Salão de São Paulo – Renault apresenta nova linha de SUVs e lança dois motores

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O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o palco para a apresentação de três SUVs: Captur, Koleos e Kwid.  A Renault traz, ainda, dois novos motores: 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros e 1.6 SCe, que têm como destaques o baixo consumo de combustível e o prazer ao dirigir.

“Os três novos SUVs são fundamentais na nossa estratégia de continuidade de crescimento da Renault no Brasil. O novo design mundial da marca, aliado à conectividade para facilitar o dia a dia dos clientes, foram as prioridades no desenvolvimento destes produtos”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da Renault do Brasil.

Nos últimos dois anos, a participação de mercado deste tipo de veículo praticamente dobrou no país, passando de 8% do total de carros comercializados para 15%.

Totalmente em linha com a nova identidade da Renault, os veículos têm carroceria musculosa, linhas bem marcadas, distância elevada do solo e balanços dianteiros e traseiros pequenos, oferecendo ótimos ângulos de entrada e saída.

O Salão do Automóvel marca o início da pré-venda do Captur, que chegará ao mercado em fevereiro do próximo ano. Além do design sensual e elegante com pintura biton, o veículo oferece o conforto de um verdadeiro SUV com um amplo espaço interno e contará com uma série de tecnologias que tornam a vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso aos comandos do carro sem tirar a mão do volante. A lista de itens conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série.

Com o Koleos, mostrado recentemente no Salão de Paris, a Renault irá ofertar também um SUV premium de grande porte com alta tecnologia. Traz, entre outros equipamentos, alerta de ponto cego, sistema de áudio Bose e sistema multimídia com tela de 8,7”.

O Kwid, novo SUV compacto e urbano, completa a nova linha da Renault. O modelo apresentado ao público é o show car Kwid Outsider Concept, desenvolvido especialmente para o Salão de São Paulo pelo Renault Design América Latina (RDAL), com soluções que destacam a versatilidade e a robustez do veículo.

Com o know-how adquirido ao longo de uma vitoriosa história de 12 títulos mundiais da Fórmula 1, a Renault lança os motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que trazem uma série de novas tecnologias para garantir aos clientes economia de combustível e prazer ao dirigir. O novo motor 1.0 SCe, por exemplo, é um três cilindros, com bloco de alumínio, que traz duplo comando de válvulas variável e corrente de distribuição. O 1.6 SCe traz, assim como o 1.0 SCe, o sistema ESM (Energy Smart Management), tecnologia vinda da pistas para as ruas, que otimiza a recarga da bateria. Oferece também dispositivo Stop&Start nos modelos Sandero e Logan. Os novos motores são produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.

A esportividade também é um dos destaques do estande da Renault, que reúne atrações como um monoposto de Fórmula 1 R.S.16 da atual temporada, o superesportivo Renault Sport R.S. 01, que tem motor biturbo 3.6 V8 de 550 cv de potência, e o show car Sandero R.S. Grand Prix Concept, que foi desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL) em alusão à história de sucesso da marca nas pistas da Fórmula 1.

Outro show car, também desenvolvido no RDAL, é o Duster 4×4 Extreme Concept, baseado na versão 4×4 e preparado para caminhos bem radicais, com acessórios que reforçam seus principais atributos, como espaço interno, maior porta-malas da categoria, bem como a altura do solo e ângulos de entrada e saída, posicionando o Renault Duster como porta de entrada ao mundo SUV e o veículo ideal para amantes de trilhas 4×4.

Em posição de destaque no estande, completando a linha SUV da marca, estão a picape Duster Oroch, que inaugurou um segmento no mercado automobilístico, o utilitário-esportivo Duster, que é sucesso de público desde o seu lançamento, e o Sandero Stepway, que une conforto e versatilidade.

Líder em veículos elétricos no mundo, com mais de 350 mil unidades vendidas, a Renault não poderia deixar de mostrar o compacto urbano ZOE, que acabou de ser mostrado no Salão de Paris, agora com maior autonomia, já que passou de 200 para 400 quilômetros, conforme ciclo europeu NEDC, e o city car Twizy, ideal para os grandes centros urbanos.

Além dos carros, o espaço de 2.024 m² traz outras atrações para o visitante:

  • Studio Renault: os maiores influenciadores digitais do país, como o apresentador Marcelo Tas e a blogueira de moda Camila Coutinho, gerarão conteúdo diretamente do estande para a Renault para o maior canal de vídeos digitais do mundo. Os visitantes ainda terão a chance de fazer um curso de como se tornar um youtuber de sucesso.
  • Aplicativo Renault Salão SP 2016: com seis funcionalidades, os visitantes podem ter uma experiência imersiva, permitindo, por exemplo, que o usuário leve em seu smartphone todos os conteúdos da marca. Além de informações dos carros expostos, o usuário pode se divertir também com o Captur game, procurando e “capturando” carros virtuais da Renault pelo salão.
  • 3D HTC Vive: com óculos especiais, o visitante é “transportado” para um mundo virtual ao estilo Matrix, onde é possível interagir com o box da Renault na Fórmula 1 e conhecer em detalhes os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe.
  • Snapchat: o usuário que utilizar o aplicativo no estande da Renault no Salão do Automóvel terá filtros exclusivos.

Produzido no Paraná e desenvolvido pelo Renault Tecnologia Américas, o Captur se destaca pelo design francês, sensual e elegante, além do conforto de um verdadeiro SUV e da vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso a comandos do carro sem tirar a mão do volante. O veículo será posicionado acima do Duster, com fortes atributos para conquistar espaço no segmento que mais cresce no país.

O Captur terá uma gama completa para o mercado brasileiro, composta por uma versão com o novo motor 1.6 SCe com câmbio manual e outras duas com o câmbio CVT X-Tronic, que reúne ótimo desempenho, baixo consumo de combustível e conforto para os grandes centros urbanos. A quarta opção é com motor 2.0 e câmbio automático, voltada a quem deseja ainda mais desempenho.

O design do veículo transmite fluidez pela linha de cintura elevada, vincos nas portas e no capô. Um atrativo a mais no visual é a pintura biton, ou seja, a possibilidade de ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo, recurso que ressalta também a sofisticação do veículo interna e externamente. Conectividade, segurança e conforto também serão pontos fortes, uma vez que o Captur trará, de série, itens como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis e quatro airbags, entre outros.

A partir de amanhã (9 de novembro) entra no ar o hot site do Captur. A web page vai destacar as principais características do modelo. A versão escolhida para a pré-venda, que começa dia 11, é a topo de linha Intense, com motor 2.0 e câmbio automático, com opção de bancos de couro e pintura biton. Com uma experiência 3D e visão 360 graus do exterior e do interior, o internauta poderá escolher a cor, fazer a pré-reserva do carro e compartilhar nas redes sociais.

No segmento topo de gama, a Renault traz para o Salão do Automóvel de São Paulo o Koleos, recém-apresentado no Salão de Paris. O veículo é um SUV premium mundial da Renault, voltado para vários mercados em que, assim como o Brasil, os utilitários-esportivos estão em alta.

O Koleos mescla as características de um SUV à sofisticação dos grandes sedãs. Os atributos típicos do segmento foram acentuados por meio de uma carroceria musculosa, linhas horizontais bem marcadas, além de uma distância do solo mais alta. O resultado é um modelo com design elegante, moderno e dinâmico, além de um generoso espaço interno.

Sob o capô, o Koleos traz o motor 2.5 litros, 16V, com quatro cilindros e duplo comando de válvulas, que entrega uma potência máxima de 182 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 24,9 kgfm a 4.000 rpm. O desenvolvimento do propulsor priorizou a redução de atrito, aumentando, assim, a performance e otimizando o consumo de combustível. Com 90% do torque máximo disponível a partir de 1.800 rpm, o motor é extremamente ágil em rotações baixas e médias. O veículo faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

O SUV traz a tecnologia 4x4i, que torna fácil a troca entre os modos 2WD, 4WD Auto e 4WD Lock. Na completa lista de equipamentos de série estão seis airbags, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento autônomo, multimídia com tela de 8,7”, com 13 alto-falantes Bose premium, teto solar panorâmico, painel customizável, operação de alguns comandos “hands free” entre outros.

O Kwid é um SUV compacto urbano ideal para as grandes cidades, ágil e com grande versatilidade. Ele utiliza uma nova plataforma mundial da Aliança Renault-Nissan, conhecida como CMF-A, com cerca de 80% do seu conteúdo composto por peças novas, desenvolvidas pela Renault Tecnologia Américas para atender às necessidades dos mercados brasileiro e latino-americano. O resultado é um SUV compacto referência em espaço interno e em segurança – trazendo de série, por exemplo, quatro airbags, algo inédito no seu segmento.

No Salão de São Paulo, o utilitário-esportivo compacto ganha um visual que reforça a sua robustez e versatilidade. Trata-se do Kwid Outsider Concept, um show car desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL) especialmente para o evento. O veículo é um exercício de cores e materiais, que destacam a posição de dirigir, mais alta que os carros compactos disponíveis no mercado, a boa altura em relação do solo, similar à de SUVs médios, e seus ângulos de entrada e de saída.

Com a expertise de uma história de sucesso na Fórmula 1, com 12 títulos mundiais de construtores e 11 títulos de pilotos, a Renault lança no Salão do Automóvel de São Paulo os novos motores SCe – sigla em inglês para Smart Control Efficiency – nas versões 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros. Os propulsores, fabricados no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, aliam alta tecnologia, maior economia de combustível e prazer ao dirigir.

Com bloco de alumínio, o motor 1.0 SCe oferece mais desempenho, com consumo até 19% menor, em comparação com a motorização anterior. A potência máxima é de 82 cv com etanol e 79 cv com gasolina. Este novo motor, desenvolvido no Brasil e membro de uma nova família mundial de motores da Aliança Renault-Nissan, usa duplo comando de válvulas variável, na admissão e no escape, algo inovador no segmento de entrada no mercado brasileiro. Já o motor 1.6 SCe também ficou mais potente, oferecendo 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina para a linha Sandero e Logan e 120 cv com etanol e 118 cv com gasolina para os veículos Duster e Duster Oroch, com um consumo até 21% menor.

Além dos motores, outras tecnologias incorporadas aos veículos os tornam ainda mais eficientes. Entre eles estão a direção eletro-hidráulica, proporcionando uma condução mais leve em manobras e menor consumo de combustível. Outro destaque é a substituição da correia pela corrente de distribuição, que tem durabilidade para toda a vida útil do veículo, e o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, solução inspirada na Fórmula 1 que visa a redução do consumo.

Para os veículos Sandero e Logan, foi também adicionado o moderno sistema Stop&Start, no propulsor 1.6, que desliga e religa o carro automaticamente em situações de parada, como em um semáforo fechado, para poupar combustível.

A Renault tem mantido uma presença contínua na Fórmula 1 há quase 40 anos. A marca inovou com o motor turbo na categoria, em 1977. Neste ano, a marca voltou às pistas da F1 como escuderia: Renault Sport Formula One Team, com o chassi Renault R.S. 16, que poderá ser visto de perto no Salão do Automóvel de São Paulo.

O preto e amarelo são cores institucionais da Renault por natureza, mas elas também fazem parte da herança da Renault Sport. Em 1977, o primeiro carro de F1 concebido pela Renault – o RS01 – utilizava estas mesmas cores. O visual do R.S. 16 presta uma homenagem àquele carro fantástico.

A Fórmula 1 é a expressão máxima da paixão pelo automóvel. E a paixão constitui exatamente a identidade da Renault, expressa em sua assinatura, “Passion for life”. A Fórmula 1 é uma vitrine da expertise tecnológica que a Renault desenvolve para seus produtos em benefício de seus clientes.

Com a volta da Renault como escuderia na F1 neste ano, a Renault Sport Racing passou a ser a responsável por todas as atividades de competição, com a Renault Sport Formula One Team, a Renault e.dams, a Fórmula Renault 2.0, a Renault Sport R.S. 01 Trophy, e outros programas de “customer racing” em circuitos e rali.

Já a Renault Sport Cars, que tem a sua origem na divisão Renault Sport Technologies, comanda o desenvolvimento e comercialização da gama de veículos de produção em série Renault Sport. A Renault Sport é reconhecida em todo o mundo pela excelência de seus hatches esportivos compactos, como o Sandero R.S., Megane R.S., Clio R.S., assim como pela eficácia e acessibilidade de seus GT, como o Novo Megane GT.

O visitante poderá ver também o motor F1 Energy em detalhes, que estará exposto separadamente do monoposto. O propulsor de 1.6 V6 turbo, com injeção direta, gera 850 cv de potência.

Outro destaque que saiu das pistas e veio para o estande é o Renault Sport R.S. 01, veículo todo influenciado pela velocidade. Seu nome, por exemplo, vem da sigla de batismo do primeiro modelo de Fórmula 1 da marca. Com chassi monochoque de fibra de carbono, o R.S. 01 pesa apenas 1.100 quilos e tem motor biturbo 3.8 V6 montado longitudinalmente, na posição central-traseira, que despeja 550 cv de potência e 61,2 kgfm de torque. O câmbio é sequencial de sete marchas. O baixo peso aliado ao poderoso conjunto mecânico fazem o esportivo alcançar os 300 km/h. Na Europa, o superesportivo compete na fórmula monotipo Renault Sport R.S. 01 Trophy.

Concebido a partir do esportivo Sandero R.S. 2.0 de 150 cv, o primeiro da linhagem R.S. fabricado e vendido no Brasil, o show car Sandero R.S. Grand Prix Concept foi desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, para homenagear o grande sucesso da marca nas pistas da Fórmula 1. O veículo é um exercício de cores e materiais dos designers, podendo servir de inspiração a futuras séries limitadas.

O visual do esportivo está ainda mais agressivo e arrojado, com pintura preta e detalhes dourados nas pinças de freio, além de filete das rodas, asa frontal, difusor traseiro e faixas na lateral. O interior também é preto e dourado, com revestimento em couro, tipo matelassê, e pespontos dourados.

Com o conhecido slogan “Bem-vindo ao verdadeiro mundo SUV”, o Renault Duster tem seu lado aventureiro ainda mais reforçado no show car Duster Extreme Concept, outro modelo desenvolvido pela equipe do RDAL especialmente para o Salão do Automóvel. O show car soma ao design robusto do utilitário-esportivo cores, materiais, equipamentos esportivos de alta performance e acessórios para encarar qualquer tipo de terreno, reforçando ainda mais as capacidades off-road da já consagrada versão 2.0 4×4.

O veículo tem pintura cinza e acessórios em vermelho, lembrando carros utilizados para resgate em montanha – imagem que se torna ainda mais forte com a utilização de pneus off-road, guincho, alargadores de para-lama, rack no teto com barra de LED, rack lateral, suspensão elevada e escada na lateral. No interior, os bancos têm elementos específicos de segurança e detalhes em vermelho.

Fonte: Sala de Imprensa | Renault

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