Produção de Motocicletas Ultrapassa 1 Milhão de Unidades

A indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus – PIM superou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no acumulado do ano. De janeiro a julho, 1.015.201 unidades saíram das linhas de montagem, alta de 14,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse volume representa o melhor desempenho para o período desde 2012.

No sétimo mês do ano, foram fabricadas 147.125 motocicletas, alta de 19,7% na comparação com julho de 2023 e de 38,4% em relação a junho. De acordo com levantamento da associação, esse foi o melhor resultado para o mês em 14 anos.

“A indústria de duas rodas de Manaus segue cumprindo seus planos de produção, por isso os números positivos nesses primeiros sete meses do ano. Porém, a expectativa de estiagem na região amazônica para os próximos meses do ano exige atenção” destaca Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Para manter esse ritmo nos próximos meses, Bento explica que o segmento tomou medidas para minimizar possíveis impactos. “Todas as fabricantes desenvolveram planos de contingência para cumprir o planejamento dos volumes de produção e seguir com o abastecimento do mercado”.

Vendas no varejo

        De janeiro a julho, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, alta de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor resultado atingido desde 2008 e representa o segundo melhor desempenho na história do segmento.

        As três categorias mais emplacadas foram Street (48,4% de participação no mercado), Trail (18%) e Motoneta (17,4%).

        Em julho, foram vendidas 156.930 motocicletas. O volume foi 27,5% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado e 5,4% menor em relação a junho. Foi, também, o melhor resultado para o mês desde 2011.

        As três primeiras posições no ranking mensal de licenciamentos foram mantidas: Street (47,7%), Trail (18,3%) e Motoneta (15,8%).

Veja como ficou o ranking por categoria, com a comparação com o mês e ano anteriores:

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS

 

JULHO/23

JUNHO/24

JULHO/24

   
CATEGORIA

A

PARTICIPAÇÃO

B

PARTICIPAÇÃO

C

PARTICIPAÇÃO

C/A

C/B

Street

63.964

52,0%

81.355

49,0%

74.886

47,7%

17,1%

-8,0%

Trail

23.184

18,8%

30.919

18,6%

28.715

18,3%

23,9%

-7,1%

Motoneta

14.929

12,1%

27.400

16,5%

24.852

15,8%

66,5%

-9,3%

Scooter

11.884

9,7%

12.919

7,8%

13.527

8,6%

13,8%

4,7%

Naked

2.856

2,3%

4.922

3,0%

5.769

3,7%

102,0%

17,2%

Big Trail

2.133

1,7%

2.483

1,5%

2.569

1,6%

20,4%

3,5%

Ciclomotor

2.464

2,0%

3.061

1,8%

3.790

2,4%

53,8%

23,8%

Custom

872

0,7%

1.327

0,8%

1.413

0,9%

62,0%

6,5%

Sport

550

0,4%

1.270

0,8%

1.135

0,7%

106,4%

-10,6%

Triciclo

159

0,1%

119

0,1%

148

0,1%

-6,9%

24,4%

Touring

90

0,1%

102

0,1%

126

0,1%

40,0%

23,5%

Quadriciclo

0

0,0%

0

0,0%

0

0,0%

TOTAL

123.085

165.877

156.930

27,5%

-5,4%

Fonte: Associadas Abraciclo

A média diária de vendas em julho, que teve 23 dias úteis, foi de 6.823 unidades. As motocicletas de baixa cilindrada foram as mais licenciadas, com 79% de participação do mercado. Na sequência, vieram os modelos de média cilindrada (17,6% de participação) e de alta cilindrada (3,5%).

Exportações

As associadas da Abraciclo exportaram 19.024 motocicletas nos sete primeiros meses do ano. Esse volume é 19,8% menor ao registrado no mesmo período de 2023.

Em julho, as exportações totalizaram 3.318 unidades, alta de 4,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 50,6% em relação a junho.

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