Apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA) em 1975, o BMW Série 3 tornou-se desde então o modelo de maior sucesso da BMW e líder de vendas internacional.
O modelo é um embaixador global altamente eficaz dos principais atributos da BMW. Sua história é um testemunho dos avanços realizados pela fabricante alemã em áreas como dirigibilidade esportiva, eficiência, segurança, conforto e conectividade, e, claro, no desenvolvimento do design e da identidade da marca BMW.
Ao longo de cinco décadas, a introdução de inovações tecnológicas de ponta no Série 3 da BMW abriu novas possibilidades no segmento de sedãs médios. Além disso, o Série 3 da BMW liderou o caminho com conceitos inovadores que expandiram a linha de modelos da marca e injetaram novas ideias em seu segmento.
No Brasil, o BMW Série 3 é sinônimo de sonho de consumo. O modelo é o carro premium mais produzido e vendido da história do país. Além disso, o Série 3 foi o primeiro modelo equipado com motor turbo e tecnologia flex de combustível no mundo. Produzido na planta Araquari, o Série 3 tem processo produtivo completo no Brasil, incluindo soldagem e pintura da carroceria.
Veja abaixo uma breve descrição das sete gerações do BMW Série 3:
E21, 1ª geração: 1975-1983
Com sua dinâmica de condução inigualável, a primeira geração do BMW Série 3 tinha perfil distinto, com traseira elevada e linha de caráter percorrendo a carroceria, foi criação de Paul Bracq, head de design da BMW de 1970 a 1974.
O BMW Série 3 foi o primeiro carro da sua classe a oferecer um motor de seis cilindros em linha, lançando as bases para uma história de sucesso que continua até hoje. A primeira geração conquistou rapidamente muitos fãs: foram produzidas 1.364.039 unidades.
E30, 2ª geração: 1982-1994
Sete estilos de carroceria diferentes demonstraram o compromisso da BMW em atender às necessidades e expectativas dos clientes. Em 1982, o novo Série 3 foi lançado como um sedã de duas portas, enquanto o sedã de quatro portas ficou disponível a partir de setembro de 1983.
O BMW Série 3 conversível e o agora lendário BMW M3 de primeira geração foram lançados dois anos depois. O modelo M de alto desempenho teve uma carreira de sucesso no DTM e nos campeonatos europeus de carros de turismo, além de vitórias no IMSA, nos Estados Unidos.
As versões com tração integral e a diesel do BMW Série 3 foram lançadas pela primeira vez com a segunda geração do BMW Série 3. Foram produzidos 2.339.951 veículos da segunda geração do modelo.
E36, 3ª geração: 1990-2000
A terceira geração do BMW Série 3 apresentou um dos avanços de design mais significativos de sua história até então. À primeira vista, seu estilo cupê é evidente, com um para-brisa e vidro traseiro muito mais inclinados. Da mesma forma, a linha do teto era visivelmente mais baixa. A terceira geração também se destacou pela aerodinâmica aprimorada, evidenciada pelos faróis duplos redondos alojados sob uma cobertura transparente.
A dinâmica de condução aprimorada e os motores de alto desempenho garantiram que a terceira geração pudesse dar continuidade ao legado esportivo do Série 3 da BMW. As atividades no automobilismo incluíram uma vitória nas 24 Horas de Nürburgring de 1998, onde um BMW 320d conquistou a primeira vitória para um carro a diesel em uma corrida de 24 horas.
A terceira geração também foi o primeiro modelo do Série 3 a ser vendido oficialmente no Brasil.
E46, 4ª geração: 1997-2006
Em 1997, foi lançada a quarta geração do BMW Série 3. Como antes, o Sedã foi o primeiro modelo a ser lançado, seguido pelo Coupé, Conversível, Touring, Compact e o M3.
Graças ao seu perfil, a quarta geração do BMW Série 3 reinterpretou elementos tradicionais do design dos sedãs da BMW. O design de três volumes foi mantido (com uma clara divisão entre o capô, o habitáculo e o porta-malas). No entanto, o para-brisa, os vidros traseiros e laterais, bem como as colunas que separam o painel do teto, foram redesenhados.
Essas novas alterações de design, bem como as melhorias na tecnologia do chassi e do motor, foram um sucesso absoluto: com 3.266.885 unidades vendidas, a quarta geração do BMW Série 3 tornou-se o modelo BMW mais vendido de todos os tempos.
E90, 5ª geração: 2006-2011
A quinta geração introduziu as tecnologias BMW EfficientDynamics no Série 3 da BMW. Com essa iniciativa, a empresa se comprometeu a reduzir as emissões do veículo, um desafio para uma montadora premium de alto desempenho. Este modelo representou um avanço significativo em aerodinâmica, além de motores a gasolina e diesel avançados, combinados com medidas inteligentes de redução de peso.
Os motores BMW TwinPower Turbo inauguraram uma nova era para os motores a gasolina turboalimentados do BMW, começando com o BMW 335i, enquanto as variantes do M3 se beneficiaram de um motor V8 de alto desempenho. Um total de 3.102.343 unidades da quinta geração do BMW Série 3 foram produzidas.
F30, 6ª geração: 2011-2018
Em 2011, foi lançada a sexta geração do BMW Série 3, que, pela primeira vez, diferenciou significativamente as versões Coupé e Cabriolet das versões Sedan e Touring, marcando também o início da comercialização do BMW Série 4.
A sexta geração também ofereceu versões híbridas pela primeira vez, e o M3 separou-se da plataforma do Série 3 da BMW, ganhando elementos estruturais reforçados com fibra de carbono, bem como seções da carroceria claramente diferenciadas.
Três marcos importantes foram alcançados durante a produção da sexta geração do BMW Série 3. Em 2015, a planta do BMW Group em Munique produziu seu BMW Série 3 Sedã de número 10 milhões; apenas dois anos depois, a unidade de número 15 milhões deste modelo seria produzida. Esta foi a primeira geração do BMW Série 3 produzida na Planta Araquari, em Santa Catarina, e também ficou marcada por seu motor turbo flex, até então inédito em todo o mundo.
A produção total da 6ª geração do BMW Série 3 foi de aproximadamente 2,6 milhões de unidades.
G20, 7ª geração: A partir de 2019
A mais recente geração do BMW Série 3 redefine a linguagem de design da BMW. Uma característica marcante é a grade dianteira em formato de rim, maior e mais integrada ao design frontal em comparação com a versão anterior.
A sétima geração, no entanto, mantém a tradição de design dos modelos anteriores, preservando seu espírito esportivo de sedã. A dinâmica aprimorada do chassi e uma estrutura de carroceria mais leve e rígida demonstram claramente que este é definitivamente um BMW Série 3.
O hardware mais inovador da BMW só pode ser combinado com software de ponta. A última geração inclui um novo assistente: basta dizer “Olá BMW” em voz alta e o novo BMW Série 3 reconhecerá sua voz e ouvirá atentamente cada palavra dita.
A atualização de meio de ciclo, cuja produção começou no verão de 2022, apresenta novos alargadores de para-lamas dianteiros e traseiros, faróis redesenhados e uma grade dianteira redesenhada. Além disso, um novo visor curvo foi integrado ao painel de instrumentos como parte do sistema de infoentretenimento BMW iDrive 8.
Na BMW, a inovação nunca para, e a variante híbrida plug-in do Série 3 da BMW teve recentemente sua capacidade de bateria aumentada, permitindo uma autonomia elétrica de mais de 100 quilômetros.
Em meados de 2025, a produção da sétima geração do BMW Série 3 já terá ultrapassado 2,5 milhões de unidades.
Fonte: BMW do Brasil




