Avaliação – Toyota Etios HB XS 1.5 (Flex) 2014

Fotos: Divulgação

O Toyota Etios hatch 1.5 XS é bem divertido, essa é a palavra que mais se encaixa com o perfil do pequeno modelo da marca japonesa. Para quem quer um carro ágil no trânsito, esperto e fácil de estacionar, não deixe de fazer um test-drive nele, mesmo que ache o visual um pouco esquisito ou o interior fora dos padrões da marca. Pense nele como se quisesse ter um carro prático e que lhe dê prazer em dirigir, e com muita economia de combustível.

A linha 2014 sofreu algumas mudanças e deixou o interior mais agradável para quem reclamava da qualidade dos materiais e do acabamento. Avaliamos a nova versão do hatch, a XS, que antes vinha com o motor 1.3 de 90 cv e agora é empurrado pelo esperto 1.5 de 96,5 cv. Entre as outras opções da versão hatch, estão a 1.3, X 1.5 e XLS 1.5.

Por dentro o Etios ganhou o painel Total Black (antes era na cor bege), oferecido a partir da versão X, agora muito mais discreto. Na versão avaliada, o modelo oferece maçanetas internas na cor prata fosco, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, revestimento Sport Comfort nos bancos e sistema de áudio Double DIN, com rádio, CD e entrada USB. Ainda na parte interna, é possível observar detalhes cromados nos comandos e saídas de ar. O bancos tem revestimento na cor preta e são muito macios. Seu porta-malas tem espaço para apenas 270 litros, suficientes para um casal com um filho.

Para quem anda no Etios hatch o espaço interno é bem aproveitado, tanto para o motorista, quanto para os passageiros, em um passeio com cinco pessoas, incluindo uma criança de 10 anos, ninguém reclamou de apertos ou dores nas pernas, todos estavam bem acomodados e fizeram o passeio sem problema. A posição de dirigir é excelente e o volante tem o tamanho ideal para conduzir o pequeno Toyota. A parte ruim fica por conta do painel de instrumentos, localizado ao centro do painel principal, a localização desvia o olhar e distrai a atenção para o trânsito, isso deveria ser mudado.

Por fora não houve mudanças, o Etios hatch continua com a mesma aparência desde o seu lançamento. Mas já existem rumores de uma reestilizão das duas versões (hatch e sedan) em breve. As linhas não são as mais bonitas entre os concorrentes, e deixam a desejar quando observado de alguns ângulos, como por exemplo, na parte traseira, o corte da tampa do porta-malas, que é muito irregular e o para-choque que tem um caimento exagerado nas extremidades. Já os retrovisores externos antigos foram substituídos por modelos mais contorno mais “agressivo”.

A versão XS já vem equipada com airbag duplo frontal, alertas visuais e sonoros de cinto de segurança não afivelado e freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Além de regulagem de altura do volante, aerofólio e desembaçador do vidro traseiro.

O “capetinha” é empurrado por um motor 1.5 de 96,5 cv, que deixa o pequeno hatch bem à vontade para acelerar e fazer ultrapassagens sem medo. Parece pouco, mas os 6.5 cv de potência a mais que a versão com motor 1.3 fazem muita diferença. O propulsor proporciona muita diversão ao volante. Em conjunto está o ótimo câmbio manual de cinco velocidades que oferece engates precisos e macios e a embreagem no ponto e no peso corretos. A suspensão é bem acertada, deixa o carro na mão o tempo todo e contorna as curvas mais fechadas sem pestanejar, mesmo em velocidade mais altas e com muita segurança. O consumo ficou em 10,4 km/l na média rodando sempre em perímetro urbano. O modelo custa R$ 40.790 com todos os itens de série. Já a versão XLS, mais completa parte de 44.290.

CONTINUA NA PÁGINA 2

Deixe uma resposta