Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Quando tem picape para testar eu logo fico animado, é o tipo de veículo que gosto bastante de usar. Se pudesse, teria uma com certeza, ainda mais aqui no Rio de Janeiro, cidade em que eu moro. Elas são altas e passam tranquilamente pelos buracos do nosso asfalto lunar e se chover e encher as ruas, não tem problema, ligo a tração nas quatro rodas em enfrento sem pestanejar os alagamentos. Fora a possibilidade de fazer um off-road na lama com ela, entre outras coisas.
CONFIRA O VIDEO CLIPE: https://youtu.be/taBYjwEZCwc?si=ocS9J9HIpAyCYunP
Claro, toda picape tem seus “defeitos”, como falta de espaço para guardar as compras, que geralmente ficam no piso ou em cima dos bancos, mas é só comparar aquele baú que coloca na caçamba que resolve. Além do tamanho que impossibilita estacionar ou até entrar em certos lugares. Também tem o problema do seguro alto e de ser muito visada para roubo. Bom, depois de todas essas explicações, vamos ao teste que fiz por uma semana com a tão esperada nova geração da Ford Ranger Limited 2025.
Eu sempre gostei da Ford Ranger, ela está em meu Top 3 das melhores picapes médias que já testei até hoje. E a nova e atual geração me surpreendeu ainda mais, ela ficou mais robusta por fora e mais confortável por dentro, fora o motor que tem disposição para dar e vender. Enfim, a nova Ranger acertou em cheio na fórmula de uma ótima picape para usar na cidade e enfrentar um off-road mais pesado.
As vendas dessa nova geração tiveram início em 22/06/23, de cara a picape logo chamou a atenção pelo seu conteúdo inédito para a categoria. A Ford Ranger 2025 apresenta uma gama de versões e preços que variam de acordo com o nível de equipamento e o motor. As versões incluem a Black, XL, XLS, XLT e Limited, com preços a começar nos R$ 219.990 para a Black 2.0 AT 4×2, e a Limited 3.0 V6 AT 4WD.
Antes de continuar com as informações sobre a Ranger, confira os preços de todas as versões: Ford Ranger Black 2.0 AT 4×2 2025: R$ 238.900; Ford Ranger XL 2.0 MT 4×4 2025: R$ 264.200; Ford Ranger XLS 2.0 AT 4×4 2025: R$ 274.900; Ford Ranger XLS 3.0 V6 AT 4WD 2025: R$ 303.900; Ford Ranger XLT 3.0 V6 AT 4WD 2025: R$ 308.600; Ford Ranger Limited 3.0 V6 AT 4WD 2025: R$ 346.600 / R$ 366.600 (+ Kit Opcional) e Ford Ranger Raptor 3.0 V6 biturbo AT 4WD 2025: R$ 490.000.
A Ranger 2024 é construída sobre uma nova plataforma, com chassi maior e mais robusto. A carroceria de perfil robusto, com frente imponente e faróis de LED em formato de C, segue o estilo icônico da família de picapes da Ford. Ela se diferencia visualmente pelo santantônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, rodas de liga leve de 18” com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED e protetor de caçamba.
Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de 12”, vem com ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro e chave com sensor de presença e partida sem chave. Traz também navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.
O interior traz um acabamento refinado e superior na categoria, com bancos de couro e ergonomia exemplar. Ela é a única a oferecer painel de instrumentos configurável com tela LCD de 8” ou 12,4”, multimídia de 10” ou 12” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução.
A picape oferece um conjunto de tecnologias inédito na categoria. Há: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
A Nova Ranger também é a primeira capaz de receber atualizações à distância (tecnologia OTA – “Over the Air”) para o aprimoramento contínuo de sistemas do veículo. Esse avanço vem da sua nova arquitetura elétrica totalmente conectada, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada.
Outras inovações exclusivas na categoria são o sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o câmbio eletrônico E-shifter, o farol alto automático, o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução inteligentes.
Os freios também foram aprimorados, com discos ventilados nas quatro rodas, e a capacidade de reboque é de 3.100 kg, com estrutura e kit de preparação elétrica já incluídos. O ângulo de ataque ampliado para 30º contribui para um desempenho off-road ainda melhor.
Seu novo motor diesel V6 3.0 tem o maior torque da categoria (600 Nm), acoplado a uma avançada transmissão automática de 10 velocidades, a mesma que equipa a F-150 e o Mustang. O sistema start-stop contribui para aumentar a eficiência.
A picape é disponível em sete cores: as perolizadas Laranja Jalapão, Azul Belize, Preto Gales e Cinza Moscou; a metálica Prata Geada; e as sólidas Branco Ártico e Vermelho Bari. A linha será completada, em breve, com as versões XL e XLS, equipadas com um novo motor 2.0 diesel de quatro cilindros e transmissão manual ou automática de seis velocidades, além de outras novidades que serão anunciadas no seu lançamento.
Para quem deseja ir um degrau além na exclusividade, a Ranger Limited dispõe ainda de um kit opcional que acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20”, pneus 265/55 All Season e as tecnologias de assistência mais avançadas do mercado.
Por R$ 20.000, esse pacote inclui também: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
Todo o desenvolvimento da Nova Ranger foi focado no consumidor, orientação que está presente também no pós-venda. Ela tem custo de revisões e peças menor que o das concorrentes e redefine o segmento não somente através do produto, mas também de uma série de experiências conectadas, personalizadas e convenientes, o Minhas Experiências Ford, que nenhum outro competidor da categoria oferece.
Com o aplicativo FordPass, o cliente pode localizar o veículo, dar partida e acionar o ar-condicionado, verificar o travamento das portas, o nível de combustível e até a pressão dos pneus remotamente, tudo isso na palma da mão. A conectividade permite também antecipar as necessidades dos clientes, inovando na prestação de serviços.
A Ford integrou todas as suas concessionárias com abrangência nacional no mesmo ecossistema e o cliente pode fazer agendamento online, escolhendo data, horário e até o consultor de sua preferência, verificando os preços dos serviços com total transparência. Ele também tem a conveniência de usar o serviço de leva e traz do veículo gratuitamente, quando optar pelo agendamento via FordPass.
O Ranger Expert, serviço de concierge para tirar dúvidas, receber dicas e sugestões e extrair o máximo da picape, é outra experiência personalizada e exclusiva para o cliente da Nova Ranger, que tem ainda o Guia 360 com todo o conteúdo do produto explicado de forma fácil e acessível a qualquer momento.
A Nova Ranger é o veículo mais global já produzido pela Ford, para venda em mais de 180 mercados. O seu projeto foi feito de forma conjunta pelos centros globais de desenvolvimento da Ford, com a participação ativa da engenharia brasileira. Desde o início, a qualidade foi estabelecida como foco central para ser um diferencial competitivo do produto.
O programa de validação da nova picape foi o mais extenso já realizado em ambiente real na América do Sul. Ele incluiu mais de 1,2 milhão de km, passando por locais extremos desde a Floresta Amazônica até a Patagônia, na Argentina, para garantir máximo desempenho e durabilidade.
O seu padrão inédito de qualidade é resultado, também, do investimento feito na fábrica de Pacheco, na Argentina, que produz a linha para os mercados da América do Sul. A planta passou pela maior transformação da sua história e adotou conceitos de manufatura 4.0, usados nas fábricas mais modernas do mundo. Conectada e digitalizada, ela conta com robôs inteligentes, mais de 1.000 sensores e câmeras e inteligência artificial para controlar todos os processos em tempo real e entregar o melhor produto da categoria.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 3.2
Combustível Diesel
Potência (cv) 200
Torque (kgf.m) 47,9 kw/h) 170
Tempo 0-100 (s) 12,9
Câmbio automática de 6 marchas
Tração 4×4
Direção hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.815
Largura (mm) 1.850
Comprimento (mm) 5.351
Peso (Kg) 2.168
Tanque (L) 80
Entre-eixos (mm) 3.220
Ocupantes 5
*Dados do fabricante