SsangYong Korando 2.0 Executivo AWD 2015

SsangYong Korando

Por Eduardo Azeredo (texto e fotos)

Não é à toa que a SsangYong vem aos poucos ganhando o reconhecimento e confiança do mercado brasileiro, e um ótimo exemplo disso é o SUV Korando que, ao longo de seus mais de 30 anos de existência – produzido desde 1983 –, vem acumulando experiências e evoluindo a cada versão, sendo hoje, incontestavelmente, um dos melhores em seu segmento.

A marca sul-coreana, que está presente no Brasil desde 2001, vinha sendo estigmatizada por seu design de gosto duvidoso, mas desde 2012 vem mostrando um aprimoramento significativo e constante, em diversos aspectos, inclusive no design, exibindo atualmente modelos muito elogiados pelo público, mas sempre trazendo produtos de grande qualidade e diversos diferenciais, com destaque para o motor de tecnologia Mercedes-Benz, viabilizado através de uma parceria firmada com a marca alemã.

No caso do Korando o motor é um turbodiesel de 1.998 cm³, com intercooler, gerando 175 cv de potência a 4.000 RPM e torque máximo de 36,71 kgf.m a cerca de 2.500 RPM, trabalhando com tração integral, 4X4 – único em sua categoria –, e câmbio automático de 6 marchas, em um conjunto que durante os testes apresentou uma performance excelente, com velocidade máxima perto dos 190 km/h. Tudo isso com um nível de ruído muito reduzido e quase total ausência de vibração.

Para acompanhar todo esse desempenho, vem dotado de sistema de freios ABS de alta qualidade, atuando com total segurança, cumprindo seu papel com excelência, proporcionando frenagens firmes e com respostas rápidas.

Impossível não destacar o ótimo consumo de combustível, chegando a fazer uma média que oscilou entre 13,5 e 16,2 km/l na estrada e entre 10,4 e 13,9 km/l no uso urbano, o que com seu tanque de 60 litros de diesel proporciona ótima autonomia, contando ainda com o modo “Eco”, que quando acionado permite ainda mais economia.

Nos dias em que estive avaliando este SUV fui surpreendido com a sua versatilidade e facilidade de condução, transmitindo a sensação próxima da de dirigir um carro compacto, com direção leve e manobrabilidade precisa, mesmo com seu porte avantajado, ostentando 4,41 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,71 m de altura e mais de duas toneladas de peso, facilitando muito para quem utiliza no dia a dia das cidades.

Muito dessa versatilidade se deve ao refinado sistema de suspensão, fornecendo grande conforto e muita precisão em curvas ou terrenos irregulares. É comum em SUV a grande oscilação lateral nas curvas, dando a famosa “rebolada” especialmente em velocidades mais altas, mas o Korando mostra um comportamento bem diferenciado em relação a isso, exibindo plena firmeza nas curvas, sempre com total estabilidade, sem balançar praticamente nada.

Quem quiser se aventurar com o Korando no uso off-road tem que ficar atento aos obstáculos que exijam um pouco mais de esforço do conjunto, pois a mesma suspensão que dá um show no asfalto, acaba deixando um pouco a desejar em terrenos de muita irregularidade e que exijam movimentações bruscas, pelo curso de suspensão um tanto limitado, mas nada que impeça de brincar e curtir toda forte pressão da tração 4X4 trabalhando a seu favor.

O câmbio automático de 6 marchas atua dentro do que se espera de um bom conjunto de transmissão, mas é um pouco lento em arrancadas mais fortes, dando a sensação de embreagem patinando, no entanto, depois que embala, ainda em primeira marcha, ele despeja toda sua potência, permitindo uma dirigibilidade bastante tranquila e sem “soluços” ou atrasos nas trocas de marchas.

Caso o motorista opte pelo uso da transmissão em modo manual, as trocas podem ser feitas por um pequeno botão localizado à esquerda da alavanca de câmbio ou pelos botões no volante, que por sinal não são bem posicionados e tem tamanho que não favorece o uso de forma facilitada, ficando distantes do alcance natural dos dedos.

Um aspecto diferenciado neste grande representante do segmento crossover fica por conta do design, que certamente cumpre seu papel de mostrar o potencial da SsangYong em fazer belos automóveis.

Complementando o visual e funcionalidades internas temos o kit multimídia da marca Caska, padrão no modelo Executivo, com câmera de ré integrada e excelente sistema de som, que inclui controles básicos no volante, e o console central com todas as funções essenciais, indo desde o controle e painel do ar-condicionado digital até computador de bordo. Além do controle de cruise control na lateral do volante e comandos automatizados de controle dos faróis e limpadores de parabrisa.

A atenção aos detalhes chama atenção nesse projeto, com sutilezas como tomadas 12V no interior e também na mala, espaços para encaixe dos cintos no banco traseiro, botão para fechamento dos espelhos retrovisores, entre outras funcionalidades.

A versão testada foi a “Executivo” – mais completa –, que esbanja um interior muito bem desenhado e elegante, trazendo acabamentos imitando madeira e detalhes cromados, além de bastante espaçoso e confortável, com muitos “porta-trecos”, bancos com ótima ergonomia, permitindo bela posição para dirigir, e o requinte se completa pelo o amplo teto solar com controles eletrônicos.

Os passageiros encontram ótimo espaço para se acomodar no banco de trás, com um benefício interessante: a possibilidade de reclinar o banco individualmente. Uma regalia que não se encontra em qualquer carro.

O porta-malas oferece bastante espaço, que pode ser ampliado se considerarmos a possibilidade de fechamento total dos bancos traseiros, deixando a área comparável à de algumas grande pickups de caçamba aberta.

No Brasil o modelo vem crescendo em venda, sendo visto cada vez com mais frequência nas ruas, com o público reconhecendo a qualidade e o bom custo-benefício que representa o SUV sul-coreano.

Quem quiser essa belezinha na garagem pode escolher entre as versões “Executivo”, custando R$ 139.900,00, e a “GLS”, pelo preço de R$ 128.900,00, além de poder optar entre 7 opções de cores, na certeza de estar diante de um veículo que tem muito a oferecer em todos os aspectos, especialmente em conforto, confiabilidade, segurança e desempenho, pronto para acompanhar seu dono em qualquer tipo de uso, seja urbano, estrada ou mesmo em leves aventuras off-road.

Vale a pena dar uma passada em uma concessionária SsangYong pra conhecer de perto este e os outros modelos da marca.

CONTINUA NA PÁGINA 2

Deixe uma resposta