No Brasil, a Chevrolet foi criticada por usar correias dentadas, enquanto as concorrentes se gabavam de ter a “moderna” corrente de distribuição. Mas a lição que vem da Europa revela um segredo: o que se esconde debaixo do capô dos motores de corrente nem sempre é sinônimo de tranquilidade. Qual a verdade por trás de ambos os sistemas e por que a manutenção preventiva é a única garantia de segurança?
Você já ouviu falar que a corrente de distribuição é a “solução sem manutenção” que dura a vida útil do motor? Acredite, meu amigo, é justamente essa promessa que pode se tornar uma bomba-relógio para o seu bolso.
Em teoria, a corrente de distribuição – que, para os leigos, parece uma robusta corrente de bicicleta – é a guardiã do motor, conectando o virabrequim e o comando de válvulas com precisão milimétrica. O problema é que, ao contrário das correias dentadas que têm um prazo de validade claro (geralmente entre 60 e 120 mil km), a corrente só é trocada quando dá problema. E quando ela avisa, já é tarde demais.
Os primeiros sinais de um defeito são o que chamamos de “alarme silencioso”. Um barulho metálico, um “chocalho” que aparece na partida a frio e desaparece em segundos. A maioria ignora, achando que é normal. Mas esse ruído quase sempre indica uma diminuição na tensão da corrente, o prelúdio para um desastre. Se a luz da injeção acende, a coisa já está séria, indicando que o ponto do motor está fora do esperado.
E aí vem a dor de cabeça: o custo do reparo. A corrente em si não é cara, um kit completo custa cerca de 300 a 500 euros na Europa. O problema é a mão de obra. Em muitos carros modernos, como os BMW a diesel com motor N47 e os VW com motor EA111 TSI, a corrente fica na parte de trás do motor, contra a parede corta-fogo. Isso significa que, para ter acesso, é preciso retirar o motor inteiro! O trabalho, que dura até 18 horas, facilmente transforma a conta em mais de 2.000 euros. Se a corrente já tiver esticado e danificado outras partes, a conversa muda de reparo para “revisão completa do motor”, exigindo um investimento pesado.
No Brasil, a Chevrolet foi alvo de críticas por usar correias dentadas em seus motores Onix e Tracker. Mas, enquanto alguns viam isso como um retrocesso, o tempo e a experiência mostraram que a abordagem da montadora é mais transparente: ela exige a manutenção preventiva da correia em intervalos regulares, o que garante a durabilidade e evita surpresas.
Enquanto isso, lá fora, as “concorrentes” que tanto se gabavam da corrente, agora convivem com um histórico de problemas. VW, Ford e até a Stellantis tiveram suas dores de cabeça com correntes que esticavam ou quebravam, causando prejuízos enormes para os proprietários. É por isso que algumas dessas marcas, como a Peugeot e a Ford na Europa, estão cada vez mais apostando em designs inovadores de correias dentadas, as famosas “belt-in-oil”, que rodam em banho de óleo e se tornam mais duráveis.
A tecnologia de correia banhada a óleo foi adotada pela GM para reduzir o atrito e o ruído do motor, com a promessa de maior durabilidade em comparação com as correias expostas ou as tradicionais correntes metálicas. No entanto, o uso incorreto de lubrificantes, fora da especificação Dexos, causou o “esfarelamento” do material em alguns casos. Para resolver isso, a Chevrolet desenvolveu uma nova formulação química para a borracha da correia, tornando-a mais resistente a variações na qualidade do óleo e, consequentemente, mais tolerante às manutenções fora do padrão ideal – uma realidade comum no mercado brasileiro.
Além do aprimoramento técnico, a marca ampliou a sua rede de fornecedores para o novo componente, o que garante um abastecimento mais regular para as linhas de produção. Essa estratégia, somada à nova formulação da borracha, mostra o compromisso da Chevrolet em entregar um produto mais robusto e preparado para os desafios do dia a dia.
É importante ressaltar que, apesar das melhorias, as recomendações de manutenção não mudaram. A Chevrolet mantém a exigência do uso de óleo com certificação Dexos e a substituição da correia a cada 240.000 km ou 10 anos, o que ocorrer primeiro. A longevidade do motor continua dependendo da manutenção preventiva e do uso do lubrificante correto, como alertado no manual do proprietário.
Para reforçar ainda mais a confiança nos produtos, o Onix e o Tracker 2026 chegam com garantia de fábrica de até cinco anos, alinhando-se a concorrentes como o Hyundai HB20, Creta e o Jeep Renegade.
A lição é clara: não existe tecnologia perfeita sem a manutenção correta. Tanto a corrente quanto a correia dentada precisam de cuidados. No caso da correia, basta seguir o plano de manutenção. No caso da corrente, é preciso ficar atento a qualquer sinal.
A intervenção precoce economiza dinheiro e evita falhas no motor. Portanto, preste atenção aos ruídos, use o óleo correto e não caia na ilusão de que a tecnologia, por si só, é uma garantia de que você nunca terá problemas.
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Corrente de Distribuição – Componente de metal, semelhante a uma corrente de bicicleta reforçada, que sincroniza o movimento do virabrequim e do comando de válvulas de um motor. É conhecida por sua durabilidade, mas pode se desgastar ou esticar, causando sérios problemas.
Correia Dentada – Cinto de borracha reforçada com nylon que executa a mesma função da corrente. Exige substituição periódica, conforme o manual do fabricante, para evitar sua ruptura e danos graves ao motor.
Motor VW EA111 – Família de motores a gasolina e turbo (TSI) da Volkswagen, que equipou diversos modelos populares na Europa. Teve histórico de problemas com correntes de distribuição que esticavam ou quebravam.
Motor BMW N47 – Motor a diesel da BMW, conhecido por seu alto desempenho e economia de combustível, mas também por falhas prematuras na corrente de distribuição, resultando em reparos extremamente caros devido à sua localização na parte traseira do motor.
Belt-in-oil – Uma tecnologia de correia dentada que opera em banho de óleo. Desenvolvida para unir a eficiência de uma correia com a durabilidade de uma corrente, ela exige o uso de um óleo lubrificante específico para evitar o ressecamento e o desgaste do material.
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