Avaliação – Chevrolet S10 Cabine Dupla Executive 2.4

Foto: Marcus Lauria

Impressões ao dirigir

A pick-up S-10 agrada por conta do motor 2.4 litros bicombustível. Com álcool, ele rende 147 cv, suficientes para acordar os utilitários. Nas acelerações, as respostas são interessantes – ainda mais pelo fato de ser um motor 8 válvulas e ter um bom torque de 21,9 kgfm. É assim mesmo em subidas mais íngremes. E o acelerador eletrônico ajuda a dosar as acelerações. Mas os utilitários tem lá suas limitações. E elas são facilmente encontráveis nas curvas mais fechadas. A tendência a rolar é grande e, em abusos maiores, a traseira tende a mostra vontade própria. A suspensão macia demais deixa as viagens um tanto sacolejantes. A S-10 flutua até em retas. Daí a limitação de velocidade em 150 km/h. O câmbio meio “queixo-duro” dificulta a interação e atrapalha nos momentos das trocas das marchas. Internamente o destaque fica para os bancos de couro macios e agradável ao toque. O isolamento acústico é surpreendentemente bom para utilitários. Na hora de manobrar, os espelhos retrovisores externos elétricos se mostraram bem eficientes. Na S-10, quem vai na frente tem um bom espaço. Os passageiros de trás, no entanto, sofrem com o banco com encosto reto, de “costas duras”, como os de ônibus. Por dentro, há um bom número de porta-objetos – nas laterais das portas, no console central. O acesso aos veículos é facilitado devido às quatro portas. Falta um compartimento, porém, para guardar volume longe das vistas de curiosos.

 

*FICHA TÉCNICA:

Motor: 4 cilindros / 8V/ 2 405

Diâmetro x curso: 87,5 / 100 mm

Taxa de compressão: 11,5:1

Potência: 147 cv a 5 200 rpm

Torque: 21,9 mkgf a 2 800 rpm

Câmbio: manual / 5 / tração traseira

Dimensões: Comprimento/entreeixos (cm): 526 / 312; Altura/largura (cm): 172 / 178

Peso: 1 680 kg

Peso/potência: 11,4 kg/cv

Peso/torque: 76,7 kg/mkgf

Porta-malas/caçamba: 860 l

Tanque: 80 l

Suspensão dianteira: independente por braços articulados

Suspensão traseira: feixe de molas

Freios: disco na dianteira / tambor na traseira

Direção: hidráulica / 3 voltasPneus: 235/70 R16

Consumo urbano: 4,6 km/l

Consumo rodoviário: 6,8 km/l

0 a 100 km/h: 14 s

0 a 1000 m: 35,5 s

Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 7,9 s

Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 12,1 s

Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 20,2 s

Velocidade máxima: 150 km/h

Frenagem: 69 / 32 / 17 m (120/80/60 km/h a 0)

Ruído interno 1ª rpm máx: 39,8 / 65,9 dBA

Ruído interno 80 / 120 km/h: 56,5 / 65,5 dBA

Equipamentos:

ABS/EBD; Controle de tração; Airbags frontais; Ar-condicionado/direção assistida; Rodas de liga leve/pintura metálica; Vidros/travas elétricos; bancos de couro

* Dados de fábrica


Deixe um comentário