Avaliação – Chevrolet S10 Cabine Dupla Executive 2.4

 

Pelo 15° ano consecutivo a pick-up média S10 da Chevrolet é líder em vendas no Brasil. De janeiro a dezembro de 2009, foram emplacadas 39.243 unidades, resultado que conferiu ao modelo uma participação de 35,6% no segmento, contra 30.996 unidades do segundo colocado. No mesmo período a S10 teve um aumento de 25,3% nas vendas, comparativamente ao ano de 2008 (31.310 unidades), crescimento superior ao do segmento, que foi de 18,9% (110.113 unidades em 2009 contra 92.621 unidades em 2008). A S10 já sofreu algumas mudanças desde 1995, no de seu lançamento no Brasil, passando pela primeira mudança leve em 1999, outra um pouco mais significativa em 2001 e a mais radical em 2005, quando recebeu uma leve remodelação em maio do ano passado.

A versão testada pelo CarPoint News foi a Executive, com cabine dupla e motor 2.4 flexpower e com tração 4×2, que vinha com todos os opcionais e acessórios possíveis. A S10 2009 recebeu algums apliques externos e algumas perfumarias que vieram para dar mais fôlego a pick-up mais vendida do Brasil, antes de sua remodelação completa, que não deve demorar muito para acontecer. Na parte externa, a diferença em relação ao modelo de 2005 fica por conta dos novos adesivos, encontrados nas laterais, com palavra “Executive”, com uma faixa em toda a lateral, que indica a versão do utilitário, além do logotipo “S10 Flexpower” na extremidade traseira da lateral e o nome da marca “Chevrolet”, na porta da caçamba. Para um bom observador as novidades não se limitam somente aos adesivos, também foram mudados os faróis, que agora são fumê, as lanternas traseiras receberam um novo desenho, com gomos salientes, o destaque da dianteira, fica por conta da grade cromada, que segue o estilo dos modelos da marca pelo mundo, com uma faixa central, com a “gravatinha” dourada ao centro. Para aderir aos adeptos do Tuning, a Chevrolet resolveu aplicar uma tomada de ar sob o capô, que não tem nenhuma função, a não ser a estética. Os pára-choques, tanto o dianteiro, quanto o traseiro, receberam apliques na cor preta, que lembram os modelos “off-road light” vendido em nosso país. O rack, o santoantônio e os estribos firam quadrados, antes eram arredondados. O modelo testado não tinha um defletor no teto, mas no site da montadora é possível verificar a existência desse acessório.

Ainda na parte externa, aonde a pick-up recebeu as maiores alterações é possível observar o novo aplique preto na coluna do pára-brisa, que se juntou a coluna central, que já existia na mesma versão de 2005. Que visto de lado, a impressão que se tem é de que a S10 Executive tem uma máscara na parte dianteira. Chegando ao interior da pick-up, parece que não saímos de 1995, época em que a S10 ainda era novidade. Com pequenas mudanças feitas até hoje é possível notar que a qualidade dos materiais internos, como plásticos do painel e das laterais da porta, lembra a do Celta, modelo de entrada da marca Chevrolet. Talvez se não fosse pelo acabamento em couro dos bancos, das laterais das portas e do volante, além do aplique em madeira que envolve os comandos dos vidros elétricos, localizado nas portas, sentiríamos que estávamos em um carro popular. Mas não faltam boas intenções para agradar o consumidor, na versão Executive, como o banco do motorista com ajuste elétrico, de altura e distância, mais dois de inclinação do assento. No teto, há um porta-controle remoto de garagem, com membrana de borracha na tampa para você apertar o botão sem tirar do compartimento. A trava elétrica das portas tem assistência pneumática, para suavizar o movimento das fechaduras, além de muitos porta-objeto espalhado por todo seu interior, como um inconfundível porta-cassetes, isso mesmo.

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