Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria e Arnaldo Bittencourt
A Nissan Frontier Attack AT 4×4 2025 se apresenta ao mercado brasileiro com a promessa de robustez e conforto, embalada em um visual aventureiro que convida à exploração daquelas estradinhas que “só os mais fortes” encaram.
CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/2i4jCBJqc8w?si=Ov_9Cwlvht_ShItr
Este artigo investiga a proposta da picape Nissan Frontier Attack, destacando seus pontos fortes, como a elogiada suspensão traseira, e contextualizando as economias em itens que se tornam cada vez mais padrão no segmento.
Design e Interior Exterior: estilo agressivo que agrada os picapeiros
O visual da Frontier Attack 2025 marca sua presença de forma inequívoca, com os robustos alargadores de para-lama e a imponente grade V-Motion escurecida, que conferem um caráter decidido e aventureiro à picape. Em relação à iluminação, optou-se por uma solução funcional: todas as lâmpadas da picape são halógenas. Isso inclui os faróis principais e o DRL (Luz de Rodagem Diurna), que também é halógeno e está localizado no mesmo conjunto dos faróis de neblina; uma configuração prática, embora distinta do visual dos LEDs presentes em alguns concorrentes.
Os pneus 225/65 R17 são um ponto de discussão estética, pois, para alguns, fazem a picape parecer ter rodas pequenas, uma percepção que pode ser acentuada pela instalação dos imponentes alargadores de para-lamas. A tampa da caçamba, com sua descida abrupta, e a ausência de protetor e capota marítima de série são considerações para o futuro proprietário. A caçamba demonstra sua vocação para o trabalho com excelente capacidade (1.030 kg e 1.054L) e a conveniência de uma tomada 12V, embora uma iluminação própria na área de carga seja um item ausente.
Interior: Conforto e Funcionalidade, sem frescuras
Ao adentrar a cabine, a Frontier Attack revela atributos que priorizam o bem-estar e a praticidade. O volante exibe uma ótima empunhadura, e o painel de instrumentos, com seus mostradores analógicos, é considerado por muitos como atraente e de fácil leitura. A conectividade é um ponto forte, garantida pelo sistema multimídia Nissan Connect de 8 polegadas (com espelhamento via cabo) e, notavelmente, pelas quatro portas USB, que atendem bem às necessidades dos ocupantes.
No quesito áudio, a experiência sonora é focada nos passageiros dianteiros, pois o sistema conta com quatro alto-falantes, todos localizados na parte frontal da cabine. Não há alto-falantes dedicados aos passageiros do banco traseiro, o que representa uma característica do sistema de som da versão. O ar-condicionado analógico mostra-se eficiente em sua proposta, e os renomados bancos “Gravidade Zero” da Nissan oferecem um conforto notável para os ocupantes dianteiros, enquanto o espaço traseiro é elogiado como muito bom, acomodando bem os passageiros. Observa-se a falta de um local dedicado para celular no console central.
Motor, Câmbio e Desempenho Força: presente!
O coração da Frontier Attack pulsa com o conhecido e vigoroso motor 2.3 16V biturbo diesel, que entrega 190 cv e 45,9 kgfm de torque (capaz de acelerar de 0-100 km/h em 11,3s), representando um destaque positivo em termos de performance. Este propulsor trabalha em harmonia com o câmbio automático de sete marchas e uma direção hidráulica surpreendentemente leve, que torna a condução prazerosa.
Um dos grandes trunfos da Frontier é o seu isolamento acústico do motor, considerado muito eficaz, impedindo que o ruído do motor diesel incomode os ocupantes, resultando em viagens mais silenciosas e confortáveis. A adoção do sistema SCR, que requer ARLA32 para o tratamento de emissões (Proconve P8/Euro 6), introduz uma nova rotina de abastecimento e a necessidade de atenção à disponibilidade e qualidade do reagente.
É válido ressaltar a importância de adquirir o ARLA32 em locais de confiança para evitar danos ao veículo, dada a ocorrência de falsificações no mercado. A experiência de condução é realçada pela agilidade da picape e, principalmente, pelo conforto superior proporcionado pela suspensão traseira multilink.
Consumo de Combustível
Equipada com um tanque de 73 litros, a Frontier Attack apresentou os seguintes números de consumo durante os testes, que podem ser considerados adequados para sua categoria e porte: Cidade: 9,2 km/l; Estrada: 10,8 km/l. E no trânsito Pesado na cidade a média ficou em 6,5 a 7 km/l.
Tecnologia e Segurança: o essencial se faz presente
O pacote tecnológico da Frontier Attack 2025 oferece funcionalidades importantes como o sistema multimídia com suas quatro portas USB e a câmera de ré, que auxilia em manobras. No campo da iluminação, a escolha por um sistema totalmente halógeno a posiciona de forma distinta de concorrentes que já adotam LEDs. Da mesma forma, o sistema de som com quatro alto-falantes frontais é uma característica da versão.
A ausência de sensores de estacionamento traseiros é um ponto de atenção para o consumidor. É fundamental destacar, entretanto, que a segurança passiva e ativa essencial se faz presente, com seis airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, e assistentes de partida em rampa e de descida, garantindo a proteção fundamental aos ocupantes.
Comparativo com a Concorrência
Analisando o posicionamento da Nissan Frontier Attack frente a outras opções do mercado, observamos seus diferenciais:
Toyota Hilux:
- Vantagens da Hilux: Reputação/revenda; rede; ADAS (em algumas SRV); iluminação (DRL em LED ou full LED em versões superiores); sistema de som mais completo.
- Vantagens da Frontier Attack: Conforto de rodagem superior (graças à suspensão multilink); preço de aquisição potencialmente mais interessante; design agressivo e exclusivo da versão “Attack”.
Ford Ranger:
- Vantagens da Ranger: Projeto moderno; tecnologia embarcada (painel digital, etc.); opção de motor V6; iluminação (LED em DRLs e faróis dependendo da versão); sistema de som superior.
- Vantagens da Frontier Attack: Conforto de rodagem superior (multilink vs. feixe de molas); preço de aquisição que pode ser mais atraente.
Chevrolet S10:
- Vantagens da S10: Torque do motor 2.8L; robustez percebida; maior rede de concessionárias; sistema de som mais completo.
- Vantagens da Frontier Attack: Conforto de rodagem superior (multilink).
Pontos Fortes
A seguir, destacam-se os principais pontos positivos que fazem da Frontier Attack uma opção atraente:
- Suspensão Traseira Multilink: Proporciona um conforto de rodagem superior, sendo um grande diferencial no segmento.
- Motor 2.3 Biturbo Diesel: Oferece bom desempenho e um notável isolamento acústico, contribuindo para uma viagem agradável.
- Direção Hidráulica Leve: Tão bem calibrada que não se sente falta de um sistema elétrico, facilitando manobras.
- Conectividade: A presença de quatro portas USB é um ponto de grande conveniência para todos os ocupantes.
- Capacidade Off-Road: Demonstrou valentia e competência durante os testes em terrenos desafiadores.
- Design da Versão Attack: Confere um estilo agressivo e diferenciado à picape.
- Bancos “Gravidade Zero” (dianteiros): Sinônimo de conforto notável, especialmente em longas jornadas.
Pontos a Melhorar
Como em todo projeto, existem aspectos que oferecem oportunidade de aprimoramento:
- Sistema de Iluminação Totalmente Halógeno: Incluindo o DRL (no conjunto do farol de neblina), uma característica que destoa da modernidade esperada para um modelo 2025.
- Sistema de Som Limitado: Apenas 4 alto-falantes, todos na dianteira, sem sonorização dedicada aos passageiros traseiros.
- Ausência de Sensor de Estacionamento Traseiro: Uma falha importante para muitos, considerando o porte do veículo.
- Pneus 225/65 R17: Podem parecer subdimensionados para o design geral da picape.
- Tampa da Caçamba: Apresenta uma descida abrupta; um sistema de molas mais eficiente poderia facilitar a operação.
- Caçamba sem Itens de Série: A falta de protetor, capota marítima e iluminação são itens a serem considerados pelo comprador.
- Pouco espaço para celular no painel e console central.
- Multimídia com Espelhamento do celular apenas via Cabo.
Conclusão: Uma Escolha de Prioridades com Atrativos Inegáveis
A Nissan Frontier Attack AT 4×4 2025 se posiciona de forma peculiar e interessante no mercado. Seu trunfo inegável e grande diferencial é o excepcional conforto de rodagem proporcionado pela suspensão multilink, um benefício que muitas famílias e usuários urbanos certamente valorizarão imensamente no uso diário e em viagens. O motor também entrega um bom desempenho, e o eficiente sistema de isolamento acústico garante que o barulho não incomode na cabine, tornando a experiência a bordo mais prazerosa.
É verdade que existem economias em itens que, para um veículo ano/modelo 2025 na faixa de R$235 mil, não passam despercebidas. A iluminação totalmente halógena e um sistema de som que foca nos passageiros dianteiros são características que podem incomodar a alguns, assim como a ausência de simples sensores de estacionamento. São pontos onde a concorrência, em muitos casos, já avançou em versões de patamar de preço similar.
Vale a pena? A questão é pertinente. A Frontier Attack 2025 é uma excelente opção para o consumidor que:
- Coloca o conforto da suspensão como prioridade máxima e absoluta, buscando uma experiência de rodagem superior.
- Aprecia o estilo “Attack”, que confere uma identidade única, e valoriza a mecânica robusta e confiável da Nissan.
- Está ciente e disposto a considerar as características de iluminação e do sistema de som, bem como a ausência de ar digital e sensores de estacionamento, focando no potencial preço mais competitivo e no excepcional conforto da suspensão como contrapartidas valiosas.
É uma picape que convida o comprador a uma clara definição de suas prioridades, reconhecendo que certos confortos e tecnologias básicas foram abordados de forma distinta na versão Attack, em favor de outros atributos marcantes como o conforto e o design. A comparação com as rivais se torna ainda mais crucial, permitindo ao consumidor pesar se o conforto singular da Frontier e seus outros pontos positivos compensam as características de seus equipamentos frente às tendências atuais do mercado.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.3
Combustível Diesel
Potência (cv) 190
Torque (kgf.m) 45,9
Consumo cidade (km/l) 8,9
Consumo estrada (km/l) 10,1
Câmbio automática com modo manual de 7 marchas
Tração 4×4
Direção hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.855
Largura (mm) 1.850
Comprimento (mm) 5.264
Peso (Kg) 2.075
Tanque (L) 80
Entre-eixos (mm) 3.150
Ocupantes 5
*Dados do fabricante