o calor do sol no dia a dia, mas isso passa despercebido pelos seus donos. A ativação, que mostrava o derretimento do veículo, teve o objetivo de passar o conceito mãe que a agência desenvolveu para a marca e que fala de retribuição – “Seu carro já fez muito por você. Retribua com Shell Helix” – chamando a atenção do motorista para o cuidado que deve ter e dedicar a seu carro, que está com ele em todos os momentos – na chuva, no calor, no sobe e desce de ladeiras etc.

 Essa é a primeira vez que uma campanha publicitária faz um veículo esculpido em gelo no Brasil, um país tipicamente tropical. O projeto nasceu três meses antes da montagem, realizada diretamente na orla. Uma equipe de dez pessoas foi mobilizada, coordenadas pelo escultor Adriano Elias. Entre a chegada dos blocos de gelo, que juntos somaram cerca de doze toneladas, e a finalização do carro, passaram pelo menos quinze horas. Algumas peças no entanto, já chegaram prontas na orla, dada a complexidade da obra. “O gelo utilizado é próprio para a escultura. No Brasil, essas exposições costumam ser feitas em câmaras frias”, detalha o artista Elias.

 As peças foram empilhadas durante a madrugada e os acabamentos foram dados com uma serra elétrica – todos os profissionais envolvidos utilizaram uniformes equipamentos de proteção. A ideia era que a escultura aguentasse entre oito e doze horas de exposição. Entretanto, para derreter por completo, o tempo médio é de três dias e não apenas devido ao calor do sol: os ventos podem ser um forte inimigo no derretimento, uma vez que as correntes substituem o ar frio pelo quente. O mesmo acontece com o carro.

 Além de ser inovadora no viés publicitário, a ativação também possui um lado sustentável. Todo o gelo derretido foi direcionado para um reservatório de zinco abaixo da escultura. Com isso, a água foi reutilizada para regar parte do jardim da orla de Santos, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes. 

Fonte: EDELMAN

About admin

Missão Para isso, também pretente contar com a ajuda indispensável dos leitores. Seja com críticas ou sugestões, esse é um canal aberto onde quem manda é quem acessa, simples assim. Descrição O site da Revista Torque foi criado com a missão de levar aos leitores a mais completa informação on-line sobre carros, motos e tudo mais, no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário