Avaliação – Chevrolet S10 Cabine Dupla Executive 2.4

Sob o capô, o motor é o mesmo lançado em 2007, um propulsor de 2.4 litros Flexpower, que rende 141 cv com gasolina e 147 cv utilizando álcool, sempre a 5.200 giros – o antigo ficava em 128 cv. O torque máximo com os dois combustíveis chega a 21,9 kgfm, mas na versão a gasolina ele aparece entre 2.400 e 3.200 giros e com álcool entre 2.400 e 4.400 giros. O ganho de potência segue a mesma lógica da GM na alteração dos motores 1.0 VHC e 1.4 Econo.flex: um aumento brutal da taxa de compressão. Ela pulou de 9,6:1 para 11,5:1, pouco mais de 20%. Além disso, o propulsor sofreu outras alterações, como um novo coletor de admissão feito em plástico, que segundo a montadora otimizou o fluxo de ar, que faz a mistura na câmara de combustão, além do peso reduzido. Além disso, a S-10 ganhou um acelerador eletrônico, que controla precisamente o fluxo de combustível possível a cada momento, independentemente da pressão que é exercida no pedal. Segundo a GM, o sistema reduz o consumo de combustível e transmite respostas mais rápidas. O motor 2.4 8V flex acelera sem deixar buracos. A potência de 147 cv, com álcool, torna a S-10 bem mais esperta que a antiga versão a gasolina. Apesar de o torque não ter se alterado – ficou em 21,9 kgfm -, as acelerações melhoram sensivelmente. Segundo a Chevrolet, o zero a 100 km/h é feito em 11,9 segundos. A máxima é limitada eletrônica e ajuizadamente em 150 km/h.

Utilitários não são os reis da estabilidade e a S-10 faz parte desse clube. A pick-up balança e solta a traseira em curvas mais ousadas. As rodas, grandes e com pneus de perfil alto, copia as imperfeições do asfalto e gera um problema de comunicação com o volante. Nas retas, os modelos balançam bastante e tornam as viagens longas cansativas. A S-10 é bruta por fora. E por dentro. Os comandos do painel são “duros” e o câmbio tem engates difíceis, que exigem esforço no manuseio. O consumo é incrível para utilitários médios. Segundo a GM, com álcool a S-10 faria 7,2 km/, com gasolina, o número sobe para 10,4 km/l. A reconfiguração do motor para flex foi um ganho, mas os demais recursos do carro se ressentem da idade. Os sistemas eletrônicos são limitados e muito antigos e os chassis não têm um comportamento tão equilibrado quando o de modelos mais modernos. A S10 Cabine Dupla Executive 4×2 parte de R$ 72.111, segundo o configurador do site da Chevrolet, completa de tudo, se quiser uma cor metálica será adiconado ao valor inicial, R$ 1.216 e R$ 1.525 para a tinta perolizada. Podendo chegar a R$ 73.636.

 

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