O Tiida sedan vem equipado com um motor 1.8 16V flex de última geração, o mesmo utilizado na versão hatch e no monovolume Livina, o propulsor rende 126 cavalos de potência com etanol e 125 cv quando abastecido com gasolina, sempre a 5.200 rpm, quando entrega 17,5 kgfm de torque a 4.800 rpm com qualquer um dos dois combustíveis. Aliás, esse motor é mais que suficiente para o Tiida sedan, não falta força para carregar os 1.176 kg do carro. As acelerações são um pouco ásperas em alguns momentos, o motor é bem barulhento e invade o habitáculo o tempo todo, talvez uma proteção acústica mais caprichada cairia bem para o sedan. O consumo médio, em trajeto 100% urbano o Tiida sedan avaliado fez a média de 7,5 km/l, sempre com etanol no tanque, permitindo percorrer um pouco mais de 250 km, marcados no computador de bordo. Em conjunto com o motor está o excelente câmbio manual de seis marchas, que funciona da mesma forma que o modo overdrive encontrado em alguns câmbios automáticos, visando a economia de combustível, que pude comprovar em um trajeto em pista plana, sem trânsito, aonde o computador de bordo chegou a marcar uma média de 8,1 km/l. A suspensão rígida ajudou bastante nas curvas mais fechadas, em pequenos trecho de serra, percorridos no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, aonde o teste foi realizado. Na frente o Tiida sedan utiliza o sistema independente tipo McPherson, com barra estabilizadora, subchassi isolado e mola espiral de compensação. Enquanto que para o eixo traseiro foi instalado um eixo de torção, barra estabilizadora, coxim do eixo de suporte e amortecedores com ‘ripple control’, que na prática ficou devendo um pouco, já que o sedan teimou em sair de traseira em curvas mais fechadas. Porém, nas manobras o motorista tem a facilidade da direção com assistência elétrica variável (EPS), que segunda a marca, colabora para redução do consumo de 3% quando comparada aos sistemas hidráulicos. Com um diâmetro de giro de somente 10,4 metros, em locais mais apertados, as manobras ficam mais complicadas.
Vendido em versão única, o Tiida seda custa R$ 44.500 e vem com uma boa lista de itens de série, já citados acima na matéria. A Nissan destaca o baixo custo de manutenção do modelo, onde o futuro proprietário terá que seguir um plano de revisões a cada 10 mil km até a revisão de 80 mil km, gastando um total de R$ 1.918 (mão-de-obra não inclusa). Se isso realmente for cumprido pelas concessionárias, a desvalorização do carro pode ser reduzida, comparado a concorrência. Que em falar em concorrentes, a própria montadora diz que o Tiida sedan chega para disputar mercado com o com os sedans médios, Chevrolet Astra Sedan e o Peugeot 307 Sedan e com os sedans compactos topo de linha, como Peugeot 207 Passion, VW Polo Sedan e Fiat Siena. É esperar para ver a reação do consumidor e esperar a reação da concorrência. O Tiida sedan é um carro agradável de dirigir, espaçoso e bem equilibrado.
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