Avaliação – Toyota Etios Sedan XLS 1.5 (Flex) 2014

Fotos: Marcus Lauria

Apesar de ser um excelente carro para dirigir e com espaço de sobra para os passageiros, a Toyota não teve o devido reconhecimento do seu primeiro compacto no Brasil e talvez no restante dos países aonde ele é vendido. Talvez por esse motivo, a marca já tem data marcada para renovar o carrinho e está preparando uma atualização completa do Etios para o final de 2015. Especula-se que o novo Etios poderá ser uma variante brasileira dos Toyota Agya/Daihatsu Ayla da Indonésia ou mesmo um projeto totalmente novo.

Lançado inicialmente no mercado indiano, o modelo (tanto hatch quanto sedan) não vem atendendo as expectativas de vendas da Toyota em vendas, ficando com o desempenho abaixo do normal. No entanto, a marca não perdeu tempo e iniciou uma série de promoções e descontos, o que ajudou um pouco a acelerar esse processo, fazendo parte dos 20 mais vendidos em pouco tempo de campanha.

Mas antes dessa mudança que está por vir, a linha 2014 do Etios chega com pequenas mudanças, um ano após seu lançamento, até ser totalmente renovado. O modelo avaliado, um sedan na versão XLS com motor de 1.5 litro, já está com as mudanças feitas no painel e no acabamento interno, que agora recebem o acabamento Total Black. Alterações essas que deixou o interior do carro bem mais agradável.

Ainda por dentro, o Etios ganhou novos tecidos nos bancos velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de novos espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria. Enquanto que as versões 1.3 e X 1.3 do hatch continuam com o mesmo painel original.

A versão avaliada traz como itens de série airbag duplo, freios ABS com EBD, direção elétrica, grade na cor da carroceria, aerofólio, desembaçador/limpador traseiro e ajuste de altura do volante. Além de ar-condicionado, travas e vidros elétricos, +) novo sistema de som com rádio AM/FM, CD Player e entrada USB e acabamentos cromados no painel, rodas de liga aro 15″, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, abertura do porta-malas por comando elétrico, friso cromado na tampa traseira, cromado na grade dianteira, volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada e com controle do sistema de audio. Completo o modelo custa R$ 44.990.

Ele possui três anos de garantia e pode ser adquirido em seis cores: branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho (sai a cor verde do hatch 2013). O Toyota Etios sedan  só é oferecido com o propulsor 1.5 16V que gera 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol, ambos os números alcançados a 3.600 rpm, e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível.

O Etios sedan mostra um desempenho bem agradável e um consumo médio bom. O comportamento dinâmico dele é bem equilibrado, o modelo se comportou bem na cidade e na estrada. A direção elétrica facilita as manobras e a ampla área envidraçada ajuda bastante nesse hora. Na estrada, o que incomodou foi o barulho do motor, que insiste em invadir a cabine e a direção elétrica, que mexia toda vez que era ultrapassado por um carro mais veloz ou veículos maiores.

Tanto nas retas, quanto nas curvas, o modelo se comportou direito, mantendo sempre a trajetória, principalmente nas curvas, onde o sedan se mostrou bem seguro. Mesmo em velocidades mais elevadas, sempre no limite da estrada, a potência do motor foi suficiente para empurrar o carrinho sem pestanejar. O câmbio tem trocas suaves e precisas, o que ajuda na hora de reduzir as marchas nas ultrapassagens e não cansa as mãos no trânsito pesado das grandes cidades.

Enfim, o Etos sedan é um carro equilibrado, que precisa mesmo só de uma plástica mais profunda para agradar mais consumidores que tem preconceitos diante da aparência do carro. Caso contrário, aconselho um test-drive para conhecer melhor o carro e conhecer suas vantagens diante da concorrência.

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