A posição de dirigir alta ajuda a se locomover no trânsito, mesmo com dimensões maiores que os carros mais comuns, a sensação á bordo é que estamos dirigindo um verdadeiro sedan médio de alto luxo. Os bancos em couro envolvem o motorista e transmitem muita segurança em curvas. O volante tem uma boa empunhadura e o banco elétrico ajuda a achar a posição correta de dirigir. Os instrumentos são fáceis de usar e intuitivos.
Uma das várias curiosidades fica pelo estilo da manopla do cambio automático, que tem um formato circular, trata-se do sistema Drive Selector, que proporciona mudanças ao simples giro de um botão no centro do console, que “surge” quando o carro é ligado através de um botão no painel, ao lado do volante, a chave só é usada para reconhecimento da presença do motorista, o sistema de câmbio é o mesmo usado nos modelos da Jaguar, que também pertence ao grupo Indiano. Seu porta-malas suporta até 420 litros e é aberto e fechado eletronicamente, sem precisar usar a força das mãos. Para fechar a porta, o proprietário pode usar o comando da chave ou apenas passar o dedo na maçaneta com um pouco de força que as portas travam.
Para quem pensa que o seu apelo urbano não serve para enfrentar a terra, lama ou mesmo terrenos com pedras se enganou. O Evoque vem equipado com tração integral e o famoso e eficiente sistema Terrain ResponseTM, que adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega com a opção de ajustar o carro para cinco tipos de terrenos diferentes. Além disso, o Evoque oferece uma generosa altura em relação ao solo, que facilita a entrada e saída de obstáculos mais difíceis.
O Evoque também vem equipado com o sistema Adaptive Dynamics, que funciona através de amortecedores magnetizados, onde a textura do óleo pode ser modificada instantaneamente para deixar o rodar mais agradável. E conta com o sistema de auxílio ao estacionamento Park Assist, tudo para deixar o motorista bem à vontade, sem se preocupar com muita coisa, apenas em aproveitar os momentos felizes ao volante.
Os motoristas que testarem o Range Rover Evoque em terrenos off road ficarão tranquilos ao saber que, além da generosa altura em relação ao solo, o modelo ainda possui breakover, aproximação e ângulo de chegada melhores do que outros SUV compactos. O modelo também oferece tração integral nas quatro rodas, permitindo desempenho superior em qualquer tipo de terreno.
O Evoque está equipado com o moderno motor a gasolina Si4 de 2.0 litros turbo e 240 cavalos de potência e torque de 340 Nm de origem Ford. O propulsor usa uma tecnologia que inclui injeção direta de combustível e distribuição dupla variável que empurram sem problemas os 1.595 kg do crossover em qualquer faixa de giros. Em conjunto está o câmbio automático de seis velocidades (Aisin AW F21), com opção de mudanças sequenciais por botões dispostos na parte de trás do volante.
O câmbio mostrou eficiencia durante o teste, sem trancos ou mesmo barulhos nas retomadas. Nas curvas ou nas retas o modelo se comportou como um sedan, não mostrou nenhum sinal de inclinação anormal, comum nesse tipo de veículo que tem o centro de gravidade mais alto. Durante o teste, com o ar-condicionado ligado o tempo todo, sua média foi de 6,5 Km/l, chegando a 7,5 Km/l em situações que o motor não era tão exigido. A versão avaliada custa R$ 182.900, já a opção de entrada, Pure, pode ser adquirida por R$ 164.900.
CONTINUA NA PÁGINA 3
Isso sim é um SUV irado para caralho. Nota 11!
Eu não curto SUV, mas teria fácil essa na minha garagem!
Carro bonito da porra!!!
Marcus, parabéns pela matéria. Estou orgulhoso de ver você só fazendo review de carreta maneira. Show de bola!
Faço minhas as palavras do Marcel.
Se bem que ultimamente até tenho curtido um pouco as SUV hahaha. Tá de parabéns camarada
Marcus:
Alem de ler os ótimos comentários sobre o carro, ainda tive o prazer de entrar no mesmo. Realmente uma beleza de carro.
abs
É maravilhoso,só não se preocupam com o consumo.
Também a família real não precisa se preocupar,
a grana pra eles é fácil.
: )
Parabéns pela avaliação Marcus!
Realmente um carro espetacular!!! Utiliza soluções muito interessantes para quem usa no dia-a-dia! O design é sem comentários, futurista pra caramba!
A Land Rover poderia num futuro próximo criar um carro maior com esse mesmo design, ficaria bem interessante!
A única ressalva que eu faria a este carro é o uso de um 4 cilidros turbo… deviam ter colocado um V6…