Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia produção no México

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando sua operação no México para inaugurar, no primeiro trimestre de 2019, uma nova linha de produção em sua fábrica na cidade de Querétaro. A nova estrutura servirá para a retomada da montagem de chassis de Ônibus MAN com especificações voltadas ao mercado do país. Ainda como parte desse plano, a empresa acaba de instalar um novo centro logístico e segue aumentando suas vendas de veículos especiais para atender sob medida o cliente mexicano.

“Vamos completar 15 anos no México e esses investimentos demonstram a maturidade de nossa operação no país. Duplicamos nosso volume de produção no último ano, com a modernização da linha já existente e a introdução de novos modelos de caminhões e ônibus VW. Agora é a hora de dar o próximo passo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro da Diretoria do Grupo TRATON.

Com a nova linha, a fábrica mexicana vai ter uma capacidade de produção quase 15% superior, chegando a 6 mil veículos por ano. A expansão vai representar também a localização dos chassis MAN RR3 e RR5, vindos em kits completamente desmontados da fábrica da MAN na Alemanha. Antes importados, a decisão de retomar a montagem local é tática para o melhor planejamento dos volumes e para atender às demandas de modelos no mercado mexicano.

“Essas iniciativas vão apoiar a posição competitiva das nossas marcas no país e vão respaldar nossos objetivos de crescimento e internacionalização”, avalia Leandro Radomile, diretor geral da operação mexicana da montadora. O executivo revela ainda que o empreendimento é fruto das sinergias promovidas pelo Grupo TRATON, do qual faz parte a VWCO assim como a MAN. As duas marcas trabalharam em conjunto para capacitação dos novos colaboradores contratados e dimensionamento da produção.

Demanda de veículos especiais reflete na produção
Os chamados veículos sob medida, que vêm com customização para atender o cliente, já representam uma parcela significativa do volume de produção da fábrica mexicana em um ano de oferta no mercado pela montadora, com a inauguração de seu centro exclusivo de otimizações, a BMB.

Os principais requerimentos são para transmissão automatizada V-Tronic e inclusão de quinta-roda. Grande parte do volume se destina à Heineken, que adquiriu lote de 547 veículos. E esse know-how no segmento de distribuição de bebidas já rende também recente negociação de 229 caminhões para o Grupo Modelo, da AB InBev.

Nova linha e centro logístico terão tecnologia de ponta em montagem
Ao todo, a nova linha de montagem vai ocupar uma área de 1.500 metros quadrados dentro do prédio atual da fábrica. Contará ainda com cinco postos produtivos, empregando cerca de 15 pessoas, e para a maior otimização do espaço vai compartilhar as áreas de inspeção de qualidade com os demais modelos montados em Querétaro.

Para possibilitar esse incremento, a fábrica mexicana  acaba de colocar em atividade seu primeiro centro logístico. Localizado no mesmo parque industrial da fábrica, está a cerca de 600 metros de distância, em um armazém exclusivo com 4.200 m2, para abrigar o estoque de componentes, que antes ficava na área da nova linha.

As estruturas já contemplam desde sua criação o conceito de flexibilidade de montagem tradicional da Volkswagen Caminhões e Ônibus para responder rapidamente às oscilações do mercado. Vêm equipadas também com modernos equipamentos eletrônicos e pneumáticos para os apertos e controle de torque, garantindo a acuracidade durante todo o processo.

E a rastreabilidade é alta ao longo de toda a linha de montagem: todas as informações são armazenadas em tempo real na rede da VWCO para assegurar o cumprimento e facilitar a checagem das especificações determinadas para cada modelo.

Toda essa modernização também está presente na linha principal da fábrica mexicana. Com sua adoção, a montadora pôde cumprir sua primeira etapa da expansão no portfólio de montagem este ano: no primeiro semestre de 2018, passou a produzir a nova família Delivery e o Volksbus 14.190 SCD no país.

Deixe uma resposta