Datsun 510 ganha motor, aerofólio, rodas e pintura e vence concurso de customização da Nissan

Se fossem de verdade, os 27 carros que disputaram a categoria Nissan do Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2025, precisariam de um amplo espaço para estacionarem. Contudo, como eram réplicas na escala 1/64 – cerca de 7 cm –, eles ficaram bem acomodados sobre uma mesa grande. O efeito que despertaram em quem foi conferir o evento, o maior encontro de miniaturas do Brasil, porém, não deixou nada a desejar a automóveis em tamanho real. Na verdade, surpreenderam até mais, pelo nível de detalhismo apresentado em veículos tão pequenos. O resultado foi uma disputa acirrada para a definição do vencedor, que foi um Datsun 510 Wagon, feito pelo paulistano Eduardo Kenji.

A Datsun foi uma tradicional marca da Nissan, que, inclusive, era usada em vários países no esportivo Z e costuma ter vários de seus modelos reproduzidos em miniatura, como o 510 Wagon, fabricado entre o fim dos anos 1960 e o início da década de 1970. Foi a réplica desse veículo que serviu de base para a transformação realizada por Kenji, um veterano da customização de modelos em escala reduzida. Com essa vitória, ele passa a ser tricampeão da competição, tendo vencido a primeira edição, realizada em 2019, e em 2022.

O modelo impressionou o júri da categoria Nissan, formado por jornalistas automotivos e influenciadores convidados pela empresa, pela criatividade, detalhes e esmero no acabamento. Um dos pontos que chama a atenção é o minúsculo motor, feito por Kenji em resina. Ele criou até mesmo a bomba d´água. Como originalmente a miniatura não tinha compartimento para acomodar um propulsor, o customizador teve de cortá-la e abrir um espaço para fazer a instalação.

A lista de transformações, porém, é ampla. O carrinho, por exemplo, recebeu faróis de acrílico, foram instaladas rodas de metal com pneus de borracha, um aerofólio foi criado especialmente para o modelo e o interior recebeu acabamento detalhado. Nem mesmo a parte de baixo da miniatura foi esquecida, com destaque para a pintura para realçar os dutos do escapamento.

Para completar, a réplica do Datsun 510 Wagon, que foi batizada por seu criador de “Datsun Speed Hunter”, recebeu uma cor icônica da Nissan mundial, a Midnight Purple, usada em várias versões históricas de esportivos da marca. Trata-se de uma tinta roxo metálica, mas que muda de tom de acordo com a incidência de luz, por isso também é conhecida como “camaleão”. Para completar, a miniatura recebeu vários adesivos para deixá-la com um visual ainda mais esportivo.

“Busquei fazer muitos detalhes e, por isso, demorei dois meses para customizar esse modelo partindo de uma miniatura básica”, conta Kenji, que também é colecionador e tem cerca de 2 mil miniaturas de carros da Nissan. Como vencedor, além do troféu, ele vai visitar o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde são produzidos o novo Nissan Kicks e o Nissan Kicks Play.

Por ter conquistado o primeiro lugar do concurso em outros anos, ele até já conhece a unidade industrial, mas, agora, vai poder ver toda a transformação feita pela Nissan em seu complexo como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a empresa está fazendo no Brasil para produzir dois SUVs e um motor turbo localmente. Um deles, é o novo Nissan Kicks, que chegou às concessionárias da marca de todo o país no início de julho e foi exposto no Salão Diecast 2025.

Em sua sexta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 10 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposição de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas.

Deixe um comentário