Por Marcus Lauria
O Chevrolet Onix foi lançado no Brasil em 2012 como substituto do Celta e do Agile, assumindo a posição de carro-chefe da General Motors no segmento de compactos. Produzido em Gravataí (RS), logo se tornou o modelo mais vendido da marca no país e, ao longo dos anos, consolidou sua liderança em vendas, sendo o carro preferido dos brasileiros em diferentes momentos. Em agosto de 2025, atingiu a marca de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o que reforça sua importância para a trajetória da Chevrolet no mercado nacional.
Na geração atual, a linha 2025, o destaque fica para a versão RS, que foi a testada. Esse acabamento é exclusivo da carroceria hatch e traz elementos esportivos como grade dianteira em preto brilhante, rodas de liga leve aro 16” escurecidas, saias laterais e aerofólio traseiro, além de um interior de tonalidade preta com costuras vermelhas nos bancos e no volante.
As demais versões seguem a lógica crescente de equipamentos: as básicas com motor 1.0 aspirado, as intermediárias LT e LTZ e a topo Premier, que adiciona recursos de conforto e assistência à condução.
O design externo do Onix RS mostra a nova linguagem visual do modelo. A dianteira foi redesenhada com grade mais horizontal e faróis full-LED, que aumentam a eficiência luminosa em até 61% em relação à geração anterior.
O para-choque dianteiro passou por reprojeto, elevando em cerca de 30% o ângulo de ataque e garantindo melhor aproveitamento aerodinâmico sem comprometer a funcionalidade no uso urbano. Nas laterais, as rodas inéditas e os detalhes escurecidos reforçam a identidade da versão RS, enquanto na traseira o aplique inferior diferencia o hatch e lhe confere aspecto mais esportivo.
No interior, o ponto central é o cockpit digital integrado, que combina painel de instrumentos de 8 polegadas e multimídia de 11 polegadas, trazendo maior integração entre informações e conectividade.
Os bancos dianteiros receberam espuma mais macia, novos revestimentos e apoio lombar aprimorado, resultando em maior conforto em trajetos longos. No caso do hatch, a capacidade do porta-malas é de 275 litros, enquanto o sedã, que compartilha a mesma plataforma mas tem entre-eixos maior, oferece até 500 litros de volume.
Nos equipamentos, a linha parte já com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica e ar-condicionado. A central multimídia com tela sensível ao toque e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay aparece a partir das versões intermediárias, assim como câmera de ré, chave presencial e piloto automático.
A versão RS acrescenta o pacote estético diferenciado e alguns itens exclusivos, enquanto a topo Premier traz recursos como ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, alerta de ponto cego e acabamento superior.
Os preços oficiais começam em torno de R$ 87.790 nas versões de entrada e chegam a R$ 119.790 no Premier, ficando o RS posicionado em R$ 115.790. Para clientes PcD, a versão RS pode ser adquirida por cerca de R$ 101.700 com os benefícios fiscais. Em termos de personalização, o portfólio é amplo: o Onix 2025 oferece 77 acessórios originais, sendo 19 inéditos, que vão desde apliques externos e rodas personalizadas até iluminação ambiente configurável por cores e intensidade. Entre as opções estão ainda pacotes temáticos de estilo esportivo, aventureiro ou sofisticado.
As cores disponíveis também ajudam a diferenciar a linha. A RS pode ser adquirida nas tonalidades Preto Ouro Negro, Branco Summit (com acréscimo de R$ 900), Vermelho Carmim e Cinza Drake (ambos a R$ 1.650). Há ainda cores adicionais em outras versões, incluindo tons metálicos como Azul Boreal, de acordo com a oferta da Chevrolet para 2025.
No mercado, os principais concorrentes do Onix hatch são o Volkswagen Polo, o Hyundai HB20 e o Fiat Argo, enquanto o Onix Plus disputa espaço diretamente com o VW Virtus, o Hyundai HB20S e o Fiat Cronos. Em 2025, os números de vendas mostram a força do modelo, mas também a disputa acirrada: até março, o Onix hatch havia emplacado pouco mais de 16 mil unidades, contra 21.800 do Polo, 19.700 do Argo e 14.300 do HB20.
No segmento dos sedãs compactos, o Onix Plus liderou em março com 9.867 unidades, à frente de Virtus e Cronos. No acumulado até maio, o sedã somava 18 mil unidades, mantendo-se entre os líderes. No mercado de usados, o Onix também figura entre os mais negociados: ocupa a terceira posição entre os hatches e a segunda entre os sedãs, atrás apenas do Corolla, o que reforça sua boa liquidez e valor de revenda.
Na parte mecânica, o conjunto segue com o motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega entre 115 e 116 cv de potência e torque de 16,8 kgfm, dependendo do combustível. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas, com calibração revista para maior eficiência. O desempenho no hatch RS manual, por exemplo, marca 0 a 100 km/h em cerca de 9,9 segundos. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira de eixo de torção, padrão do segmento, mas recebeu acertos específicos para maior conforto e estabilidade.
Os pneus de baixa resistência à rolagem ajudam no consumo, que é um dos pontos altos do carro: segundo o Inmetro, o modelo atinge até 17,7 km/l na estrada com gasolina e cerca de 13,7 km/l na cidade, números superiores a muitos rivais e entre os melhores do país entre os flex. Na prática, a condução em uso urbano mostra respostas rápidas do motor, especialmente com o turbo em rotações médias, além de direção elétrica progressiva e bom isolamento acústico.
O câmbio manual proporciona maior controle do desempenho, enquanto o automático prioriza suavidade, mesmo sacrificando um pouco da agilidade em retomadas. Já na estrada, a estabilidade é consistente, o rodar é firme e o nível de ruído baixo, o que torna o hatch confortável para viagens, sem perder eficiência.
Em conclusão, o Onix 2025 na versão RS se mantém competitivo no segmento de hatches compactos, trazendo um pacote que combina design atualizado, interior tecnológico, equipamentos de série abrangentes e bom equilíbrio entre desempenho e consumo. Os números de vendas comprovam sua relevância no mercado e, com a possibilidade de personalização e o forte valor de revenda, o modelo reforça sua posição de referência dentro da categoria.
*FICHA TÉCNICA:
Motorização
Motor 1.0
Câmbio Automático
automática com modo manual de 6 marchas
Combustível Álcool e Gasolina
Direção elétrica
Tração dianteira
Performance
Potência (cv) Gasolina: 116
Álcool: 121
Torque (kgf.m) Gasolina: 16.3
Álcool: 16.8
Consumo cidade (km/l) Gasolina: 11.8
Álcool: 8.2
Consumo estrada (km/l) Gasolina: 13.5
Álcool: 9.8
Dimensões
Altura (mm) 1476
Tanque (L) 44
Largura (mm) 1731
Porta-malas (L) 303
Comprimento (mm) 4163
Entre-eixos (mm) 2551
Peso (kg) 1085
Ocupantes 5
Suspensão
Suspensão dianteira
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensao traseira
Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
*Dados do fabricante


























