A GTO Car Specialists, referência nacional em curadoria e importação de veículos raros e colecionáveis, inaugura o capítulo mais exclusivo de sua história com a chegada ao País do primeiro exemplar da Singer Vehicle Design, o Brazil Commission. O modelo representa a concretização de um projeto iniciado em 2021, que atravessou quatro anos de construção técnica e afetiva.
O Brazil Commission é um exemplar do Singer Classic, primeiro modelo lançado pela Singer Vehicle Design, que rapidamente se consolidou como um ícone entre os mais exigentes colecionadores do mundo após sua estreia global. “Foram quatro anos de construção, entre aquisição, especificação e finalização, até sua chegada ao País”, reforça Fabio Amaja, sócio-proprietário da GTO Car Specialists. “Hoje, o prazo médio para novos projetos gira em torno de três anos, sempre respeitando o tempo necessário para que cada decisão seja plenamente executada com maestria pela empresa”.
A configuração do primeiro Singer Classic oficialmente registrado no Brasil é uma ode ao refinamento e à identidade de seu proprietário — desenvolvida em parceria com a equipe da GTO, em um processo que uniu conhecimento técnico, curadoria estética e sensibilidade artesanal.
A carroceria do Brazil Commission veste o tom profundo e sofisticado Dark Sapphire Metallic, curiosamente uma tonalidade que, sob diferentes incidências de luz, revela novas nuances e profundidade, ganhando vida no contexto singular da Singer. Internamente, o contraste harmônico entre tons intensos e elegantes revela a atenção obsessiva aos detalhes: couro na cor Vivaldi reveste as superfícies como bancos, painel inferior e laterais de porta, enquanto o clássico Azul Oxford cobre o volante, o painel superior e as colunas A e B, criando uma atmosfera acolhedora e imponente.
O painel de instrumentos, como uma peça de relojoaria fina, combina conta-giros em Light Ivory com marcações em Oxford Blue ao centro, ladeado por mostradores em tom profundo com grafismos claros, em composição de rara elegância visual. Por fim, o sistema de escapamento em titânio dita o ritmo: leve, ressonante e vibrante, dando voz ao lendário motor 4.0, de 390 hp, com um timbre à altura de sua alma.
Com produção limitada a 450 unidades, o Singer Classic terá sua fabricação encerrada até dezembro de 2025, com todos os pedidos já alocados. O exemplar brasileiro, portanto, passa a integrar uma linhagem histórica e singular — e representa uma conquista definitiva para o colecionismo nacional.
Muito além da exclusividade estética e técnica, o Singer Classic também se afirma como um ativo de altíssimo valor no universo das raridades automotivas. “Os exemplares da linha Classic partiam de US$ 550 mil, podendo ultrapassar US$ 850 mil com todos os opcionais. Hoje, com a produção encerrada, esses carros já atingem valores na faixa de US$ 1,2 milhão — uma valorização de cerca de 40%”, destaca Amaja. “Essa ascensão reforça não apenas o apelo estético e técnico da criação, mas também sua relevância como ativo cultural e patrimonial dentro de um segmento que valoriza história, autenticidade e engenharia com alma”.
Uma história de persistência e curadoria em seu mais alto patamar
Importar um Singer Vehicle Design ao Brasil foi um processo construído com tempo, conhecimento técnico e visão. Desde 2015, os sócios da GTO já acompanhavam de perto o trabalho da Singer na Califórnia — reconhecida globalmente por reimaginar o Porsche 911 com artesania obsessiva, precisão mecânica e respeito absoluto à linhagem original da marca alemã. Inspirados por essa filosofia, iniciaram um movimento de aproximação, negociação e planejamento para realizar um feito inédito: trazer oficialmente um exemplar da série Singer Classic — marco que agora se concretiza com a chegada do Brazil Commission.
Início de uma nova era
Com o sucesso da operação do Brazil Commission, a GTO Car Specialists celebra também a venda de uma segunda unidade da Singer: trata-se do Turbo Study, inspirado no lendário Porsche 930 Turbo de 1978, com entrega prevista para 2028. Assim como o Classic, o modelo também parte da base estrutural do 964, sobre a qual se constrói uma reinterpretação completa, aliando soluções modernas de engenharia, acabamento artesanal e assinatura visual inconfundível.
A nova fase da Singer contempla ainda outras possibilidades de negócios. Entre os modelos atualmente disponíveis estão o Turbo Study, com preços a partir de US$ 855 mil; o DLS Turbo Study, desenvolvido em colaboração com a Williams Advanced Engineering, ao custo de US$ 2,7 milhões; e o recém-revelado Carrera Coupé Reimagined by Singer, apresentado globalmente em 2025, com valores a partir de US$ 1,385 milhão e entregas previstas para 2028 e 2029.
Os valores referem-se exclusivamente ao trabalho realizado pela Singer Vehicle Design. O veículo-base (donor car) e os serviços complementares — como curadoria, importação e logística — não estão incluídos, sendo conduzidos de forma independente pela GTO.
Filosofia Singer
Fundada na Califórnia em 2009, a Singer Vehicle Design tornou-se referência mundial na reinterpretação artesanal e preservação do legado do Porsche 911, realizando restaurações sob medida para um seleto grupo de clientes. Sua filosofia é orientada por princípios claros: compromisso com o design icônico, homenagem aos esportivos mais emblemáticos da história, atenção obsessiva aos detalhes e o uso de engenharia moderna e ciência de materiais para criar obras automotivas com acabamento artesanal de altíssimo padrão. Guiada pelo mantra Everything is Important, a Singer criou uma forma de olhar para o restauro de veículos, respeitando a autenticidade do passado e aplicando o que há de mais avançado em tecnologia e artesania.
O que torna um Singer tão especial não é apenas o resultado, mas o processo — um rito de transformação que começa com um ícone e o eleva a uma nova dimensão de excelência. Cada projeto parte de um Porsche 911, geração 964, fabricado entre 1989 e 1994, escolhido como base estrutural por sua robustez, equilíbrio e herança.
A partir do modelo-base original (donor car), inicia-se uma reinterpretação completa: estética, mecânica e funcional. Tudo é reconstruído com precisão artesanal e olhar contemporâneo, preservando a essência do original. Um dos princípios centrais do trabalho é o de matching numbers — motor, câmbio e chassi são preservados, assegurando a autenticidade e o valor histórico do veículo, mesmo após a transformação.
Mais do que um automóvel, um Singer é uma afirmação de autenticidade, precisão e respeito à herança. Seus proprietários participam de todo o processo — da escolha de acabamentos ao desenho do painel, do couro às costuras, da geometria da suspensão ao timbre do escapamento.
Fonte: Texto Idea / Fotos: Divulgação – GTO/Matheus Guerra