Avaliação – Volkswagen CrossFox 1.6 VHT Total Flex 2010

Fotos: Marcus Lauria

Lançado no dia 27 de novembro de 2009, o CrossFox 2010 chegou para cutucar a concorrência. O modelo “aventureiro” da Volkswagen recebeu a mesma identidade do Fox, um mês após a sua renovação. As mudanças estéticas fizeram bem ao CrossFox, na briga pela liderança do mercado, que tem como principal rival os modelos Adventure da Fiat, o hatch da montadora, com fábrica em São Bernardo do Campo (SP), ficou com o visual mais “limpo” e mais sofisticado. Além de muitos equipamentos de série e novos opcionais. À venda nas concessionárias desde a primeira quinzena de dezembro, o CrossFox pode ser encontrado com preço a partir de R$ 45.549, com repetidor de seta nos retrovisores externos, banco traseiro deslizante e regulagem de altura e distância do volante, rodas de aço estilizadas, semelhantes às da nova Saveiro Trooper. Caso queira acrescentar ar-condicionado, trio elétrico, alarme e direção hidráulica, pneus de uso misto, o valor pula para R$ 49.390 e se seu desejo for ter todos os opcionais oferecidos pela Volkswagen, seu preço sobe para absurdos R$ 63.259, incluídos no pacote teto solar, rodas de liga leve de 15 polegadas, bancos de couro, sensor de estacionamento, volante multifuncional, airbag duplo e ABS.

O CrossFox mudou para melhor, deixando de lado aqueles plásticos à mostra por toda a sua carroceria e fugindo um pouco do tradicional que esse tipo de carro maquiado para as “aventuras” no asfalto costumam ter. Ao notar as mudanças externas chama logo a atenção os novos faróis duplos com máscara negra com aplique cromado na área interna e os novos faróis auxiliares, que une as funções de neblina e longo alcance na mesma unidade. Uma das novidades é a régua entre os faróis na cor preto brilhante que exibe o logotipo da marca ao centro. O para-choque dianteiro também foi renovado, que exibe uma larga abertura de ventilação, e a grade do tipo colméia, com os faróis auxiliares nas extremidades e um traço horizontal na cor prata completa as alterações. Na parte traseira o novo CrossFox se mostra mais suave, com o novo suporte do estepe, que merecia uma atenção especial da Volkswagen. Lateralmente, o CrossFox exibe um discreta moldura na caixa de roda, na cor preta, que são ligadas de uma extremidade a outra dos para-choques, que é destacado pelo estribo com formato retangular nos cantos arredondados, com a parte central na cor prata. Uma faixa decorativa com o nome do carro “CrossFox” na porta traseira em destaque exalta o apelo off-road do hatch e finaliza com as maçanetas e os retrovisores com pisca integrado da cor do carro, assim como a nova roda de liga leve de 15 polegadas (opcional), com pneus na medida 205/60 R15. O rack do teto também foi redesenhado, e agora é composto por duas barras longitudinais de alumínio com acabamento fosco.

O interior do CrossFox também recebeu uma atenção especial, foi totalmente refeito, ficou mais aconchegante e com o nível de acabamento melhor. Utilizando a mesma configuração do “novo” Fox, mas com pequenas alterações, como os bancos com um material mais agradável ao toque e confortável, que também estão presentes nos painéis das portas. A raposa, símbolo do Fox foi bordada no encosto dos bancos. Opcionalmente é oferecido “módulo couro”, onde os bancos e as laterais das portas são revestidos parcialmente com este material, assim como manopla, alavanca do freio de mão que acrescenta detalhes em tecido Spancer e feito em costura horizontal. O pequeno porta-malas comporta apenas 260 litros, podendo chegar a 353 com a regulagem para frente. Na parte mecânica nada foi alterado, está lá o velho conhecido motor 1.6 litro VHT Total Flex que desenvolve 101 cv se abastecido com gasolina e 104 cv se cheio de etanol no tanque que trabalha em conjunto com uma caixa manual de cinco marchas, sempre precisa e suave. Segundo dados de fábrica, a “raposa aventureira” consegue realizar o tradicional 0 a 100 Km/h em 11,3 segundos com gasolina e 11 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 173 km/h e 175 km/h, respectivamente. Em termos de consumo, a fabricante promete, com gasolina, fazer 11,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Com etanol essa marca baixa para 7,8 km/l e 10,9 km/l, respectivamente.

 

Mais fotos no blog: http://carpointnews.blogspot.com/2010/02/avaliacao-volkswagen-crossfox-16-vht.html

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