O novo Porsche 911 Turbo S segue os passos de um grande legado. Seu antecessor já era considerado referência no mundo dos esportivos pela combinação de performance superior, conforto em longas distâncias, exclusividade e usabilidade no dia a dia. Agora, o 911 Turbo S eleva novamente o patamar em todos esses aspectos. Disponível nas versões Coupé e Cabriolet, o modelo estreia com desempenho significativamente ampliado, design mais musculoso, aerodinâmica ainda mais inteligente, chassi otimizado e equipamentos ainda mais exclusivos.
“O 911 Turbo S é a forma mais completa e versátil de dirigir um Porsche 911. Seja no uso diário, em longas viagens ou em pistas de corrida – conseguimos tornar o novo 911 Turbo S ainda mais confortável, mais individual e significativamente mais rápido do que seu antecessor”, afirma Frank Moser, Vice-Presidente da linha de modelos 911 e 718.
Inovador sistema de propulsão T-Hybrid biturbo
O novo sistema de propulsão de alta performance desenvolve uma potência total de 523 kW (711 cv), tornando o novo 911 Turbo S o 911 de produção mais potente já construído. O torque máximo é de 800 Nm, disponível em uma ampla faixa de rotações, entre 2.300 e 6.000 rpm. A curva de potência também se destaca por um platô incomum: entre 6.500 e 7.000 rpm, toda a potência de 711 cv está disponível.
Equipado com a inovadora e particularmente leve tecnologia T-Hybrid de 400 V, o modelo oferece 61 cv a mais em relação ao seu antecessor. O sistema de propulsão T-Hybrid estreou em 2024 no 911 Carrera GTS e foi significativamente aprimorado para aplicação no novo 911 Turbo S. Enquanto no GTS o sistema contava com um único turbocompressor elétrico de gases (eTurbo), no novo 911 Turbo S são utilizados dois eTurbos. A turbina e o compressor foram projetados especificamente para atender às exigências do modelo topo de linha.
Além de contribuírem para o expressivo aumento de potência, os dois eTurbos também melhoram a resposta do conjunto de propulsão. A bateria de alta voltagem, compacta e leve, com 1,9 kWh de capacidade, é a mesma utilizada no 911 Carrera GTS. Um câmbio PDK de oito marchas com motor elétrico integrado transmite a força para o sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM).
O tempo de aceleração do 911 Turbo S Coupé de 0 a 100 km/h foi reduzido em 0,2 segundo, chegando a apenas 2,5 segundos em comparação com o antecessor. Para alcançar 200 km/h, são necessários apenas 8,4 segundos – uma melhora de 0,5 segundo. A velocidade máxima do novo 911 Turbo S é de 322 km/h.
Cerca de 14 segundos mais rápido em Nürburgring Nordschleife
Apesar dos componentes adicionais do sistema híbrido de performance, o novo 911 Turbo S pesa apenas 85 quilos a mais que seu antecessor. Esse aumento de peso foi mais do que compensado em todos os aspectos relevantes para a dinâmica de condução. A melhor prova disso está no tempo de volta em Nürburgring Nordschleife. Durante as etapas finais de desenvolvimento, realizadas no outono de 2024, um 911 Turbo S levemente camuflado completou a volta em 7:03,92 minutos, sob supervisão notarial – cerca de 14 segundos mais rápido que o antecessor.
“Você não sente o aumento de peso. Pelo contrário – o carro está muito mais ágil, tem mais aderência e é significativamente mais rápido do que o antecessor em todos os trechos relevantes da pista”, afirma Jörg Bergmeister, Embaixador da Marca Porsche, que participou do desenvolvimento e dos testes do novo 911 Turbo S e registrou o tempo oficial.
Freios e pneus com performance otimizada
Os engenheiros da Porsche adaptaram toda a periferia do veículo a essa impressionante performance do modelo topo de linha da série 911. A nova geração de pneus utilizada no 911 Turbo S oferece uma dirigibilidade significativamente melhor em piso seco, mantendo ao mesmo tempo excelente desempenho em piso molhado. O eixo traseiro do esportivo agora conta com pneus 10 milímetros mais largos em relação ao modelo anterior, nas medidas 325/30 ZR 21. Como no antecessor, pneus 255/35 ZR 20 equipam o eixo dianteiro.
O sistema de freios de série Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) recebeu novas pastilhas e é capaz de suportar cargas extremas. Isso melhora tanto o desempenho de frenagem quanto a sensibilidade do pedal. Os engenheiros aumentaram o diâmetro dos discos de freio no eixo traseiro de 390 mm para 410 mm. No eixo dianteiro, são utilizados discos de 420 mm de diâmetro. Com isso, o novo 911 Turbo S está equipado com o maior sistema PCCB já instalado pela Porsche em um modelo de duas portas.
Aerodinâmica ativa inteligente
Um novo conceito aerodinâmico otimiza a refrigeração e a eficiência do novo 911 Turbo S. Flaps de arrefecimento ativos, dispostos verticalmente na dianteira, e um difusor frontal ativo, em conjunto com o spoiler dianteiro de lábio variável e a asa traseira extensível e inclinável herdada do antecessor, trabalham como um sistema integrado altamente eficiente. O fluxo de ar de refrigeração é direcionado de forma ideal para os freios e radiadores.
Dependendo da situação de condução, a aerodinâmica ativa reduz de forma inteligente a sustentação ou, quando retraída, o arrasto. O coeficiente de arrasto do 911 Turbo S Coupé foi reduzido em 10% em relação ao antecessor, na posição mais eficiente de todos os elementos aerodinâmicos ativos. Além disso, a aerodinâmica ativa melhora o comportamento de frenagem em piso molhado: no modo Wet, os difusores dianteiros se fecham para proteger os discos de freio dianteiros contra excesso de spray de água.
Chassi para maior agilidade e estabilidade
O sistema de propulsão T-Hybrid, com seu conjunto elétrico de alta voltagem e bateria, permitiu aos engenheiros da Porsche equipar o 911 Turbo S, de série, com o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) controlado eletro-hidraulicamente. O sistema reduz a tendência de rolagem nas mudanças de direção e aumenta a agilidade na entrada e saída de curvas. Ele funciona por meio de barras estabilizadoras ativas interligadas, nas quais a pressão é gerada pelo fluxo de óleo de acordo com a situação de condução. As barras estabilizadoras criam forças de sustentação e mantêm o veículo em equilíbrio.
Isso torna o esportivo ainda mais previsível e fácil de conduzir, apesar da enorme potência. O resultado é uma melhora tanto no conforto quanto na dinâmica de direção. Assim, o modelo topo de linha da série 911 evolui ainda mais em termos de conforto, estabilidade e agilidade ao mesmo tempo. Para maior praticidade no uso diário, o PDCC eletro-hidráulico pode ser combinado a um sistema de elevação do eixo dianteiro opcional, que atua muito mais rápido que no modelo anterior graças à sua integração ao sistema de 400 V.
Um novo sistema de escapamento esportivo, de série, com silencioso traseiro e saídas em titânio, também reforça a assinatura sonora do 911 Turbo S. Além disso, o sistema de escapamento contribui para a redução de peso.
Outro elemento que torna a experiência sonora ainda mais emocionante está nas melhorias internas do motor. O boxer de 3,6 litros opera com um comando de válvulas assimétrico, que adiciona novas frequências ao som do motor, resultando em um ronco mais encorpado e marcante.
Visual exclusivo e equipamentos de alta qualidade
Com o novo Turbo S, a estratégia de design Turbo adotada em diferentes linhas da Porsche passa a ser aplicada também no 911. Diversos elementos contrastantes são apresentados na cor Turbonite, exclusiva das versões Turbo. Entre eles estão o brasão da Porsche e o logotipo “Turbo S” na traseira.
Além disso, inserções específicas do Turbo S nas aletas da asa traseira e nas molduras das janelas laterais diferenciam o modelo topo de linha. A gama de rodas do Turbo S inclui novos desenhos com fixação por cubo central (center lock), também na cor Turbonite.
Como é típico das versões Turbo, o novo modelo topo de linha da atual série 911 apresenta carroceria e bitola visivelmente mais largas em comparação com os modelos Carrera, além de entradas de ar nas seções traseiras laterais. Na traseira redesenhada, aberturas de ventilação marcantes reforçam ainda mais a sensação de largura.
As saídas do escapamento em titânio, no design típico dos modelos Turbo, porém reinterpretado, ressaltam a posição de destaque do Turbo S dentro da linha, assim como a estrutura perolizada dinâmica posicionada acima da faixa de luz traseira. Opcionalmente, estão disponíveis ovais em titânio, com acabamento de superfície especial.
No conjunto, sua aparência exclusiva diferencia de forma clara o Turbo S dos demais modelos 911.
Detalhes em Turbonite também marcam presença no interior. Eles podem ser encontrados nos painéis de porta, no volante, no painel e nos contornos da console central, além das costuras decorativas, do cronômetro Sport Chrono e do conjunto de instrumentos. Os cintos de segurança e diversos botões da console central também foram desenvolvidos pelos designers da Porsche nessa cor.
Pela primeira vez, o interior exclusivo passa a contar com frisos estruturados em carbono com acabamento em Neodyme e um revestimento de teto em microfibra perfurada, com fundo preto.
A Porsche equipa o novo 911 Turbo S de série com faróis HD Matrix LED, que contam com funções de iluminação inovadoras e aumentam perceptivelmente a segurança na condução noturna. O Pacote Sport Chrono, incluindo medidor de temperatura dos pneus, a suspensão PASM com calibração específica, o sistema PDCC de estabilização eletro-hidráulica contra rolagem e o sistema de escapamento esportivo em titânio também fazem parte do equipamento de série.
No interior, o modelo traz de fábrica os bancos esportivos Adaptive Sports Seats Plus, ajustáveis em 18 posições e com função de memória, além do logotipo “turbo S” nos apoios de cabeça. O relevo específico do Turbo S nos bancos e painéis de porta é uma releitura dos elementos de design do primeiro 911 Turbo 930.
Ampla gama de opcionais
Outras opções de personalização estão disponíveis por meio da Porsche Exclusive Manufaktur. Além da pintura especial, com mais de 100 cores disponíveis para o exterior, destacam-se as rodas Turbo Exclusive Design com lâminas de carbono pintadas em Neodyme, o teto leve em carbono aparente, as lanternas traseiras Exclusive Design e as entradas de ar laterais traseiras em carbono.
Pela primeira vez, também podem ser encomendados braços de limpadores em carbono, 50% mais leves do que o componente de série. O interior pode ser ainda mais refinado com detalhes como costuras decorativas em cores contrastantes, relevos personalizados, consoles dos bancos e soleiras em couro com costura fina decorativa, além de chaves do veículo personalizadas e pintadas.
O 911 Turbo S no pulso
O Timepieces Configurator da Porsche Design oferece a possibilidade de criar o seu próprio “esportivo para o pulso” – combinando perfeitamente com o 911 Turbo S em cada detalhe. O novo mostrador preto, com elementos de design em Turbonite, reflete a proximidade com o veículo. Além do Turbonite, todas as cores externas (incluindo a opção Paint to Sample) estão disponíveis para o anel de cor ao redor do mostrador.
A caixa em titânio conta com revestimento em carboneto de titânio preto. A pulseira é feita em couro e fio originais do interior da Porsche. Um dos destaques é a aplicação em alto-relevo com o logotipo “Turbo S”. O relógio é equipado com o calibre Porsche Design WERK 01.200, com certificação COSC e função flyback.
O rotor de corda, configurável individualmente, remete aos diferentes desenhos das rodas do 911 Turbo S e traz o brasão da Porsche em Turbonite. O fundo da caixa pode ser personalizado com gravação. O Chronograph 911 Turbo S é produzido artesanalmente sob encomenda na manufatura de relógios da Porsche em Grenchen, Suíça.
O novo modelo entrará em pré-vendas no Brasil ainda neste ano, com entregas previstas para o 1° semestre de 2026. Especificações e preços serão comunicados futuramente.
Fonte: Comunicação Porsche Brasil